sábado, 28 de abril de 2012

CASAL RESPONSÁVEL DE EQUIPE

Rose e Geraldo - Casal Responsável da Equipe 01, Nossa Senhora da Assunção

Escrever uma pequena reflexão sobre aquilo que é o Casal Responsável de Equipe apegando-me aos textos ou documentos das equipes talvez não acrescentasse nada de novo já que todos nós conhecemos aquilo que está nos estatutos. Então pensei em fazer uma reflexão a partir da mística que deve estar por detrás do casal responsável da equipe, mas também da própria equipe.

A equipe é a celula base do movimento das ENS e dentro de cada equipe cada ano se elege dentro do seu seio, um casal responsável. Este casal deve encorajar e estimular a oração, os esforços e as ações dos outros casais. Ao longo do ano, eles asseguram o bom desenvolvimento da vida da equipe, além de manter uma relação muito estreita com o casal ligação.

Mas, sem duvida, nada disso teria um sentido se nós não entendessemos a exigência que Deus nos faz como equipistas e, claro, neste caso especifico, como Casais Responsáveis de Equipe, exigência expressada para os equipistas como o amor incondiconal à familia: a primeira Igreja é a doméstica. Um outro passo que acredito seja importante dentro deste serviço é o de contemplar no humano a presença de Deus... aqui é preciso entender a ascese das ENS. Entenderemos aqui por ascese o esforço praticado tendo em vista um aperfeiçoamento. Digamos então que temos a obrigação de olhar em cada um dos outros membros da equipe a presença de Deus e isso já seria motivo para adorar e amar os nossos irmãos de equipe já que neles está à presença de Cristo, o próprio Deus que vem ao nosso encontro, mas sem dúvida isto só poderá ser realizado a quem realmente entendeu o significado do Mistério, do fato de ser equipista: Deus está aqui!!!!

A consciência contemplante cresce na medida em que nosso relacionamento fraterno aumenta em laços sólidos e profundos, não basta estar do lado do outro é necessário estar COM o outro, PELO outro, NO outro (com, por, em Cristo). Este primeiro passo é condição, antes que uma provocação: “quem disse que ama a Deus e não ama o seu irmão é um terrível mentiroso.”

Observemos a importância que tem este simples ato de presença. O estar diante do Senhor, em ato de adoração passa primeiro pelo OUTRO, como dom dessa presença gratuita e misteriosa.

A palavra Contemplar pode ser dividida assim: Com Templar, é o ato de tirar fio, afiar, amolar, tirar ponta. O ato de contemplar está ligado ao entrar dentro: penetrar...

A contemplação, antes de tudo é uma ação antes de um estado. Daí que o ser casal responsável de equipe não seja simplesmente uma função como tal, mas é um ato de olhar nos outros membros da equipe essa presença viva de Deus. Mas antes de tudo, ser essa presença e essa contemplação no meio dos seus irmãos. É ai que está o sentido profundo de realmente ser responsável de uma equipe, que é mais do que um serviço é uma missão: a de levar toda a equipe a fazer uma experiência profunda do amor de Deus nas suas vidas, na parte pessoal, conjugal e familiar.

O olhar contemplativo de Pe. Caffarel é o útero onde nascerá todo equipista que realmente quer se tornar discípulo-missionário. Das gotas dessa contemplação, o DNA do agir do nosso ser equipistas, da vivência do Evangelho, para com isso alcançar a santidade conjugal.

Então, é necessário descobrir que o Carisma que o Pe. Caffarel nos transmite é mais que um estado de enamoramento, é antes de tudo um jeito de amar. De nada serve ser equipistas discípulos-missionários, se não fazemos Jesus Cristo conhecido e amado.




