quarta-feira, 30 de junho de 2010

"FUI DESABRIGADO E ME SOCORRESTES"


+

A CNBB, juntamente com a Cáritas Brasileira, convoca ao empenho na CAMPANHA SOS PERNAMBUCO E ALAGOAS.

As doações podem ser depositadas no Banco do Brasil, na conta corrente 5821-1, agência 3505-X.

__________________________________

Bento XVI expressou sua proximidade às populações do nordeste brasileiro atingidas pelas fortes chuvas e enchentes da semana passada, em que 53 pessoas morreram. Na quinta-feira, o secretário de Estado vaticano, cardeal Tarcísio Bertone, enviou em nome do Papa um telegrama de solidariedade ao bispo da diocese de Palmares (Pernambuco), Dom Genival Saraiva de França. Bento XVI “exprime sentidas condolências pelas vítimas e cordial participação na dor das famílias, invocando para estas e feridos e despojados de seus bens, conforto do Senhor e solidariedade humana”. O Santo Padre “confia à misericórdia divina alma dos falecidos e envia como sinal de solidariedade com todos que sofrem e estímulo para quem lhes socorre, sua bênção apostólica”. Segundo a Secretaria Nacional de Defesa Civil, no Estado do Pernambuco há 26.797 desabrigados e 53.523 desalojados. Em Alagoas, 26.618 desabrigados e 47.897 desalojados. Ao todo, 53 pessoas morreram e 87 municípios foram atingidos pelas enchentes: 59 em Pernambuco e 28 em Alagoas.

CNBB

Na sexta-feira, a CNBB divulgou nota em que afirma que os bispos acompanham “com muita dor e pesar as notícias que nos chegam sobre as enchentes”. “Além das vítimas anunciadas pelos meios de comunicação, há milhares de pessoas sofredoras, cujos corações estão despedaçados pelas perdas irreparáveis de entes queridos, de postos de trabalho, de seus pertences, suas propriedades, suas casas e tantos outros valores afetivos e culturais que não podem ser calculados.” Os bispos responsáveis pelo organismo episcopal manifestam “solidariedade a todos os sofredores, aos quais fazemos chegar nossa palavra de conforto e de esperança”. “Pedimos ao Deus da vida que dê forças às pessoas que são solidárias, partilham seus dons, seu tempo, seus bens e não medem esforços para ajudar na reconstrução da vida e dos meios de sobrevivência dos irmãos penalizados pelas consequências dessa tragédia”, afirma a nota. Os bispos assinalam ainda que acompanham “com atenção os esforços dos órgãos públicos governamentais na busca de soluções emergenciais, enquanto aguardamos soluções estruturais”.

Recebido de Dom Bento Albertini OSB

segunda-feira, 28 de junho de 2010

TERÇO DAS EQUIPES DE NOSSA SENHORA (Sugestão)



ORAÇÃO INICIAL – CASAL RESPONSÁVEL


Estamos reunidos em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém

Oração das ENS ao Espírito Santo
Canto: Louvemos nº ...

OFERECIMENTO DO TERÇO – CASAL ANFITRIÃO

Pai Eterno, Deus Todo Poderoso, nós Te oferecemos este terço que vamos rezar unidos a Maria Vossa Mãe, colocando na Tua presença todas as famílias do mundo, especialmente as famílias cristãs e, particularmente, as famílias das Equipes de Nossa Senhora.
Queremos Te agradecer e Te louvar pelo nosso lar, pela nossa família, pela vida do esposo, da esposa, dos filhos, pela bênção matrimonial, pelo sacramento que um dia recebemos na Tua presença.
Hoje, com muita fé e confiança, queremos fazer dessa oração, uma espécie de RETIRO ESPIRITUAL, queremos “nos retirar” da correria do dia a dia e colocar cada família no coração de Jesus e aproveitamos para pedir que nos permita participar do próximo RETIRO ESPIRITUAL do Setor.


Todos: Creio em Deus Pai; Pai Nosso; 3 Ave Marias; Glória ao Pai

CASAL 1 - 1º MISTÉRIO
“Crê no Senhor Jesus e serás salvo, tu e tua família”

“Todo aquele que está em Cristo é uma nova criatura. Passou o que era velho; eis que tudo se fez novo!” (II Cor 5, 17)

Senhor Jesus, sabemos que tens o poder de tornar novas todas as criaturas. Por isso nós Te pedimos que tua mão poderosa venha curar o nosso ser, o interior de cada um de nós, nossos relacionamentos e nossa Equipe, tornando tudo novo. Que saibamos ESCUTAR A VOSSA PALAVRA, não apenas com os ouvidos, mas com o coração, para que possamos entender e seguir o que o Senhor nos quer dizer.

