quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Noite de Discernimento


Estaremos participando hoje, dia 29, em Niterói, de uma Celebração para a escolha do novo Casal Reponsável pela Região Rio IV, Província Leste. Solicitamos as orações de todos os Casais e Conselheiros por esse momento tão importante para a nossa Região.
Tereza e Reizinho-Casal Responsável da Região Rio IV.

domingo, 26 de janeiro de 2014

EUCARISTIA E VIDA CONJUGAL


Na epístola aos efésios o apóstolo Paulo dimensiona a grandeza do matrimônio cristão, relacionando-o à união espiritual entre Cristo esposo e a Igreja, neste sentido Ele diz: "Esse sacramento é grande, mas o digo em relação a Cristo e a Igreja" (Ef. 5, 32). E de tal modo a Igreja está unida a Cristo que não pode separar-se dele sem perder sua própria identidade. Essa união se realiza de tal modo na Eucaristia, que realmente nos tornamos com Cristo um só corpo e um só espírito, assim como no matrimônio se tornam uma só carne.
De fato tudo o que se pode dizer de Cristo esposo, pode-se também dizer de todo esposo cristão. Isto é, que Ele amou até o ponto de dar a vida; de cuidar da Igreja esposa, de aperfeiçoá-la dando de si mesmo. Igualmente tudo o que se pode dizer da Igreja esposa, pode-se dizer de qualquer esposa. Isto é, a Igreja é solicitada por Cristo, é inflamada com anseios de realizar a vontade de Cristo, assim como toda esposa deve dar-se de tal modo que descubra a verdadeira felicidade de fazer o esposo feliz. Sendo assim, o casal cristão encontra na Eucaristia a fonte única, capaz de nos realizar no verdadeiro amor.
Toda espiritualidade conjugal é centrada no mistério do Cristo que perpetuamente se imola e se doa no sacrifício do altar. Assim jorra uma fonte inextinguível de amor que sai do coração de Deus e inflama os nossos próprios corações na Eucaristia. Como ser um sinal do amor de Deus? Como ser uma só carne sem que antes nos tornemos com Ele uma só carne? Por ocasião da festa do Corpo de Deus que acabamos de celebrar, seria proveitoso que os casais cristãos meditassem e aprofundassem sua própria relação conjugal aprofundando- a também na sagrada comunhão.
Há poucos dias, se me permitem dar um exemplo, percebi na paróquia, durante a santa missa, que um casal após comungar deram-se as mãos e juntos fizeram sua ação de graças. Quase consegui ver a intensidade do amor de Cristo unindo e tornando-se o selo desse amor conjugal. Que a Eucaristia, mistério de unidade, seja amada, honrada e considerada a pedra de toque de todo edifício conjugal e familiar.

Pe. João Luís Franco Assumpção
Sacerdote Conselheiro Espiritual da Equipe 12 – Setor Niterói A e da Equipe 12 – Setor Lagos (Região Rio IV, Província Leste)


Publicado no Informativo “ENFOQUES”, Região Rio IV ANO VI – n0 35 – Maio / Junho - 2011

terça-feira, 14 de janeiro de 2014

ASSIM NOS FALOU PE. CAFFAREL


“Sejam Santos...”