Pe. Eulalio A. Piñón fdcc

SCE Equipe 4 - Setor C Niteroi

SCE Equipe 9 - Setor Piabetá





quarta-feira, 11 de abril de 2012

PARTILHA DOS PCE




“A PARTILHA sobre os Pontos Concretos de Esforço não é um exame de consciência, nem a constatação de um sucesso ou de um fracasso, mas uma releitura dos esforços necessários para progredir na vida espiritual”.
(Guia das ENS, 30)

Tendo em vista as dificuldades dos equipistas em relação à Partilha dos PCE, a Super-Região Brasil estimula-nos, no corrente ano, ao estudo aprofundado do Documento “Mística dos PCE e Partilha”. Sendo assim, faremos algumas colocações sobre o assunto, apenas como incentivo para uma leitura mais detalhada e profunda do referido documento.
As ENS nos apresentam três aspectos importantes que estão intimamente ligados entre si e que são vivenciados por nós equipistas (ou deveriam ser) em nossa caminhada de conversão: PARTILHA, AJUDA MÚTUA e VIDA DE EQUIPE.
A PARTILHA é o coração da Reunião de Equipe porque é guiada pelo Espírito Santo e porque é um momento privilegiado de ajuda mútua espiritual.
A PARTILHA resulta da fidelidade ao que somos. É o lugar e o momento em que cada um assume o outro. As ENS agrupam-nos em pequenas comunidades, onde cada um deve se comprometer com o outro, partilhando nosso projeto cristão, realizando assim, um sinal de que a equipe quer ser uma comunidade viva, onde todos estão empenhados na busca da santificação.
Temos necessidade de PARTILHAR para criar e construir a comunidade. Essa comunidade não pode existir somente pelo fato de que um grupo de pessoas se reúne regularmente. A comunidade se cria, mas ela também se destrói...
Ela se cria quando partilhamos nossa vida, quando realizamos juntos uma busca de conversão, quando nos ajudamos, quando colocamos em comum o dom de Deus que recebemos (a vida). Ela se destrói quando não fazemos nada disso, quando nosso encontro é superficial, uma reunião de amigos (apenas).
A Partilha atinge o seu sentido mais profundo quando, em comunidade, se partilha o que se preparou individualmente ou em casal. Para facilitar essa preparação, cada cônjuge, vai respondendo algumas perguntas:
* Como está o meu relacionamento com Deus?
٭ Quanto tempo eu dedico à Escuta da Palavra?
٭ Consigo perceber os apelos que Deus me dirige (na Meditação)?
٭ Que conclusões chegamos em nosso Dever de Sentar-se e que medidas tomamos para realizar essas conclusões?
٭ Como a Oração Conjugal nos ajuda a atingirmos os nossos objetivos de Vida?
٭ Que consequência de tudo isso pode gerar uma Regra de Vida? Eu me esforço para me corrigir?
* Me esforço e me preparo para ir ao Retiro?
A Partilha não é “Co-participação” nem “Oração”, porém está um pouco entre as duas. Tem a dinâmica do pôr em comum e deve ser feita em clima de oração, aproveitando o estado de espírito criado pela oração de cada um. Não se trata de um momento para gracejos, não é momento para ironizar o que o outro fala. Aliás, em nenhum momento da RE deve acontecer esse tipo de atitude. Acima de tudo deve ser um momento de misericórdia, de praticar uma escuta profunda, consciente da presença do Senhor no meio da Equipe que se reúne em Seu Nome. A Partilha é de responsabilidade do CRE.
Esse momento importantíssimo não é um simples ato formal a cumprir, não importa como, só porque faz parte da Reunião Mensal de Equipe; antes de tudo, trata-se de algo completamente diferente: é um exercício de ajuda mútua no seio da equipe, que a torna mais forte, que a ajuda e que a estimula. Nesta caminhada, Deus e os irmãos de Equipe são escutados no íntimo do coração; cada um deve colocar-se no lugar do outro, mostrar compreensão e fazer, se necessário, uma ajuda fraterna, com o respeito e a atenção devidos àqueles que lhes abrem a sua vida espiritual.
A Partilha é, na Reunião Mensal da Equipe, um momento que nos convida à conversão (mudança de atitudes). Para orientar nosso esforço pessoal, a pedagogia das ENS nos indica três atitudes que devemos assumir:
1º - Busca assídua em nos abrirmos ao Amor e à Vontade de Deus; (abrir o coração e deixar Deus agir em nossa vida)
2º - Desenvolver nossa vontade de viver a Verdade; (coerência entre fé e vida)
3º - Aumentar a capacidade de viver o encontro e a comunhão. (viver uma verdadeira comunidade com os irmãos da Equipe – “Vejam como se amam!”)
É muito importante que nós tenhamos sempre em mente essas três atitudes de vida, porque, a partir delas, podemos chegar à santidade. Elas estão na base dos Pontos Concretos de Esforço.
O hábito de “Buscar a Vontade de Deus”, de “Viver a Verdade” e de “Viver o Encontro e a Comunhão” que cada um, pessoalmente e em casal, vai desenvolvendo ao pôr em prática os PCE, completam-se na Partilha, onde, como já dito acima, cada um assume o outro, onde partilhamos nosso relacionamento com Deus. Os PCE são os meios que nos permitem viver essas três atitudes.
A Partilha obriga aqueles que se reúnem em nome de Cristo a revelar a verdade, simplesmente, sem se proteger atrás de mecanismos de defesa, sem buscar desculpas...
Viver a comunhão na Partilha é sair de si mesmo, escutar com a mente e o coração, compreender e respeitar o outro, ir ao seu encontro, responder na verdade e permutar no amor.
Lembremo-nos o que nos disse o Pe. Caffarel, em sua primeira visita ao Brasil, em 1957:
“Vamos para as equipes para nos ajudarmos mutuamente, porque não queremos nunca interromper nossa marcha. Haverá dias em que estaremos desanimados, em que estaremos cansados... é então que teremos o apoio de nossos amigos.
Digamos-lhes: quando eu adormecer, acorda-me! Quando estiver cansado, sustenta-me! Quando eu cair, levanta-me! Há um compromisso de ajudar os meus irmãos de equipe a caminhar, em não deixar para trás aqueles que se desencorajam e se acham cansados. Na montanha todos sobem juntos. Deixar um companheiro no caminho, porque está cansado, é abandoná-lo, é trair o nosso compromisso. É aí que está o valor da “Partilha”. Cuidai muito da Partilha. Se ela não for bem exigente, sob pretexto de discrição, será falta de caridade”.
Queridos irmãos equipistas, não deixemos que a PARTILHA dos PCE se transforme numa prestação de contas, num “fiz e não fiz”... Estudemos com interesse o Documento: Mística dos Pontos Concretos de Esforço e Partilha.
Graça e Juarez – CR Província Leste
(Publicado no "ENFOQUES", informativo da Região Rio IV, Província Leste.