Homens começam: Pai Nosso; 10 Ave Marias; Glória ao Pai
Ó meu Jesus perdoai-nos, livrai-nos do fogo do inferno. Levai as almas todas para o céu e socorrei principalmente as que mais precisarem.

Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós!


CASAL 2 - 2º MISTÉRIO
“Feliz a família que Vos sabe louvar”

“Louvai ao Senhor porque Ele é bom, porque sua misericórdia é eterna.” (Sl 135,1)

Ó Espírito de Deus, Tu que habitas dentro de nós. Tu que és o Consolador, o Deus de Amor, de sabedoria infinita, vem e conduze nossa vida, ungindo-nos com teu poder e concedendo ao nosso coração e a toda a nossa família o dom do louvor e da oração. Infunde-nos hoje, Santo Espírito, esse dom, para que possamos verdadeiramente encontrar Contigo através da MEDITAÇÃO cotidiana. Que o Senhor Deus, que é Pai, Filho e Espírito Santo, seja adorado, honrado, glorificado e bendito em todas as circunstâncias da nossa vida e do nosso ambiente familiar.

Mulheres começam: Pai Nosso; 10 Ave Marias; Glória ao Pai
Ó meu Jesus perdoai-nos, livrai-nos do fogo do inferno. Levai as almas todas para o céu e socorrei principalmente as que mais precisarem.
Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós!


CASAL 3 - 3º MISTÉRIO
“Jesus tem piedade de mim e da minha família”

“O publicano, porém, mantendo-se à distância, não ousava sequer levantar os olhos ao céu, mas batia no peito dizendo: Ó Deus, tem piedade de mim, que sou pecador!” (Lc 18,13)

Jesus, neste momento, nós nos achegamos a Ti, fica conosco, tem piedade de nós e de nossa família. Por intercessão de Maria, sob o título de Nossa Senhora da Guia, queremos pedir o Teu perdão Senhor, por todas as vezes que temos contribuído, mesmo sem querer, para que em nossa família não haja paz, compreensão, unidade e acolhimento.
Quebranta nosso coração e dá-nos um coração novo, cheio de amor,
perdão, paz, alegria e da tua presença. Concede-nos, e também à nossa família, a experiência profunda da ORAÇÃO CONJUGAL E FAMILIAR.

Homens começam: Pai Nosso; 10 Ave Marias; Glória ao Pai; Ó meu Jesus perdoai-nos, livrai-nos do fogo do inferno. Levai as almas todas para o céu e socorrei principalmente as que mais precisarem.

Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós!


CASAL 4 - 4º MISTÉRIO
“A cura através do perdão para você e sua família”

“Porque se perdoardes aos homens as suas ofensas, Vosso Pai Celeste também vos perdoará. Mas, se não perdoardes aos homens, tampouco vosso Pai vos perdoará.” (MT 6, 14-15)

Ó Senhor Jesus, verdadeiramente não sabemos o que fazemos. Quanto pecado instalado em nosso coração, quanto rancor, amargura, ressentimento, mágoa, inclusive daqueles que mais temos de amar: esposa, esposo, filhos, pai, mãe. E Tu nos dás o teu perdão. Hoje, queremos propor uma REGRA DE VIDA
Queremos juntos, esposo e esposa, assumir de maneira concreta o projeto de amor que Tu tens para cada um de nós. Ajuda-nos a não desanimar e a perseverar em busca da santidade conjugal.
Mulheres começam: Pai Nosso; 10 Ave Marias; Glória ao Pai
Ó meu Jesus perdoai-nos, livrai-nos do fogo do inferno. Levai as almas todas para o céu e socorrei principalmente as que mais precisarem.

Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós!


