quarta-feira, 31 de agosto de 2011

CASAR-SE OU JUNTAR-SE



Perguntei-lhes se alguma vez tinham pensado em casar-se. Olharam para mim admirados. Então ele, com um sorriso de quem perdoa uma pergunta tão ingênua, tomou a iniciativa de responder. “Casar-se? Para quê? Já nos amamos e isso é o importante. Que sentido tem uma cerimônia exterior que não acrescentará nada ao nosso amor? Queremos um amor genuíno! Queremos um amor livre! Queremos um amor sem nenhum tipo de coação! Este modo de atuar parece-nos muito mais sincero. Não necessitamos de nenhum tipo de ataduras. Ataduras que cortariam as asas da nossa liberdade“. Ela concordava com a cabeça. Todo o raciocínio do namorado parecia lógico. Estava de acordo com ele. Não havia fissuras na sua argumentação.


À primeira vista, parece que o casamento significa uma perda de liberdade. Se uma pessoa decide casar-se, perde a capacidade de voltar a fazê-lo no futuro. Se a liberdade se entende somente como capacidade de escolha, sem dúvida que o casamento significa a perda dessa capacidade. Mas será que a liberdade é somente isso?


Hoje em dia, o casamento é muitas vezes visto como uma realidade oficial, formal e sem muito valor. Um convencionalismo antiquado. Uma instituição que “acorrenta” com elementos objetivos e escravizantes uma relação subjetiva e livre. A liberdade fica “atada”. A liberdade fica “obrigada” no futuro. Não parece sensato introduzir elementos “coativos” numa relação livre. Introduzir elementos objetivos numa relação subjetiva.


É uma visão simplista. Assim como a noz não é somente a sua casca, o casamento não é somente a sua cerimônia exterior. O casamento é um vínculo que se cria a partir da livre vontade daqueles que se casam. O “sim” que pronunciam transforma-os. É um “sim” que compromete. A partir desse “sim”, o futuro fica determinado pelo “tu”. Quem ama de verdade não deseja ser nem viver sem aquele que ama. Não deseja um futuro sem o outro. Seria um futuro sem sentido. Sem sentido também para a liberdade do “eu”.


Quem ama de verdade deseja a fusão. Deseja um “nós” em lugar do “eu” e do “tu”. Deseja o compromisso que é o que dá origem ao “nós”. Um compromisso que não somente não tira a liberdade, mas liberta. Liberta o “nós” dos perigos do egoísmo e do orgulho. A eternidade no amor não pode vir da mera atração mútua. Nem do simples enamoramento afetivo. Nem dos sentimentos românticos, por muito sinceros que eles sejam. A eternidade no amor só pode vir da liberdade que não teme comprometer-se sem condições.


Por isso, “juntar-se” não é a mesma coisa que casar-se. “Juntar-se” não muda o “eu”. Só muda as circunstâncias em que o “eu” vive. Pelo contrário, casar-se (comprometer-se de verdade), transforma o “eu”. Surge o “nós”. Um “nós” que será capaz de gerar vida e que cuidará dessa vida. Um “nós” que resistirá às intempéries, porque está protegido pela liberdade responsável daqueles que se amam de verdade.
(Rodrigo Lynce de Faria)

domingo, 28 de agosto de 2011

1- Oração a Nossa Senhora Aparecida pelo XI Encontro Internacional das ENS




Ó incomparável Senhora da Conceição Aparecida, Mãe de meu Deus, Rainha dos Anjos, Advogada dos pecadores, Refúgio e Consolação dos aflitos e atribulados.
Ó Virgem Santíssima, cheia de poder e bondade, lançai sobre nós um olhar favorável, para que sejamos socorridos em todas as necessidades.
Lembrai-vos, clementíssima Mãe Aparecida, que não consta que de todos os que têm a vós recorrido, invocado vosso santíssimo nome e implorado vossa singular proteção, fosse por vós algum abandonado. Animado por essa confiança a vós recorro: tomo-vos de hoje para sempre por minha mãe, minha consolação e guia, minha esperança e minha luz na hora da morte.
Assim, pois, Senhora, livrai-me de tudo o que possa ofender-vos e a vosso Filho, meu Redentor e Senhor Jesus Cristo. Virgem bendita, preservai este vosso indigno servo, sua casa e seus habitantes, da doença, fome, guerra, raios, tempestades e outros perigos e males que nos possam flagelar.
Soberana Senhora, dignai-vos dirigir-nos em todos os negócios espirituais e temporais; livrai-nos da tentação do demônio, para que, trilhando o caminho da virtude, pelos merecimentos da vossa puríssima Virgindade e do preciosíssimo Sangue de vosso Filho, vos possamos ver, amar e gozar na eterna glória, por todos os séculos dos séculos. Amém!

Nossa Senhora Aparecida intercedei pelo XI Encontro Internacional das ENS, em Brasília.

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

NOSSA SENHORA DE NAZARÉ



A imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré visita a Região dos Lagos


No dia 1º de setembro, quinta-feira, a imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré visitará os municípios de Saquarema, Araruama e Cabo Frio.
Diversas atividades marcarão o evento católico: carreata, orações e Santas Missas com o Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani Tempesta, e com o Arcebispo de Niterói, Dom Frei Alano Maria Pena.