domingo, 8 de abril de 2012

MENSAGEM DE PÁSCOA



Oração da Páscoa
Páscoa significa renascimento, renascer. Desejo que neste dia, em que nós cristãos, comemoramos o seu renascimento para a vida eterna, possamos renascer também em nossos corações. Que neste momento tão especial de reflexão possamos lembrar daqueles que estão aflitos e sem esperanças. Possamos fazer uma prece por aqueles que já não o fazem mais, porque perderam a Fe em um novo recomeçar, pois esqueceram que a vida e um eterno ressurgir. Não nos deixe esquecer que mesmo nos momentos mais difíceis do nosso caminho, Tu estás conosco em nossos corações, porque mesmo que já tenhamos esquecido de Ti, Você jamais o faz. Pois, padeceste o martírio da cruz em nome do Pai e pela humanidade, que muitas e muitas vezes esquece disso. Esquecem de Ti e do Teu sacrifício Quando agridem seu irmão, quando ignoram aqueles que passam fome, quando ignoram os que sofrem a dor da perda e da separação, quando usam a força do poder para dominar e maltratar o próximo, quando não lembram que uma palavra de carinho, um sorriso, um afago, um gesto podem fazer o mundo melhor. Jesus... Conceda-me a graça de ser menos egoísta, e mais solidário para com aqueles que precisam. Que jamais esqueça de Ti e de que sempre estarás comigo não importa quão difícil seja meu caminhar. Obrigado Senhor, Pelo muito que tenho e pelo pouco que possa vir a ter. Por minha vida e por minha alma imortal. Obrigado Senhor! Amem. Feliz Páscoa!