CASAL 5 - 5º MISTÉRIO
“Deveres recíprocos dos esposos”

“...sejam submissos uns aos outros no temor de Cristo.” (Ef 5, 21)

Pai eterno ajuda-nos a nos revelar um ao outro. No silêncio do nosso coração só Tu habitas, mas queremos que o nosso cônjuge também o conheça. Ajuda-nos ó Pai, a manifestar nossos sentimentos com sinceridade para um melhor conhecimento e ajuda mútua.
Ajuda-nos a sermos perseverantes no DEVER DE SENTAR-SE, para assim fazermos um balanço do passado, analisar nossa vida conjugal e familiar, fazer projetos para o futuro e revermos nossos ideais e sonhos.
Todos: Pai Nosso; 10 Ave Marias; Glória ao Pai
Ó meu Jesus perdoai-nos, livrai-nos do fogo do inferno. Levai as almas todas para o céu e socorrei principalmente as que mais precisarem.

Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós!


AGRADECIMENTO (CASAL ANIMADOR)
“Abençoe sua família em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo”

“...abençoai pois para isto fostes chamados, para serem herdeiros da bênção”. (I Pd 3, 9b)

Pai querido, nós Te amamos muito e queremos Te agradecer pela tua bênção, porque Tu és nosso Pai de Amor e nos reconcilias Contigo através de Jesus Cristo Nosso Senhor. Tua Palavra nos diz que devemos abençoar para que sejamos herdeiros da bênção. E nós abençoamos Pai, nosso cônjuge, nossos filhos, nossa casa, pais, irmãos, parentes, amigos da nossa Equipe e todos os familiares.
Abençoamos todos os momentos da nossa vida conjugal, na alegria ou na tristeza, na saúde ou na doença. Abençoamos em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.
E nós Te pedimos Pai eterno, que com esta bênção divina e em nome de Jesus Tu mantenhas nosso amor sempre vivo e nosso casamento sempre jovem.


TODOS: Deus, nosso Pai, nós Vos louvamos e agradecemos por Vosso Filho Jesus, na comunhão do Espírito Santo. E, pela intercessão de Nossa Senhora, pedimos a vossa bênção e proteção para nossas famílias. Dai-nos a graça da perseverança na fé e concedei-nos colher frutos de amor, perdão, alegria e paz. Amém!

ORAÇÃO FINAL
Oração do Pe. Caffarel
Oração do Magnificat

Estivemos reunidos em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém!

Nossa Senhora , rogai por nós!


Textos adaptados do “Livro da Família” e “Cura e Salvação para você e sua família”
(Régis e Maísa Castro)

terça-feira, 22 de junho de 2010

"NOSSO DEUS É RESTAURADOR"


Na parábola do “Bom Samaritano”, ouvimos Jesus contar a história de um homem que andava sozinho pelos caminhos e foi assaltado, maltratado, deixado caído, quase morto. Quantas vezes nós também andamos sós e caímos, desanimamos, permitindo que os obstáculos e as dificuldades nos maltratem e nos levem a perder a vida (a água viva) que é o próprio Cristo. Será que é isso que Deus quer que nos aconteça?
Não! Deus não quer que nós caiamos no meio do caminho. Uma vez que isso aconteça Ele pode até, ficar triste, nos repreender, mas não irá nos abandonar. Deus é restaurador! Todo aquele que quer se levantar pode contar com a sua ajuda, porque Ele sempre enviará alguém para nos erguer, para nos motivar a perseverar na caminhada. É assim que Deus age conosco. É assim que Deus espera que ajamos com o “ferido”, ou seja, com o nosso próximo, seja ele nosso cônjuge ou nosso irmão de equipe.
O samaritano teve compaixão daquele homem caído, tratou suas feridas e aplicou o remédio necessário. Mas o homem ainda não tinha forças para andar. Restauração não acontece da noite para o dia. Restauração é um processo. O samaritano colocou-o sobre a sua própria montaria e levou-o para um lugar seguro onde poderia ser mais bem tratado.
Assim também é nosso próximo. Muitas vezes precisará ser “carregado” até que possa voltar a caminhar sozinho.
O Movimento das Equipes de Nossa Senhora possui um momento em sua reunião mensal que nos remete à Parábola do Bom Samaritano. É o momento em que somos convidados a partilhar com nossos irmãos de equipe nossa vivência dos Pontos Concretos de Esforço durante o mês que passou. Quantas vezes somos “assaltados” pela preguiça, pelo comodismo, pela falta de tempo, pelas festas, pelos aborrecimentos conjugais e caímos no caminho, ficamos fracos e não vivemos os PCE. É o momento de pedir ajuda aos nossos irmãos. É o momento da restauração.
Mas, para que a “Partilha” seja realmente o tempo forte do auxílio mútuo e, em particular, do auxílio mútuo espiritual, é preciso ir mais longe. Nós pedimos o apoio dos casais de nossa equipe e nós lhes oferecemos o nosso: assumimos assim, reciprocamente, o encargo uns dos outros. Pomos em comum nossas experiências, recebemos e damos. Este auxílio mútuo se traduz por conselhos, sugestões, encorajamentos, até mesmo, por vezes, por chamados exigentes à ordem. A Partilha exige, portanto, a presença e participação interessada dos casais.
Além disso, o Movimento nos convida à “Caridade Fraterna”.
“Conhecer e dar-se a conhecer”- sem conhecer os outros é impossível amá-los e, consequentemente, ajudá-los com eficácia. Fazer-se conhecer é dom de si, muito diferente do que falar de si.
“Dar e pedir”- dar amor, dar paciência, dar um coração compreensivo e um ouvido atento para escutar sempre que necessário. Pedir orientação, um conselho, um serviço material ou espiritual.
“Querer o bem comum”- fazer passar o bem do outro antes do próprio bem é a lei do amor fraterno. Fazer passar o bem da equipe antes de tudo é a lei do bem comum. A vida de equipe exige muitas vezes que sacrifiquemos gostos, vontades, preferências pessoais.
Em nosso caminhar de cristão e de equipista, a todo o momento poderemos estar vivendo a parábola do Bom Samaritano. Ajudando ou sendo ajudados!