Programação:



1º de setembro – quinta-feira
Às 17h - Chegada da Imagem de Nossa Senhora de Nazaré ao Espaço de Eventos, de onde seguirá em carreata para a Igreja Matriz Auxiliar de Nossa Senhora da Assunção
Às 18h - Oração do Terço na Matriz
Às 19h - Santa Missa presidida por Dom Alano Maria Pena, OP.
A imagem permanecerá em vigília até o dia 2 de Setembro, às 5h30min



Percurso da Carreata :



De Bacaxá, a imagem segue pela RJ106, entra na Avenida Getúlio Vargas, beirando a lagoa de Araruama. Segue pela Estrada de São Pedro da Aldeia rumo a Cabo Frio, passa pela RJ 140, atravessa a ponte Wilson Mendes, chegando ao Espaço de Eventos, no bairro Praia do Siqueira, que servirá de ponto de apoio, passando a imagem para um carro aberto. Dali, a carreata seguirá rumo ao centro da cidade pela Av. América Central, contornando o trevo de São Cristovão; entra pela Avenida Teixeira e Souza e depois seguindo pela Avenida Júlia Kubitsheck e entrando na Rua 13 de novembro, acessando a Igreja Matriz Auxiliar de Nossa Senhora da Assunção.



2 de setembro – sexta-feira

Às 5h30min - Celebrativo de Despedida da Imagem
Às 6h - Deslocamento da imagem até o Aeroporto de Cabo Frio



Sobre a devoção:


A devoção à Nossa Senhora de Nazaré teve início em Portugal e espalhou-se pelas colônias portuguesas.
No Brasil, essa devoção nasceu na Região dos Lagos, em Saquarema, há 381 anos. A festa na cidade é considerada o terceiro maior evento religioso do país, a mais antiga devoção a Nossa Senhora no Brasil e o segundo maior Círio de Nazaré, sendo o de Belém (Pará) o que reúne maior número de fieis - cerca de dois milhões de pessoas por ano – tornando-se uma das maiores procissões católicas do mundo.
Atualmente o dia de Nossa Senhora de Nazaré, 8 de setembro, transformou-se em um grande evento que desde a antiguidade tem seu lugar na história do povo brasileiro e segue somando aos devotos de Nossa Senhora, cada vez mais, um número incontável de fieis.

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Colegiado Nacional-ENS-2011


O Colegiado da Super-Região Brasil, foi realizado nos dias 19, 20 e 21 de agosto, em Itaici - São Paulo, e contou com a presença do Casal Responsável pela SRBrasil e Casais Apoio, Casais Provinciais, Casais Regionais e Sacerdotes Conselheiros Espirituais.
Veja ao lado o álbum de fotos (para visualizar melhor, clique em cima das fotos).

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

O SIGNIFICADO DA LOGOMARCA DO ENCONTRO INTERNACIONAL DAS EQUIPES DE NOSSA SENHORA




A criação do logotipo do XI Encontro Internacional das Equipes de Nossa Senhora inspirou-se na pesca milagrosa no rio Paraíba, quando os pescadores recolheram em sua rede a estátua de Nossa Senhora Aparecida, a padroeira do Brasil. Uma pesca na origem da devoção à Virgem de Aparecida.

A rede de pesca com a imagem de Nossa Senhora Aparecida no alto de Brasília 2012, o local do Encontro, invoca a intercessão da Virgem Aparecida em favor de todos os participantes do Encontro.

A cruz sobre a proa do barco destaca o sinal de Cristo à frente do Movimento das Equipes de Nossa Senhora.

O casal de mãos dadas dentro do barco simboliza a experiência e a vivência da espiritualidade conjugal, uma espiritualidade encarnada na vida quotidiana que conduz os cônjuges a caminhar juntos sustentando-se reciprocamente nas alegrias, nas esperanças e nas dificuldades da vida.

O barco quer dar um outro sentido: os cônjuges que “navegam juntos” na vida, que trabalham juntos na busca da espiritualidade, na missão e no serviço à Igreja e ao mundo. Nós estamos acostumados a pensar no caminho de um casal e então nós retomamos frequentemente um casal em marcha, na montanha. Mas também o barco é rico de símbolos. Ele desliza sobre um mar calmo, que faz ondas ou se agita, ele é um ponto de apoio ao qual se agarrar. O barco, assim como a vida, movimenta-se num mar que acolhe, que lança à frente, no qual é preciso se empenhar para flutuar num mar rico de variadas experiências, de adversidade, de dificuldade, de tentações, mas também de fartura, de abundante colheita de dons e de frutos.

A rede de pesca quer representar o mundo inteiro, onde nós todos somos chamados a viver partilhando as necessidades, as urgências, os projetos de uns e de outros, sem nenhuma diferença, pelo único fato de pertencer à humanidade, amada e salva por Deus.

O zero de 2012 é formado pelo entrelaçamento de duas alianças para simbolizar o sacramento do matrimônio, a união do casal que se funda no amor de Deus.

As cores verde, amarela e branca que formam a rede são uma referência às cores do Brasil, país que acolherá o XI Encontro Internacional das ENS.

Enfim, a parte inferior apresenta o logotipo oficial das ENS, no formato de um peixe; ele representa a “internacionalidade do Movimento que se reúne como comunidade ao redor do Cristo.

SEMANA NACIONAL DA FAMÍLIA




Pe. Américo Romito

Comemoramos no domingo próximo passado, o “Dia dos Pais”. As revistas, as colunas de jornais, a mídia em geral ressaltaram a importância da figura do pai na vida do ser humano. Também foi boa ocasião para se discutir sobre a missão paterna e como exercê-la hoje num mundo em vertiginosa mudança. Foram muitas as ideias e as teorias.