quinta-feira, 5 de abril de 2012

"SEMANA SANTA - TEMPO DE PROFUNDA GRAÇA"



Estamos num período propício que registra um marco, na nossa vida, de transformação, mudança, conversão. Esta semana é um marco da vida de Jesus Cristo, razão pela qual celebramos a Páscoa, a vitória da vida sobre a morte, a ressurreição. Deus sabe que temos necessidade de nos organizar dentro de um tempo. Todos os anos temos essa chance e quando ela chega, a graça de Deus chega com ela. A Semana Santa é um tempo de profunda graça que pode, se nós quisermos, ter o poder de transformar toda a nossa vida.
O segredo para nos desfazermos de uma vida velha, desvalorizada, entristecida, marcada por mágoas, ressentimentos e impulsos de vingança, que traz o peso dos erros e pecados do passado, carregada de culpa pelas más escolhas que fizemos, é dada pela Palavra de Deus, que, como um Pai misericordioso, nos coloca no colo e nos indica o caminho: “Se alguém está em Cristo, é criatura nova. O que era antigo passou, agora tudo é novo” (II Cor 5,17).
A sua vida só se torna vida nova quando você está em Jesus. É Deus quem o renova e vem ao seu socorro para lhe dar uma nova chance. Quando você coloca o seu coração nas mãos de Deus, se entrega a Jesus, neste momento é o fim da vida velha e o começo da vida nova, e de deixar passar o que já passou.

Márcio Mendes
Missionário da Comunidade Canção Nova

FELIZ PÁSCOA!

domingo, 1 de abril de 2012

PEREGRINAÇÃO NACIONAL DE FAMÍLIAS



Aparecida, que já recebe milhões de visitantes na Basílica Nacional, deve reunir 200 mil pessoas na Peregrinação Nacional de Famílias

Um encontro marcado por união, alegria e muita animação. Assim pretendem ser a Peregrinação Nacional das Famílias e o Encontro Mundial das Famílias. Os dois eventos, que vão abordar a temática “Família: Trabalho e Festa”, buscam resgatar a integração no ambiente familiar.
A Peregrinação Nacional das Famílias será realizada nos dias 28 e 29 de abril, em Aparecida (SP). No primeiro dia, haverá um simpósio com a participação do presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Marcio Pochmann, no período da manhã. Ele vai falar sobre a relação entre família e trabalho. Na parte da tarde, o padre Zezinho vai abordar a temática “família e a festa”. Para este simpósio, são esperadas mais de sete mil pessoas.
De acordo com o assessor da Comissão Episcopal para Vida e Família da CNBB, padre Wladimir Porreca, diversos shows serão realizados entre uma palestra e outra para promover integração entre as famílias. “Entre essas duas palestras, nós vamos ter muitos shows musicais pra poder fazer acontecer de fato aquilo que o Papa quer: as famílias integradas, juntas, festivas, alegres, favorecendo com que a família seja mais família”.
Para o dia 29, data da peregrinação, estão programadas Missas e, inclusive, a Missa principal, que será celebrada às 10h com todas as caravanas que já estarão lá. Para este evento, padre Wladimir tem uma grande expectativa de público. “Estamos esperando um número muito grande, porque no ano passado nós tivemos mais de 60 mil pessoas. Há uma perspectiva de 200 mil pessoas”.
Em relação à forma como a família pode ser ajudada, no sentido de redescobrir sua vocação, padre Wladimir disse que um primeiro passo é a família olhar mais para si mesma, para seus próprios membros. “Quanto mais a família descobrir que ela em si tem uma força insondável de superação, de sujeito social, de presença atuante na sociedade, ela vai começar a perceber que ela não é subjugada das situações, nem situações exteriores nem interiores, mas que tem condição de regenerar e começar de novo”.