O plano de Deus é que ninguém se perca no caminho.
Que Deus, pela intercessão de Nossa Senhora,
nos use para a realização deste projeto de amor.

quinta-feira, 17 de junho de 2010

"HOMENAGEM A FREI IVO THEISS"


O dia 13 de junho de 2010, ficará marcado para sempre para todos aqueles que tiveram o privilégio de conviver com o Frei Ivo. Como forma de homenageá-lo publicamos um artigo do site do "Santuário e Convento de Santo Antonio", cujo endereço se encontra ao final da postagem e que poderá ser acessado por quem se interessar.


Falece o ex-guardião do Convento


Faleceu na madrugada do 13 de junho, no Hospital Santa Isabel, de Blumenau, Frei Ivo Theiss, pertencente à Fraternidade Santo Estêvão, de Ituporanga. Frei Ivo, desde março deste ano, vinha lutando contra o câncer. Seu corpo foi velado na capela do Colégio Bom Jesus Santo Antônio, em Blumenau, e sepultado às 16h00 no jazigo dos frades.“Graças a Deus tudo correu muito bem com uma participação de amigos e parentes. Dom José, bispo de Blumenau, presidiu a Missa de corpo presente, concelebrada pelos padres da catedral, de Belchior e pelos confrades de Ituporanga, Blumenau, Rodeio e Gaspar. Veio um ônibus de Ituporanga com os aspirantes e paroquianos. Havia um clima sereno de muita oração e gratidão por tudo o que Frei Ivo partilhou em seu ministério. A missa teve início às 16h00 e, logo após, fez-se a encomendação na capela, e nos dirigimos para o cemitério. Num clima de oração, Frei João Lopes fez a bênção do sepulcro e todo o povo acompanhou com cantos franciscanos o fechamento do túmulo. Foi muito bonita e calorosa a última homenagem ao nosso confrade que soube fazer destes últimos tempos de doença um verdadeiro retiro e preparação para a sua passagem. Bendito seja Deus por tudo”. (Frei Samuel Ferreira de Lima)


Atividades na Evangelização e Pastoral


• 1968 – 28/01: Agudos / Seminário Professor.

• 1970 – 01/11: Agudos Vigário Paroquial.

• 1974 – 28/01: Blumenau Vigário Cooperador.

• 1975- 08/01: Porto União Vigário Cooperador.

• 1975 – 03/03: Porto União Vigário do Convento.

• 1976 – 15/03: Porto União Guardião e Pároco (Renunciou em 08/12/1978).

• 1978 – 05/12: Joaçaba À disposição da Pastoral Diocesana (Dom Frei Henrique Müller).

• 1980 – 29/01: Luzerna / Joaçaba À disposição da Pastoral Diocesana (Dom Frei Henrique Müller).

• 1983 – 26/11: Petrópolis Curso do Cefepal.

•1984 – 10/12: São Sebastião Vigário Cooperador.

• 1986 – 21/01: Cabo Frio Superior e Pároco.