Parece estarmos todos de acordo numa coisa: “Ser pai é um dom precioso dado por Deus a um varão que deve exercê-lo por toda a vida”. Nas comemorações em família, ou públicas, pudemos ver pais felizes, sorrindo, tendo nos braços o filho, ainda pequenino; ou, jovens, homens e mulheres já adultos, abraçando carinhosamente seus pais, por vezes já bem envelhecidos. Parecia estarmos vivendo em outro mundo! Quanta alegria! Sem dúvida, a comemoração dos pais fala alto ao coração humano e introduz no nosso mundo grandes esperanças.

Esta comemoração é feita em datas diferentes no mundo. Aqui no Brasil atribui-se a data devido à proximidade da festa de São Joaquim, que por algum tempo, foi celebrada dia 16 de agosto. (Sabemos que hoje ela ocorre no dia 26 de julho). Então, também essa comemoração mesmo com a exploração comercial, aqui no Brasil ela foi inspirada no pai de Maria, São Joaquim, antigamente comemorado no dia de São Joaquim, no dia 16 de agosto., dia seguinte ao da Assunção de Maria.

Nas comunidades católicas, na semana seguinte à festa dos pais, celebramos a semana da família. É, sobretudo, no seio de uma família que o pai encontra seu espaço, seu lugar onde exercer sua missão paterna. A Igreja Católica está consciente que o matrimônio e a família sãos os bens mais preciosos da humanidade. Com a Semana da Família a Igreja quer fazer chegar a sua voz e oferecer a sua ajuda a quem, conhecendo já o valor do matrimônio e da família, procura viver fielmente; a quem incerto e ansioso, anda a procura da verdade; e a quem está impedido de viver livremente o próprio projeto familiar.

A família nos tempos de hoje, tanto e talvez mais que outras instituições, têm sido posta em questão pelas amplas e profundas transformações da sociedade pós-moderna. Constata-se que muitas famílias vivem esta situação e estes desafios na fidelidade àqueles valores que constituem o fundamento da instituição familiar. Outras vão se tornando incertas e perdidas frente a seus deveres, ou ainda mais duvidosas, quase esquecidas do significado último e profundo da verdade da vida familiar. Outras, por fim, estão impedidas, por variadas situações de injustiça, de realizarem os seus direitos fundamentais de terem e viverem numa família digna.

O matrimônio e a família não são instituições culturais, fruto dos tempos: hoje existe e amanhã pode desaparecer. São instituições queridas por Deus, portanto sagradas. Não porque as religiões as tornam sagradas. São sagradas porque têm a vida sob seu cuidado. È pelo matrimônio instável, na família bem constituída que a vida desabrocha e se desenvolve com dignidade e garantia.

É por isso que a grande presença paterna e materna que temos ou trazemos no coração e na alma é exatamente a figura do Criador que na condição de Pai de todos, nos criou um tanto quanto parecidos com ele: “Façamos o homem a nossa imagem e semelhança” (Gn 1,26).

(O autor é missionário claretiano)

terça-feira, 16 de agosto de 2011

"FESTA DE NOSSA SENHORA DA ASSUNÇÃO-2011(CABO FRIO)"

Veja ao lado, as fotos da "Festa de Nossa Senhora da Assunção", Padroeira da Província Leste, Equipe 01-Setor Lagos-Região Rio IV, e da cidade de Cabo Frio.

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

FELIZ DIA DOS PAIS




Pai, você pai tem de provocar, tem de fazer coisas, tem de pedir a Deus a arte, a graça, de fazer com que os seus filhos sejam apaixonados por você. Você precisa! Não basta amar! É preciso que os seus filhos sintam que você os ama. Não basta "fazer coisas". É preciso que eles sintam que são amados.

Eu até digo para muitos pais e muitas mães: larguem de dar coisas! Larguem de "pensar no futuro", para dar mais coisas no futuro, e cada vez mais coisas no futuro. Larguem de dar coisas! Os seus filhos precisam de amor e de ser excitados para o amor. Não deem mais coisas! Não comprem mais os seus filhos. Não os "entuchem" mais lhes dando coisas, roupas, moto, carro... Isso não resolve! Eu repito: não resolve.

Mude. Mude radicalmente. Peça hoje, peça agora a Dom Bosco educador, a Nossa Senhora Auxiliadora, a mestra de Dom Bosco, peça a Jesus, o Mestre dos mestres, Aquele que disse: "Amai-vos uns aos outros", peça-Lhe um coração de educador, de educadora, um coração de pai, um coração de mãe. Porque, infelizmente, o mundo deformou o seu coração. Este mundo consumista ensinou a você e o levou (e os seus colegas o ajudaram nisso) a querer "comprar" os outros. Talvez você tenha sido uma pessoa comprada por outros. Fizeram isso com você: o compraram com coisas. Compraram você com as coisas que queria, mas também com as coisas que você não queria. E você viveu na base do consumo, por isso você vive um amor na base do consumo: dando coisas e tentando angariar amor agindo assim.

E, na verdade, eu lhe digo: esses filhos só fazem desaforo. Só dão ingratidão e decepção para nós. Filho que recebeu, recebeu e recebeu coisas, só dá "coice" no pai e na mãe! Quem muito recebe coisas devolve em forma de "coice"! O filho que muito recebe coisas só acaba devolvendo "coice"!

Se você pai, mãe, não quer continuar levando "coice" de seus filhos não lhes dê mais coisas. Não compre mais o seu filho. Não fique preocupado em trabalhar, trabalhar, trabalhar, para dar, para dar, para dar... Não! Ame-os e provoque o amor neles.

Mesmo que você tenha de passar um tempo em "jejum", ou seja, sem dar coisas. Seu filho e sua filha ficarão admirados. Eles vão estranhar e dirão: "Meu pai e minha mãe viviam me dando coisas, mas agora pararam... O que aconteceu? Será que meu pai não gosta mais de mim? Será que ele não tem mais dinheiro? Será que ele entrou em depressão? Será que a minha mãe 'pirou'?"