            A santidade até há pouco parecia exigir a fuga do mundo, mas agora sempre mais reivindica seu lugar no coração do mundo. O cristão não considera a realidade temporal como algo a ser sacrificado em função de um bem maior; mas como algo que precisa ser retomado e inserido na grande corrente que deve levar a criação toda na direção de Deus. [...] Seria ingenuidade, porém, acreditar que essa evangelização do temporal possa ser feita sem confrontos nem combates. A realidade temporal ainda é, de maneira terrível, feudo do “príncipe deste mundo”, que não pretende soltar sua presa! Imagina alguém que o mundo do trabalho poderá ser levado a Cristo sem um duro esforço, ou que o mundo do capital possa ser facilmente convertido ao Evangelho? E o mundo da política, e o da ciência, e o da arte? Essa conquista da natureza pela graça exige que a santidade esteja presente por toda a parte no mundo moderno. Aí está todo o problema: teremos santos leigos (santos... fique claro: homens totalmente entregues a Cristo, habitados pela caridade, movidos pelo Espírito), operários, camponeses, industriais que sejam santos, políticos que sejam santos, artistas que sejam santos?
            Padre Caffarel escreveu essas linhas vinte anos antes do Concílio Vaticano II, que inculcou com muita força essa vocação de todos os batizados à santidade. Esse foi o objetivo de toda a sua ação apostólica: levar os leigos à santidade. Primeiramente entre jovens, com os quais se ocupou durante os primeiros anos de seu ministério, antes da guerra de 1940. Depois com os casais que reuniu no Movimento das Equipes de Nossa Senhora. Finalmente com todos aqueles, de todos os estados de vida, que acorriam a Troussures, para sob sua direção fazer uma semana de oração.
            [...] Qual o caminho para chegar até a santidade? Em primeiro lugar os sacramentos da Igreja e, principalmente, a Eucaristia.
            Nossos cristãos de 1958 (e continua sendo assim em 2012) sabem, é claro, que podemos comungar todos os dias; essa é, pensam eles uma devoção edificante; mas os melhores, mesmo os militantes, no seu conjunto terão eles compreendido, ou chegaram mesmo a perceber que o regime normal do cristão normal é a comunhão cotidiana?
            E existe um outro alimento, não menos necessário que a Eucaristia para o organismo espiritual do cristão: a Palavra de Deus. Nosso amor a Deus, para continuar vivo, exige fé viva, um conhecimento vivido. 
            Ora, o meio privilegiado para termos uma fé viva é deixar que penetre em nós a Palavra de Deus viva, criadora e recriadora.
            Contudo a Eucaristia e a Palavra não produzirão em nós seus efeitos vitais e transformadores a não ser que nossa alma esteja irrigada pela oração interior. [...] Pe. Caffarel dedica tanto esforço a levar os cristãos à oração, e a essa forma eminente de oração que é a oração interior. Por isso ele dava este brado de alarme:
            O que me parece faltar à comunidade cristã e a seus membros é a vitalidade. [...] Penso que a causa dessa inquietante anemia está no descuido dos cristãos pela oração e, principalmente, por essa forma, face a face com Deus, que se chama oração interior. Naqueles que a negligenciam, fica como que entravada a eficácia da Palavra de Deus e dos sacramentos.
            Uma vez que não vão haurir, pela oração, da força divina, esses cristãos acabam não tendo forças para a ação; porque não contemplam as grandezas de Deus, acovardam-se; porque não se elevam até os pensamentos de Deus, eles não têm senão uma visão míope dos problemas do mundo; porque não se conectam com a energia criadora, não têm nenhuma eficácia. Em uma palavra, quando não praticam a oração os cristãos continuam presos a um estágio infantil.
(Do livro “Orar 15 dias com Henri Caffarel”)



quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

MARIA É A MÃE DA IGREJA


Maria é a Mãe da Igreja por ser a Mãe de Cristo, Cabeça da Igreja, que é o seu Corpo Místico, Maria é também Mãe da Igreja. Durante o Concílio Vaticano II, o Papa Paulo VI declarou solenemente que:
‘Maria é Mãe da Igreja, isto é, Mãe de todo o povo Cristão, tanto dos fiéis como dos pastores’ (21/11/64). Em 30/06/68, no Credo do Povo de Deus, ele repetiu essa verdade de forma ainda mais forte: “Nós acreditamos que a Santíssima Mãe de Deus, nova Eva, Mãe da Igreja, continua no Céu a sua missão maternal em relação aos membros de Cristo, cooperando no nascimento e desenvolvimento da vida divina nas almas dos remidos”.
A presença da Virgem Maria é tão forte e indissociável do mistério de Cristo e da Igreja, que Paulo VI no discurso de 21/11/64 afirmou que:  “O conhecimento da verdadeira doutrina católica sobre a Bem” aventurada Virgem Maria continuará sempre uma chave para a compreensão exata do mistério de Cristo e da Igreja”. Conhecer Maria “segundo a doutrina católica”  é conhecer Jesus e a Igreja, pois Maria foi peça chave, indispensável, no Plano de Deus para a Redenção da humanidade. “Na plenitude dos tempos, Deus mandou o seu Filho, nascido de uma mulher,… para que recebêssemos a adoção de filhos” (Gal 4,4).
Ou como diz o Símbolo Niceno Constantinopolitano, falando de Jesus: O qual, por amor de nós homens e para nossa salvação desceu dos céus e se encarnou pelo poder do Espírito Santo no seio da Virgem Maria. Desde os primeiros séculos do Cristianismo Maria é reconhecida e chamada pelos cristãos de Mãe de Deus Theotokos. Desde o final do século dois, os cristãos do Egito e do norte da África, onde havia mais de 400 comunidades cristãs, já a invocavam como Mãe de Deus, na oração que talvez seja a mais antiga que a Igreja conheça: Debaixo de Vossa proteção nos refugiamos Santa Mãe de Deus, não desprezeis as nossas súplicas em nossas necessidades, mas livrai-nos sempre de todos os perigos, Virgem gloriosa e bendita. Para cumprir a missão extraordinária de Mãe de Deus, Maria foi enriquecida por Deus com todas as graças, e de modo especialíssimo com a graça de nunca conhecer o pecado: nem o original e nem o pessoal. Foi concebida no seio de sua Mãe, santa Ana, sem a culpa original.
O dogma da Imaculada Conceição de Maria, reconhecido pela Igreja desde os primeiros séculos, foi proclamado solenemente pelo Papa Pio IX, em 8/12/1854, através da Bula “Ineffabilis Deus” : Nós declaramos, decretamos, e definimos que … em virtude dos méritos de Jesus Cristo … a bem aventurada Virgem Maria foi preservada de toda mancha do pecado original no primeiro instante de sua conceição… Nas aparições a Santa Catarina Labouré, em Paris, em 1830, Maria ensinou lhe a conhecida oração que foi cunhada na Medalha Milagrosa: “Ó Maria, concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a Vós.”
Em 1858, quatro anos após a solene declaração do Papa Pio IX, Ela mesma revelou seu nome a Santa Bernadete, em Lourdes: Eu sou a Imaculada Conceição. Por isso, o último santo Concílio a chamou de: Mãe de Deus Filho, e, portanto, filha predileta do Pai e sacrário do Espírito Santo (LG, 53). E ainda registra o Santo Concílio Vaticano II que: Com este dom de graça sem igual, ultrapassa de longe todas as outras criaturas celestes e terrestres (idem). E repete as palavras de Santo Agostinho: Verdadeiramente mãe dos membros de Cristo… porque com o seu amor colaborou para que na Igreja nascessem os fiéis, que são membros daquela Cabeça. E mais: Por esta razão é também saudada como membro supereminente e absolutamente singular da Igreja, e também como seu protótipo e modelo acabado da mesma, na fé, e na caridade; e a Igreja católica, guiada pelo Espírito Santo, honrar como Mãe amantíssima, dedicando lhe afeto de piedade filial (LG,53). E o Sagrado Concílio reconhece que Maria: … na Santa Igreja ocupa o lugar mais alto depois de Cristo e o mais perto de nós (LG,54).
Maria é aquela Mulher que atravessa toda a história da salvação  do Gênesis ao Apocalipse. Ela é a Mulher que vence a Serpente, que havia vencido a mulher: “Porei odio entre ti e a mulher, entre a tua descendência e a dela. Esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar ” (Gen 3,15). Quando Jesus chama a sua Mãe de Mulher, é para nos indicar quem é a grande Mulher predileta de Deus: Jo 2,4  Mulher, isto compete a nós ? Minha hora ainda não chegou. Jo 19,26  Mulher, eis aí teu filho. Maria é a Virgem que o profeta anunciou que haveria de conceber e dar à luz um Filho, cujo nome é Emanuel (cf Is 7,14; Mq 5,23 ; Mt 1,2223). Pela primeira virgem entrou o pecado na história dos homens, e com ele a morte (Rom 6,2); pela nova Virgem entrou a salvação e a vida eterna. Foi ela quem deu a carne ao Filho de Deus, para que mediante os mistérios da carne libertasse o homem do pecado (LG,55). Sem isto Cristo não poderia ser o grande e eterno Sacerdote da Nova Aliança.