• 1990 – 10/02: São Lourenço Guardião e Pároco.

• 1992 – 18/01: Guaratinguetá / Pedregulho Guardião e Pároco.

•1994 – 25/08: São Paulo / Vila Dionísia Vigário Paroquial.

• 1995 – 10/01 Rio Negro / Aparecida Pároco e Vigário da Casa.

• 1998 – 10/12 Angelina Vigário Paroquial.

• 2000 – 22/11 Colônia Santana Capelão e Reitor do Curato.

• 2004 – 28/01 Alemanha / Xanten Vigário da Casa e Atendente Conventual.

• 2005 – 28/09 Rio de Janeiro / Santo Antônio Atendente Conventual.

• 2006 – 20/12 Rio de Janeiro / Santo Antônio Guardião e Atendente Conventual.

• 2007 – 22/06 Rio de Janeiro / Santo Antônio Membro da Comissão para acompanhamento do Restauro do Convento Santo Antônio.

• 2009 – 17/12 Ituporanga / Paróquia Vigário Paroquial.


Dados pessoais e formação

• Nascido aos 04.08.1940 (69 anos), em Belchior Alto, Gaspar,.SC
• 19.12.1960 – Admissão ao Noviciado Franciscano, em Rodeio, SC (49 anos de Vida Religiosa Franciscana)
• 20.12.1961 – Primeira Profissão dos votos temporários
• 1962 a 1963 – Estudos de Filosofia, em Curitiba, PR
• 1964 a1967 – Estudos de Teologia, em Petrópolis, RJ
• 02.02.1965 – Profissão Solene dos votos perpétuos na Ordem.
• 15.12.1965 – Ordenação Diaconal
• 21.12.1966 - Ordenação Presbiteral (43 anos de ministério sacerdotal)
(http://www.franciscanos.org.br/santoantonio_rj/noticias/2010/009.php)

quarta-feira, 16 de junho de 2010

PARTILHA (FORMAÇÃO)



PRÁTICA DA PARTILHA

Algumas pistas foram selecionadas por nós para facilitar a reflexão durante a Partilha. Já sabemos que este momento da reunião não é para ficarmos contabilizando o que fizemos e o que não fizemos, mas sim para partilharmos de que forma estamos vivenciando cada PCE e como isto tem contribuído para o nosso crescimento, seja ele espiritual, pessoal ou conjugal.
Essas pistas foram selecionadas de alguns documentos do Movimento, principalmente do livro “Os Pontos Concretos de Esforço e a Partilha”.
Procuremos nos preparar bem para cada reunião mensal e... “bom caminho!”

Escuta da Palavra
Qual ou quais palavras me tocaram (ou nos tocaram) mais neste mês na Escuta da Palavra e por quê? Foi pela situação atual que estou vivendo, ou porque me deram paz, etc.
Com que atitude escutamos a Palavra? Algum texto bíblico nos tocou mais este mês? Escolhemos algum versículo para vivermos mais intensamente?
Que lugar damos à Palavra de Deus em nossa vida cotidiana? Ela efetivamente nos atinge e nos influencia? As passagens da Bíblia que lemos nos impressionam e nos provocam?
A Palavra de Deus nos motiva diariamente, a nós pessoalmente, e também à nossa vida de casal?

Meditação
Como se passou neste mês a minha relação com Deus? Orei, meditei, entreguei minha vida, minhas dificuldades, sucessos e fracassos?
Consideramos Deus nosso amigo, aquele com quem conversamos, pedimos orientação, sabedoria em nossas decisões?
Que tipo de oração pessoal temos feito e que tem nos feito crescer espiritualmente?

Oração Conjugal
Como nos apercebemos, como sentimos a presença e a ajuda de Deus através da oração: no trabalho, em família, com o nosso cônjuge? Igualmente, que apelos sentimos através da oração conjugal?
Que espécie de oração conjugal e/ou familiar vivenciamos este mês; qual a oração que mais facilmente podemos fazer juntos; temos feito a oração com assiduidade ainda que por pouco tempo? Houve algum aspecto da nossa vida que se transformou por causa desta oração?
Temos buscado e experimentado novas maneiras de rezar para que a nossa oração conjugal permaneça fresca e viva?