Vai valer a pena, talvez, um tempo de "jejum" até que seu filho estranhe (estou lhe dando lições muito concretas!) e daqui a pouco você começa a amar de uma maneira diferente. E daí você sabe do que o seu filho, a sua filha, gosta. E que não são "coisas". Todo filho gosta de presença. Gosta de uma mão na cabeça. Gosta de um gesto, de uma cama arrumada (que não é coisa que você está dando!), gosta de um bilhete, de uma flor. Gosta até mesmo de uma comida, de um jeito de arrumar os pratos, de ficar junto, de ouvir, de chamar para trabalhar junto. [...]

Ame porque você é capaz de amar. Ame e faça com que seus filhos sintam que você os ama. [...] E eu digo para você: ame com gestos. Gesto é gesto. Gesto não é coisa! Ame com gestos.

(Trecho da palestra "Do coração dos pais para o coração dos filhos" com monsenhor Jonas Abib)

Enviado por Alexandre Panerai

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

"DEZ CONSELHOS DO PAPA AOS JOVENS"



1) Conversar com Deus
“Algum de vós poderia talvez identificar-se com a descrição que Edith Stein fez da sua própria adolescência, ela, que viveu depois no Carmelo de Colônia: “Tinha perdido consciente e deliberadamente o costume de rezar”. Durante estes dias (de Jornada Mundial da Juventude) podereis recuperar a experiência vibrante da oração como diálogo com Deus, porque sabemos que nos ama e, a quem, por sua vez, queremos amar”.



2) Contar-lhe as penas e alegrias
“Abri o vosso coração a Deus. Deixai-vos surpreender por Cristo. Dai-lhe o ‘direito de vos falar’ durante estes dias. Abri as portas da vossa liberdade ao seu amor misericordioso. Apresentai as vossas alegrias e as vossas penas a Cristo, deixando que ele ilumine com a sua luz a vossa mente e toque com a sua graça o vosso coração.



3) Não desconfiar de Cristo
“Queridos jovens, a felicidade que buscais, a felicidade que tendes o direito de saborear, tem um nome, um rosto: o de Jesus de Nazaré, oculto na Eucaristia. Só ele dá plenitude de vida à humanidade. Dizei, com Maria, o vosso ‘sim’ ao Deus que quer entregar-se a vós. Repito-vos hoje o que disse no princípio de meu pontificado: Quem deixa entrar Cristo na sua vida não perde nada, nada, absolutamente nada do que faz a vida livre, bela e grande. Não! Só com esta amizade se abrem de par em par as portas da vida. Só com esta amizade se abrem realmente as grandes potencialidades da condição humana. Só com esta amizade experimentamos o que é belo e o que nos liberta. Estai plenamente convencidos: Cristo não tira nada do que há de formoso e grande em vós, mas leva tudo à perfeição para a glória de Deus, a felicidade dos homens e a salvação do mundo”.



4) Estar alegres: querer ser santos
“Para além das vocações de consagração especial, está a vocação própria de todo o batizado: também é esta uma vocação que aponta para um ‘alto grau’ da vida cristã ordinária, expressa na santidade. Quando encontramos Jesus e acolhemos o seu Evangelho, a vidamuda e somos impelidos a comunicar aos outros a experiência própria (…). A Igreja necessita de santos. Todos estamos chamados à santidade, e só os santos podem renovar a humanidade. Convido-vos a que vos esforceis nestes dias por servir sem reservas a Cristo, custe o que custar. O encontro com Jesus Cristo vos permitirá apreciar interiormente a alegria da sua presença viva e vivificante, para testemunhá-la depois no vosso ambiente”.


5) Deus: tema de conversa com os amigos
“São tantos os nossos companheiros que ainda não conhecem o amor de Deus, ou procuram encher o coração com sucedâneos insignificantes. Portanto, é urgente ser testemunhos do amor que se contempla em Cristo. Queridos jovens, a Igreja necessita autênticos testemunhos para a nova evangelização: homens e mulheres cuja vida tenha sido transformada pelo encontro com Jesus; homens e mulheres capazes de comunicar esta experiência aos outros”.


6) No Domingo, ir à Missa
“Não vos deixeis dissuadir de participar na Eucaristia dominical e ajudai também os outros a descobri-la. Certamente, para que dela emane a alegria que necessitamos, devemos aprender a compreendê-la cada vez mais profundamente, devemos aprender a amá-la. Comprometamo-nos com isso, vale a pena! Descubramos a íntima riqueza da liturgia da Igreja e a sua verdadeira grandeza: não somos os que fazemos uma festa para nós, mas, pelo contrário, é o próprio Deus vivo que prepara uma festa para nós. Com o amor à Eucaristia redescobrireis também o sacramento da Reconciliação, no qual a bondade misericordiosa de Deus permite sempre que a nossa vida comece novamente”.


7) Demonstrar que Deus não é triste
“Quem descobriu Cristo deve levar os outros para ele. Uma grande alegria não se pode guardar para si mesmo. É necessário transmiti-la. Em numerosas partes do mundo existe hoje um estranho esquecimento de Deus. Parece que tudo anda igualmente sem ele. Mas ao mesmo tempo existe também um sentimento de frustração, de insatisfação de tudo e de todos. Dá vontade de exclamar: Não é possível que a vida seja assim! Verdadeiramente não”.


8) Conhecer a fé
“Ajudai os homens a descobrir a verdadeira estrela que nos indica o caminho: Jesus Cristo. Tratemos, nós mesmos, de conhecê-lo cada vez melhor para poder conduzir também os outros, de modo convincente, a ele. Por isso é tão importante o amor à Sagrada Escritura e, em consequência, conhecer a fé da Igreja que nos mostra o sentido da Escritura”.


9) Ajudar: ser útil
“Se pensarmos e vivermos inseridos na comunhão com Cristo, os nossos olhos se abrem. Não nos conformaremos mais em viver preocupados somente conosco mesmo, mas veremos como e onde somos necessários. Vivendo e atuando assim dar-nos-emos conta rapidamente que é muito mais belo ser úteis e estar à disposição dos outros do que preocupar-nos somente com as comodidades que nos são oferecidas. Eu sei que vós, como jovens, aspirais a coisas grandes, que quereis comprometer-vos com um mundo melhor. Demonstrai-o aos homens, demonstrai-o ao mundo, que espera exatamente este testemunho dos discípulos de Jesus Cristo. Um mundo que, sobretudo mediante o vosso amor, poderá descobrir a estrela que seguimos como crentes”.


10) Ler a Bíblia
“O segredo para ter um ‘coração que entenda’ é edificar um coração capaz de escutar. Isto é possível meditando sem cessar a palavra de Deus e permanecendo enraizados nela, mediante o esforço de conhecê-la sempre melhor. Queridos jovens, exorto-vos a adquirir intimidade com a Bíblia, a tê-la à mão, para que seja para vós como uma bússola que indica o caminho a seguir. Lendo-a, aprendereis a conhecer Cristo. São Jerônimo observa a este respeito: ‘O desconhecimento das Escrituras é o desconhecimento de Cristo’”.


segunda-feira, 8 de agosto de 2011

SER PAI



O dicionário (Pequeno Larousse Ilustrado, 1998) define “Pai” como “homem ou macho que engendrou um ou mais filhos”. No entanto, quem tem filhos sabe que esta definição é insuficiente. Definitivamente, qualquer varão pode ser “pai”, no entanto, não qualquer um pode ser “pai de família”.

Um anúncio da National Fatherhood Initiative publicado no jornal USA Today do dia 19 de junho de 1996, menciona algumas das características que descrevem “Pai de Família”. Incluía:

• Ler para seus filhos
• Caminhar juntos
• Escutar seus filhos
• Dar um bom exemplo
• Expressar-lhes seu carinho
• Ajudá-los com os deveres de casa
• Ter bons modos
• Manter suas promessas
• Poupar para a educação dos filhos
• Levá-los à Igreja
• Resolver conflitos rapidamente
• Deixar que eles o acompanhem ao trabalho
• Conhecer os amigos de seus filhos
• Conviver com cada um dos filhos
• Conversar com os filhos sobre sua infância
• Estabelecer limites claros e consistentes
• Ir ao zoológico, aos museus, aos jogos com a família
• Considerar como suas decisões afetam a vida de seus filhos
• Deixar que eles o ajudem em projetos da casa, etc.

É evidente que a parte procriadora é a mais simples (e atualmente uma das mais populares), mas fazer bem o trabalho de pai de família é uma tarefa muito mais complicada, muito mais profunda e muito mais transcendente.

Contudo, a maior responsabilidade dos pais é dar um exemplo do verdadeiro significado da família. Um filho aprende como deve se comportar como futuro esposo, observando o relacionamento entre os pais. Uma filha aprende como deve ser tratada por seu marido, observando esta mesma relação. O exemplo dado pelos pais durante toda a vida é o modelo que os filhos seguirão quando formarem seu próprio lar.


Por causa desta importância, sejamos homens ou mulheres devemos ressaltar o papel fundamental que o pai desempenha na dinâmica familiar. Desde o momento em que um homem escuta o primeiro pranto de seu filho, sua vida muda completamente e permanentemente. Já não se trata somente do “eu” individual mas as metas, os sonhos, os projetos, etc, estão subordinados à vida de outra pessoa que o homem colaborou para criar. A partir desse instante, sou responsável pela educação de meus filhos para que sejam pessoas felizes, dignas e íntegras.

O melhor presente que os pais podem dar a seus filhos não é uma mansão em um impressionante bairro, ou uma grande conta bancária que garanta seu futuro, mas somente passar mais tempo com eles. Não é possível construir uma relação com seus filhos se você não conviver com eles. Todavia, como chegar a este alvo e ao mesmo tempo ser responsável pelas realidades financeiras da vida? Não é fácil. É preciso sacrificar uma parte do tempo dedicado à vida empresarial, com certeza. Seria ingênuo pensar que é possível fazê-lo de outra maneira, mas o resultado sempre é mais positivo e satisfatório do que qualquer sucesso profissional.


Fonte: Almas - http://www.almas.com.mx/



domingo, 7 de agosto de 2011

sábado, 6 de agosto de 2011

Missa em Ação de Graças pelos Pais Equipistas-Setor Lagos 2011


-Clique na foto acima para visualizar o álbum.

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

AGENDA DO DIA




MISSA EM AÇÃO DE GRAÇAS PELOS PAIS EQUIPISTAS E SACERDOTES.


LOCAL: CAPELA DE SÃO JOSÉ , BAIRRO DO PERÓ.

Obs. A Equipe 01 será responsável pela Liturgia e homenagens,comparecer com a camisa do Movimento.


quinta-feira, 4 de agosto de 2011

ORAÇÃO PELOS SACERDOTES



Ó Jesus, Sumo e Eterno Sacerdote, conservai os vossos sacerdotes sob proteção do Vosso Coração Amabilíssimo onde nada de mal lhes possa suceder.