Dever de Sentar-se
Como decorreu o nosso dever de sentar-se, que conclusões tiramos para nossa vida?
Sobre que tema, em especial, temos feito o dever de sentar-se? (no caso de não se tratar de coisa muito íntima, pode-se comentar)
Tem sido para mim possível encontrar-me e comunicar-me com meu cônjuge? Que dificuldade tive ou tivemos? Que passo à frente temos dado?
O dever de sentar-se nos dá a oportunidade de reconsiderar, mediante o diálogo, o projeto de vida que traçamos e tomar decisões para nos reorientar na boa direção?
O dever de sentar-se é para nós um tempo propício para considerar, por exemplo, “em que pé estamos no nosso progresso espiritual”, ou “em que pé está o nosso relacionamento com Deus, entre nós dois, com a nossa família”?

Regra de Vida
Que ponto de minha personalidade tenho trabalhado na regra de vida? Por quê? Como o escolhi? Que pistas me levaram a detectá-lo?
De que forma me ajuda a regra de vida a estar a serviço dos outros?
Estamos conscientes de certas fraquezas de nossa vida cotidiana e de que mudar a nossa atitude ou o nosso comportamento seria bom para nós e para os que nos cercam? O mesmo se dá com a nossa vida espiritual?

Retiro
Temos nos esforçado a participar dos Retiros? Preparamos-nos antecipadamente para isso? Esperamos ansiosamente por esta oportunidade ou vamos porque somos obrigados?
Que descobrimos sobre a vontade de Deus no(s) último(s) Retiro(s)? Que mais me impressionou? Com que sentimentos tenho ou temos terminado os Retiros?

sábado, 12 de junho de 2010

"HOMENAGEM AOS SACERDOTES"


MOVIMENTO DAS COMUNIDADES NOSSA SENHORA DA ESPERANÇA
“Para Viúvas, Viúvos e Pessoas Sós”
“A semente que germina por si só – Uma convivência de fé e alegria”
Iniciadora no Brasil: Da. NANCY CAJADO MONCAU
“FIDELIDADE DE CRISTO, FIDELIDADE DO SACERDOTE”






“O sacerdócio é o amor do Coração de Jesus”
Desde 19 de junho de 2009, a Igreja no mundo celebrou o Ano Sacerdotal convocado pelo papa Bento XVI. Com o tema “Fidelidade de Cristo, Fidelidade do sacerdote”, a convocação aconteceu por ocasião do 150º aniversário da morte do padre francês, São João Maria Vianney, hoje padroeiro dos párocos, e a partir daquele dia (19), proclamado pelo papa, padroeiro dos sacerdotes de todo o mundo. “O sacerdócio é o amor do Coração de Jesus”: costumava dizer o Santo Cura d’Ars.


O MOVIMENTO DAS COMUNIDADES NOSSA SENHORA DA ESPERANÇA
– Coordenação Belém – Pará, agradece a todas as suas integrantes, e todos que recebem e divulgam nossas mensagens pela maneira concreta que participaram deste ano, rezando pela nossa santificação e testemunho cristão de todos os sacerdotes.

Aos sacerdotes que integram as CNSE – Belém-Pará – Padre Alberto – Padre Timótheo – Padre José Luiz , nossa Irmã Câmara (religiosa), todos os sacerdotes do Brasil e do mundo, ofertamos nosso carinho, amor, respeito, com nossas homenagens e contínuas orações.


“Queridos sacerdotes dos países de língua portuguesa, dou graças a Deus pelo que sois e pelo que fazeis, recordando a todos que nada jamais substituirá o ministério dos sacerdotes na vida da Igreja. A exemplo e sob o patrocínio do Santo Cura d’Ars, perseverai na amizade de Deus e deixai que as vossas mãos e os vossos lábios continuem a ser as mãos e os lábios de Cristo, único Redentor da humanidade!”. (Papa Bento XVI)

São João Maria Vianney, rogai por nossos sacerdotes.
Sagrado Coração de Maria, intercede para que as viúvas e pessoas sós sintam a presença de Cristo e a solidariedade das pessoas.
Maria, Senhora da Esperança Mãe dos sacerdotes, intercede por todos nós!
Coração de Cristo, Coração do Homem. Coração de Deus: ouve nossas preces, Coração querido, somos filhos teus.
VISITE NOSSO BLOG:
http://cnsepa.blogspot.com/
Coordenação CNSE – Belém/Pará
Colaboração de : Lili e Constantino

quarta-feira, 9 de junho de 2010

"FESTA DE QUEIJOS E VINHOS"

Queridos amigos,
Envio a propaganda do nosso Queijos e Vinhos.
Não é porque somos casados que não temos mais que comemorar o dia dos namorados, não é mesmo?
Ao contrário, vamos mostrar ao mundo que através do sacramento do matrimônio, além de marido e mulher, nos tornamos também eternos namorados.
Contamos com a colaboração de vocês.
Abraços,Lucia e Mário.