Conservai puros e desapegados dos bens da Terra os seus corações, que foram selados com o caráter sublime do Vosso Glorioso Sacerdócio.

Fazei-nos crer no amor e fidelidade para convosco e preservai-os do contágio do mundo. Dai-lhes também, juntamente com o poder que tem de transubstanciar o pão e o vinho em Vosso Corpo e sangue, o poder de transformar os corações dos homens. Abençoai os seus trabalhos com copiosos frutos e concedei-lhes um dia a coroa da vida eterna.
Amém.

Santa Terezinha do Menino Jesus



HOMENAGEM DA EQUIPE 01 - N.S. DA ASSUNÇÃO, AOS SACERDOTES EQUIPISTAS.

04 de agosto - Dia do Sacerdote




Hoje, dia de São João Batista Maria Vianney, o Santo Cura d'Ars, envia a todos estas lindíssimas palavras escritas por este grande santo que, na humildade, foi uma imagem viva do "amor do Coração de Jesus".
E não se esqueçam hoje de rezar por nós, sacerdotes, sobretudo por aqueles que exercem a missão pastoral de párocos!
Deus os abençoe sempre mais!
Em Cristo, o amor do Pai,


Dom Bento Albertin, OSB
_______

Do Catecismo de São João Maria Vianney, presbítero
(Catéchisme sur la prière: A.Monnin, Esprit du Curé d’Ars, Paris1 899, pp.87-89)
(Séc.XIX)

A mais bela profissão do homem é rezar e amar


Prestai atenção, meus filhinhos: o tesouro do cristão não está na terra, mas nos céus. Por isso, o nosso pensamento deve estar voltado para onde está o nosso tesouro. Esta é a mais bela profissão do homem: rezar e amar. Se rezais e amais, eis aí a felicidade do homem sobre a terra.


A oração nada mais é do que a união com Deus. Quando alguém tem o coração puro e unido a Deus, sente em si mesmo uma suavidade e doçura que inebria, e uma luz maravilhosa que o envolve. Nesta íntima união, Deus e a alma são como dois pedaços de cera, fundidos num só, de tal modo que ninguém pode mais separar. Como é bela esta união de Deus com sua pequenina criatura! É uma felicidade impossível de se compreender. Nós nos havíamos tornado indignos de rezar. Deus, porém, na sua bondade, permitiu-nos falar com ele. Nossa oração é o incenso que mais lhe agrada.


Meus filhinhos, o vosso coração é por demais pequeno, mas a oração o dilata e torna capaz de amar a Deus. A oração faz saborear antecipadamente a felicidade do céu; é como o mel que se derrama sobre a alma e faz com que tudo nos seja doce. Na oração bem feita, os sofrimentos desaparecem, como a neve que se derrete sob os raios do sol.
Outro benefício que nos é dado pela oração: o tempo passa tão depressa e com tanta satisfação para o homem, que nem se percebe sua duração. Escutai: certa vez, quando eu era pároco em Bresse, tive que percorrer grandes distâncias para substituir quase todos os meus colegas que estavam doentes; nessas intermináveis caminhadas, rezava ao bom Senhor e – podeis crer! – o tempo não me parecia longo.


Há pessoas que mergulham profundamente na oração, como peixes na água, porque estão inteiramente entregues a Deus. Não há divisões em seus corações. Ó como eu amo estas almas generosas! São Francisco de Assis e Santa Clara viam nosso Senhor e conversavam com ele do mesmo modo como nós conversamos uns com os outros.


Nós, ao invés, quantas vezes entramos na Igreja sem saber o que iremos pedir. E, no entanto, sempre que vamos ter com alguém, sabemos perfeitamente o motivo por que vamos. Há até mesmo pessoas que parecem falar com Deus deste modo: “Só tenho duas palavras para vos dizer e logo ficar livre de vós.”. Muitas vezes penso nisto: quando vamos adorar a Deus, podemos alcançar tudo o que desejamos, se o pedirmos com fé viva e coração puro.

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

FORMAÇÃO



Javé se inclina...
Há mais de 30 anos que prego retiros para casais. E, todas as vezes, vejo homens e mulheres, quase todos anêmicos ao ingressarem nessas “clínicas” que são as casas de retiro, apresentarem, ao sair, uma nova vitalidade espiritual, adquirida após a “cura de alma” a que se entregaram.

Será preciso, é certo, fazer novo retiro no ano seguinte. É que são muitos os que deixam que a anemia novamente os atinja. E, uma vez mais, irão fazer a experiência da extraordinária eficácia de alguns dias passados com Deus.

Qual seria o segredo dessa eficácia? Silêncio, missa diária, oração... outras tantas razões, sem dúvida. Mas a razão primeira, a mais decisiva, é outra. Nesses homens e mulheres a fé achava-se enfraquecida, doente, sonolenta, esgotada, moribunda; eis que, ao sopro da Palavra de Deus, ela desperta, firma-se, readquire vitalidade. Porquanto há uma relação muito estreita entre a fé e a Palavra do Senhor; somente a Palavra de Deus tem o poder de despertar e alimentar a fé, esta fé que é conhecimento de Deus, de sua vida íntima e de seu domínio sobre o universo.
A fé enfraquece, definha, naquele que não se abre à Palavra de Deus e não a guarda. Entendo por Palavra de Deus os Livros inspirados e toda palavra ou escrito que apresenta a Revelação que esses livros contêm.

Se há tantos cristãos raquíticos, é que são bem poucos aqueles que procuram a Deus:
“Javé, do alto dos céus, se inclina sobre os filhos dos homens para ver se há um sensato, um que procure a Deus.” (Salmo 14, 2).
Pelo contrário, estará protegido da anemia espiritual aquele que alimenta a sua fé, que procura o conhecimento de Deus, isto é, o conhecimento de Jesus Cristo por quem e em quem o Pai tudo nos deu, tudo disse, tudo revelou, tudo manifestou. E, como a sua fé é alimentada, cresce o seu amor de Deus, aumenta a sua generosidade ao serviço de Deus. Nele há vida.

“A vida eterna é que eles te conheçam, a ti, único Deus verdadeiro, e teu enviado, Jesus Cristo.” (Jo 17, 3).

Eis por que, nas Equipes de Nossa Senhora, dá-se tanta importância à troca de idéias, este momento que, no decorrer das reuniões, é consagrado à procura do conhecimento de Deus, de seu pensamento e de sua vontade. Eis por que se pede a cada casal que se aplique seriamente no estudo do tema, marido e mulher juntos. Eis por que considero um mau sintoma ouvir tal membro de uma antiga equipe dizer-me: “poderíamos renunciar ao tema e dedicar maior tempo à oração e à coparticipação”. Eis por que, recentemente, foi pedido a todos os membros das Equipes de Nossa Senhora que dediquem diariamente pelo menos dez minutos de seu tempo à leitura pausada e refletida das Sagradas Escrituras.

“Dobro os meus joelhos na presença do Pai... digne-se Ele, segundo a riqueza de Sua glória, armar-vos de poder por seu Espírito, para que se fortaleça em vós o homem interior; que o Cristo habite em vossos corações pela fé, e que estejais enraizados, fundados no amor. Recebereis assim a força de compreender, com todos os santos, qual é a Largura, o Comprimento, a Altura e a Profundidade, conhecereis o amor de Cristo, que excede todo conhecimento, e sereis repletos de toda a plenitude de Deus.” (Ef 3, 14-19).

Henri Cafarrel
Editorial da Carta Mensal
maio de 1972

terça-feira, 2 de agosto de 2011

FESTA DE NOSSA SENHORA DA ASSUNÇÃO - 396 ANOS




De 6 a 15 de agosto de 2011





De 12 a 15 de agosto, acontecerá em Cabo Frio a tradicional Festa da Padroeira da cidade, Nossa Senhora da Assunção. Na programação religiosa, haverá Novena, Santas Missas, Procissão e Carreata. Já a festa externa terá shows, tendas de alimentação, almoço dançante e outras atividades.
A tradicional Festa, que já tem 396 anos, é uma realização da Paróquia de Nossa Senhora da Assunção com o apoio da Prefeitura de Cabo Frio. Este ano o evento terá também outros parceiros, como a Auto Viação Salineira, Engeluz, Hemolagos, Pré-Fogo, Instituto Católico de Educação e Cultura Mater Coeli, Instituto Santa Rosa e a Universidade Veiga de Almeida, entre outros.
Programação:


Dia 06/08 (sábado) – Início da Novena

Este ano a Novena terá como lema “Maria Discípula e Missionária”. Durante os nove dias, os temas tocarão na dimensão da fé mariana: Maria, Serva do Senhor; Mãe Amável; Causa de nossa Alegria; Consoladora dos Aflitos; Discípula mais Perfeita do Senhor; Refúgio dos Pecadores; Sede de nossa Alegria; Casa de Ouro; Auxílio das Famílias. A Novena vai até o dia 14 /08 no horário de 19h; exceto os dias 13 e 14, quando o horário será 19h30min, ambos os dias na Igreja Matriz Auxiliar.

1º dia: B.V. Maria, Serva do Senhor
Participação: Pastoral da Juventude, EAC (Encontro de Adolescentes com Cristo), Perseverança, Catequese
Às 20h – Santa Missa

Dia 07/08 (domingo):
Às 8h30min – Santa Missa
Às 18h – Santa Missa
Às 19h30min – 2º dia da Novena: B.V. Maria, Mãe Amável
Participação: Cursilho - Catecumenato – Pastoral da Segunda União - Comunidade Sant’Ana
Às 20h – Santa Missa
Corrida da Padroeira - Organização SEMEL
Dia 08/08 (segunda-feira):

Às 19h – 3º dia da Novena: B.V. Maria, Causa de Nossa Alegria
Participação: Pastoral da Sobriedade - Pastoral da AIDS - Pastoral da Saúde - Vicentinos - Comunidade São Pedro

Dia 09/08 (terça-feira):

Às 19h – 4º dia da Novena: B.V. Maria, Consoladora dos Aflitos
Participação: RCC (Renovação Carismática Católica) - Grupo de Oração - Pastoral do Dízimo - Comunidade São José
Dia 10/08 (quarta-feira):

Às 19h – 5º dia da Novena: B.V. Maria, A Discípula Mais Perfeita do Senhor
Participação: Pastoral da Criança - Pastoral da Terceira Idade - Mordomos do Espírito Santo
Dia 11/08 (quinta-feira):

Às 19h – 6º dia da Novena: B.V. Maria, Refúgio dos Pescadores
Participação: ISS - Pastoral da Liturgia - Acólitos - MESC (Ministro Extraordinário da Sagrada Comunhão) - Comunidade Rainha da Paz
Dia 12/08 (sexta-feira):

Às 19h: Novena e Santa Missa
7º dia da Novena: B.V. Maria, Sede da Sabedoria
Participação: Legião de Maria - Pastoral da Ressurreição - Apostolado Mãe Peregrina - Pastoral do Batismo
Às 20h: show popular com barraquinhas na Praça Porto Rocha – Juceir Jr e, em seguida, Banda Korda Solta
Dia 13/08 (sábado):