PARTILHA (FORMAÇÃO)


PARTILHA

Nossa reunião mensal é uma Celebração. Ela é importante do começo ao fim. Mas não podemos deixar de destacar o momento da Partilha. Podemos afirmar sem exagero que o momento da Partilha é o momento sublime de nosso encontro mensal. É um momento a ser vivido com muita fé, muito amor, muita sinceridade.
A Partilha revela o interior de cada um. Momento de relatar e ao mesmo tempo de ouvir. Momento de contar os sucessos, os tropeços, momento de ter humildade para pedir perdão. Mas, todas as palavras que dissermos serão vãs, se não brotarem do mais íntimo de nosso coração; as palavras que não transmitem a luz de Cristo aumentam as trevas. Muitas vezes temos medo ou vergonha de ser “luz para o mundo”.
Quando um casal está partilhando, os demais devem prestar muita atenção, com o coração aberto para acolher e aceitar as riquezas e as deficiências de seus irmãos. Esse partilhar tem um significado como o “partir o pão”, a Eucaristia. Participar da Eucaristia é dispor-se a viver a experiência humana do Amor de Deus. O encontro com Cristo na Eucaristia é um momento único. É o encontro pleno de corações que se amam. Exige transformação, conversão, mudança de atitudes. Dele nasce o compromisso! Assim é a Partilha que realizamos a cada mês, com dia e hora marcada.
Mas, infelizmente a Partilha tornou-se um dos pontos mais fracos da reunião, isto porque não vivemos, senão uma caricatura do que ela poderia ser. Há equipes que vivem os PCE’s apenas como obrigações a cumprir, de acordo com uma regra. Cujo sentido profundo não perceberam, apesar de fazerem parte das Equipes de Nossa Senhora.
O sentido real da Partilha resulta da fidelidade ao que somos. O partilhar de nós mesmos, centrado nos Pontos Concretos de Esforço. São justamente esses pontos as vigas mestras da vida profunda do casal.
É sem duvidas um momento sublime de Ação de Graças que devemos vivenciar na fé. Momento de caminhar nas pegadas do Senhor, rumo à salvação.
Partilha é momento de Graça e conversão.

“ A Eucaristia é a fonte mesma do matrimonio cristão.
O sacrifício eucarístico, de fato, representa a aliança de amor
de Cristo com a Igreja, enquanto selada com o sangue da cruz.”
Dom Hugo Cavalcante

Referências bibliográficas:
- Carta Mensal: Outubro de 2005; Maio, Setembro e Novembro de 2008.
- Mística dos Pontos Concretos de Esforço e Partilha - Edição 2004.

sexta-feira, 4 de junho de 2010

"CORPUS CHRISTI EM CABO FRIO"

História
(Clique na foto ao lado, para visualizar o álbum)

A origem da Solenidade do Corpo e Sangue de Cristo remonta ao
Século XIII. A Igreja Católica sentiu necessidade de realçar a presença real do "Cristo todo" no pão consagrado. A Festa de Corpus Christi foi instituída pelo Papa Urbano IV com a Bula ‘Transiturus’ de 11 de agosto de 1264, para ser celebrada na quinta-feira após a Festa da Santíssima Trindade, que acontece no domingo depois de Pentecostes.
Em muitas cidades portuguesas e brasileiras é costume ornamentar as ruas por onde passa a procissão com tapetes de colorido vivo e desenhos de inspiração religiosa. Esta festividade de longa data se constitui uma tradição no Brasil, principalmente nas cidades históricas, que se revestem de práticas antigas e tradicionais e que são embelezadas com decorações de acordo com costumes locais.

CORPUS CHRISTI EM CABO FRIO

Na Região dos Lagos, Cabo Frio foi a primeira cidade a introduzir o sal na confecção dos tapetes. Esta tradição teve seu início no ano de 1964 e foi trazida pelo Frei Felipe Gabriel, quando vigário da Paróquia de Nossa Senhora da Assunção e logo foi acolhida pela comunidade, apoiada pelas associações religiosas, comércio, escolas, etc.São utilizadas aproximadamente 150 toneladas de sal.
Dando proseguimento a esta tradição, a comunidade cabofriense mais uma vez se fez presente, confeccionando lindos tapetes na principal avenida da cidade, numa demosntração de arte e fé religiosa.