Das 9h às 14h: Ação Social - Cultura e Saúde, Cidadania e Integração Social
Às 19h30min: Novena
8º dia da Novena: B.V. Maria, Casa de Ouro
Participação: OFS (Ordem Franciscana Secular) - Comunidade Santa Clara
Às 20h: Santa Missa
Às 21h: show popular com barraquinhas na Praça Porto Rocha – Leo Aguiar, em seguida Leoni
Dia 14/08 (domingo):

Às 8h30min: Santa Missa
Às 9h30min: Torneio de Futebol (Previsto)
Às 12h: Almoço Festivo e Show Popular (Praça Porto Rocha) – Banda Three Dance
Às 17h30min: Coroação de Nossa Senhora
Às 18h: Santa Missa
Às 19h30min: último dia da Novena de Nossa Senhora da Assunção
9º dia da Novena: B.V. Maria, Auxílio das Famílias
Participação: ECC (Encontro de Casais com Cristo) - Equipe de Nossa Senhora - Pastoral dos Noivos
Às 20h: Santa Missa
Às 21h: Show popular e barraquinhas na Praça Porto Rocha – Brazilian Beeatles
Dia 15/08 (segunda-feira): Dia da Padroeira – 396 anos

Às 7h: Alvorada Festiva com Banda 13 de novembro, fogos e repique dos sinos da Matriz histórica.
Às 10h: Missa Solene da Assunção de Nossa Senhora – Matriz Histórica
Às 15h: Carreata da Assunção (Concentração Sal Cisne)
Às 17h: Missa Solene seguida de procissão com a Imagem de Nossa Senhora da Assunção
Às 19h: Auto da Assunção com GARRA (Grupo Artístico Rainha Assunta)
Às 20h: Show com o Ministério Adoração e Vida
__________________________________________________________
Outras informações: (22) 2643-0082 – www.pnsassunção.org.br

(Reproduzido do site da Paróquia de N.S.da Assunção de Cabo Frio)

TEXTO COMPLEMENTAR (para a reunião de Equipe de agosto/2011)



VOCAÇÃO, UM CHAMADO DIVINO PARA VIVER E PARA AMAR!
Pe. José Ulysses da Silva, C.SS.R.


Nós não nascemos por acaso. Houve um chamado de amor, anterior e mais profundo do que o desejo de nossos pais. Mesmo que nos tenham acolhido com todo o carinho, nossa existência se deve ao chamado amoroso do próprio Deus. Nossos pais são sempre colaboradores dessa vocação à vida, que brotou do coração de Deus.
Nossa primeira vocação é simplesmente viver. Esse é o chamado fundamental a todo ser humano, que não pode ser frustrado jamais. Dele dependemos para ir respondendo bem a todos os outros chamados ao longo do nosso crescimento.
Não existe vida, onde não há amor. A vocação à vida brotou do amor, que Deus nos tem antes mesmo de nascermos. Por isso, é natural que o alimento essencial da vida seja o amor. Onde não há amor, não se produz ou não se mantém a vida.
Para corresponder ao chamado divino, basta viver com amor e amar a vida. Como toda criatura, o ser humano que vive de bem com a vida certamente satisfaz o coração de Deus. Contudo, deixamos que em nossa existência entrasse a negação do pecado, esquecemos que a vida é um dom divino, pretendemos nos tornar proprietários dela, desvinculamos o viver do amar, acabamos por manipular a nossa vida e a vida dos outros. Por isso entramos no caminho perigoso da morte, que não é efeito apenas da degeneração física, mas é efeito da falta de amor e de sentido para a vida.
“Eu vim para que todos tenham Vida e a tenham em abundância!” Jesus se encarna para recuperar a nossa vocação à vida e ao amor. Não quer que o ser humano fique sepultado jamais, nem antes nem depois de morrer. Ele nos chama novamente a viver plenamente. Convida-nos para sermos seus discípulos, seguindo-o no verdadeiro caminho da Vida plena, que supera a corrupção do pecado e da morte total.
Os Sacramentos da Iniciação cristã são os sinais eficazes dessa vida refeita, ressuscitada, pascal. Pelo Batismo, Jesus nos mergulha novamente na vida divina, que nos refaz como filhos queridos do Pai Celeste. Na Crisma, Jesus nos comunica o seu Espírito Santo, que nos salva da corrupção do corpo e de espírito. E na Eucaristia, Jesus cria uma comunhão de vida, através da energia do seu amor, que atravessa todo o nosso ser. Formamos um só Corpo ressuscitado com Ele e com os irmãos. Esses sacramentos da Iniciação Cristã são sinais vitais e vitalizadores, porque recriam o sentido eterno da nossa vida e a ligam novamente à força do amor. Eis a nossa vocação original, redimida pela cruz e ressurreição de Jesus.
Todos os ministérios da Igreja devem continuar esse serviço à vida e ao amor. Começa pela maravilhosa vocação da família, como primeiro grande sacramento a serviço da vida e do amor. Ela não pode ser fruto do acaso nem da aventura, ou da busca do prazer individual, mas sim uma resposta a um chamado divino. O mesmo acontece com todas as outras vocações, desde o Papa, o bispo, o padre, até o ministro da Comunhão ou da Palavra. São instrumentos para alimentar, promover, defender e refazer a vocação à vida, em toda a sua plenitude, que começa aqui e se estende por toda a eternidade.
Somos todos vocacionados a sermos Discípulos e Missionários da vida plena para a nossa gente, fazendo com que todas as nossas instituições se tornem fontes de água viva, capazes de saciar o corpo e a alma de cada ser humano.

Revista de Aparecida – Agosto/2009