Neste ano, a confecção dos tapetes obedeceu a um dos seguintes temas: “Eucaristia: Pão da Unidade dos Discípulos Missionários”; “A Eucaristia faz a Igreja”; “Cabo Frio, presente amoroso de Deus”; “Preserve o Meio Ambiente. Ele lhe assegura melhor qualidade de vida”; e “Vocês não podem servir a Deus e ao dinheiro”, lema da Campanha da Fraternidade deste ano, que tem como tema “Economia e Vida”.


Na Paróquia Nossa Senhora da Assunção, em Cabo Frio, o feriado terá a seguinte programação:


Quinta-feira - Dia de Corpus Christi:

8h30min – Santa Missa na Igreja Matriz Histórica
Na Praça Porto Rocha:
16h – Missa Campal seguida de Procissão Eucarística e a Bênção do Santíssimo
Em seguida: início dos festejos externos, com tendas de alimentação e grande louvor com Padre Dé e a banda Rincão do Senhor.

Sexta-feira:

7h30min – Santa Missa na Igreja Matriz Histórica
Na Praça Porto Rocha:
A partir das 20h: Tendas de alimentação e Festival de Danças
Às 21h – show de MPB
Às 22h30min – Show - The Fevers

Sábado :

Às 20h – Santa Missa na Nova Igreja Matriz
Na Praça Porto Rocha:
Tendas de Alimentação, Festival de Danças e shows
Às 22h30min – Show - Oswaldo Guimarães e Banda

Fonte de consulta: http://www.pnsassuncao.org.br

terça-feira, 1 de junho de 2010

"AS VELAS E O VENTO"


Durante uma procissão luminosa, num dia muito frio e um vento bastante gelado e forte, numa cidadezinha do interior, foi feita a seguinte reflexão:
Enquanto a procissão caminha, o vento se esforça em apagar as velas, que muitas vezes vão mal protegidas. E ocorre um fato curioso: o vento é capaz de apagar uma, dez, vinte velas, mas não é capaz de apagar todas. Quando o vento apaga uma vela, sempre existe uma ao lado que permanece acesa e então, pela partilha do fogo, a vela apagada se reacende e a procissão segue bonita e iluminada.
Esta cena da procissão luminosa nos convida a refletir. A procissão é a nossa vida, a nossa caminhada de fé. A procissão tem um destino certo, que não é outro senão Deus e a realização de seu Reino entre nós. Nunca caminhamos sozinhos, pois não existe procissão de uma única pessoa. Ao nosso lado está sempre um irmão que, como nós, carrega a luz da fé. A luz da vela é a nossa fé, a nossa motivação para continuar a caminhada. O vento não pode ser outra coisa, senão as dificuldades do dia a dia, a força do mundo que tenta apagar a nossa motivação de continuar na caminhada.
Na vida, todos nós temos altos e baixos e, muitas vezes, o vento apaga a luz da nossa fé, mas ao nosso lado existem várias pessoas cujas chamas estão acesas, cheias de entusiasmo cristão e que, pelo testemunho, são capazes de revitalizar o nosso próprio entusiasmo.
Assim é a procissão luminosa, assim é a nossa vida. Sozinhos não podemos suportar a força dos ventos, mas, juntos, somos mais fortes e mais entusiasmados com o projeto de Deus (nossa caminhada). Se durante a procissão (vida), o vento apagar a sua vela, olhe para o lado, para o seu cônjuge, para a sua equipe de base, para o Movimento das Equipes de Nossa Senhora e sempre haverá alguém com a vela acesa pronto para partilhar o dom recebido de Deus. É só assim, em COMUNIDADE, que as velas ganham a batalha contra o vento e iluminam a noite da humanidade.

(Texto adaptado da Carta Mensal de Novembro/2000)


O Movimento das ENS nos oferece ferramentas para enfrentarmos os ventos, as chuvas, as tempestades... São os PCE. Animados pela Comunidade (Equipe de Base) e saciados pela Água Viva, que é o próprio Cristo, esses Pontos Concretos de Esforço nos fortalecerão nesta procissão, que nada mais é do que nossa caminhada em busca da santidade conjugal.