Eis aí o papel indispensável de Maria. Como diziam os Santos Padres: Maria não foi instrumento meramente passivo nas mãos de Deus, mas cooperou na salvação dos homens com fé livre e com inteira obediência (LG, 56). Quis, porém, o Pai das misericórdias que a Encarnação fosse precedida da aceitação por parte da Mãe predestinada, a fim de que, assim como uma mulher tinha contribuído para a morte, também outra mulher contribuísse para a vida (idem).
Os Santos Padres disseram:
O laço da desobediência de Eva foi desfeito pela obediência de Maria; o que a virgem Eva atou com sua incredulidade, a Virgem Maria desatou pela fé (S. Ireneu).
E ainda, disse S. Jerônimo :
A morte veio por Eva, a vida por Maria.a minha igreja pq
A união de Maria com Jesus, na obra da Redenção, acontece desde a Encarnação até o Calvário. Assim foi na visita a Isabel (Lc1, 4145), no nascimento na gruta de Belém, na apresentação no Templo diante de Simeão (Lc 2, 3435), no encontro entre os doutores (Lc 2, 4151). Na vida pública de Jesus, Maria logo se manifesta nas bodas de Caná, antecipando a hora dos milagres (Jo 2,11), revelando se a mãe de misericórdia e intercessora nossa. Durante a pregação de Jesus, recolhia as suas palavras e guardava tudo no coração (Lc 2,19 e 51). E assim ela foi avançando no caminho da fé e manteve fielmente a sua união com o Filho até a cruz, onde estava, por vontade de Deus, de pé (Jo 19,25), oferecendo ao Pai por cada filho. Com Jesus ela sofreu profundamente. Como disse alguém, Jesus sofreu a Paixão, Ela a compaixão. A espada predita por Simeão atravessou lhe inteiramente a alma.
Assim se expressou o Santo Concílio:
Sofreu profundamente com o Unigênito e associou se de coração materno ao seu sacrifício, consentindo amorosamente na imolação da vítima que ela havia gerado; finalmente, ouviu estas palavras do próprio Jesus Cristo, ao morrer na cruz, dando ao discípulo por Mãe: mulher, eis aí o teu filho (Jo 19,2627),(LG,62). Após a Ascensão do Senhor ao céu vemos Maria com os seus discípulos, aguardando a vinda do Prometido do Pai, implorando com suas orações a chegada do Espírito Santo :Todos eles perseveravam unanimemente na oração; juntamente com as mulheres, entre elas Maria, mãe de Jesus, e os irmãos dele (At 1,14). E, finalmente, terminando a sua vida terrena, ela que fora preservada de toda mancha do pecado, Foi levada à glória celeste em corpo e alma, e exaltada pelo Senhor como Rainha do Universo, para que se parecesse mais com o seu Filho, Senhor dos Senhores (cf Ap 19, 16) e vencedor do pecado e da morte (LG 59).
Maria não substitui a Mediação única de Cristo diante do Pai.
São Paulo deixou claro:
Porque há um só Deus, também há um só mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, verdadeiro homem que se ofereceu em resgate de todos (1 Tm 2,56). A função maternal de Maria acontece por livre escolha de Deus e não por necessidade intrínseca e se realiza pelos méritos de Cristo e de sua mediação única, e dela depende absolutamente em toda a sua eficácia; isto é, sem o sacrifício redentor de Cristo, a função de Maria como medianeira, não seria possível. Portanto, Maria, longe de impedir o contato dos seus filhos com o Filho, o facilita ainda mais. Logo, Maria jamais substitui a única e indispensável mediação de Jesus diante do Pai, mas coopera com ela para o bem de seus filhos.
No céu  garante a Igreja  Maria continua a sua missão de Intercessora para obternos os dons da salvação eterna. Com seu amor de Mãe, cuida dos irmãos de seu Filho, que ainda peregrinam e se debatem entre perigos e angústias, até que sejam conduzidos à Pátria feliz (LG, 62). Sem nada diminuir ou acrescentar à exclusividade de Cristo, Mediador único, Maria é invocada pelos seus filhos com os títulos de Advogada, Medianeira, Auxiliadora dos Cristãos, Refúgio, Consoladora, Porta do Céu, e muitos outros. Por todas essas razões a Igreja presta, e sempre prestou, um culto especial a Maria, Mãe de Deus.
Não um culto de adoração (latria), que só é devido a Deus (Pai, Filho e Espírito Santo), mas um culto de hiperveneração (hiperdulia). O Sagrado Concílio ensina deliberadamente essa doutrina católica e exorta ao mesmo tempo todos os filhos da Igreja a que promovam dignamente o culto da Virgem Santíssima, de modo especial o culto litúrgico; e que tenham em grande estima as práticas e os exercícios de piedade que em sua honra o magistério da Igreja recomendou no decorrer dos séculos (LG, 67).
E o santo Concílio adverte :
Recordemse os fiéis de que a devoção autêntica não consiste em sentimentalismo estéril e passageiro ou em vã credulidade, mas procede da fé verdadeira que nos leva a reconhecer a excelência da Mãe de Deus e nos incita a um amor filial para com a nossa Mãe, e à imitação das suas virtudes (LG, 67).
A Virgem Maria sempre deu provas claras do seu amor maternal à Igreja, especialmente nos momentos em que esta foi ameaçada.
Quando, por exemplo, em 1571, a civilização cristã estava em risco na Europa, devido ao ameaçador avanço dos mulçumanos, o Papa S. Pio V implorou a proteção de Maria em favor do povo cristão, pedindo que a Virgem afastasse, de uma vez por todas, os perigos do islamismo.
No dia 07/10/1571, na grande e decisiva batalha de Lepanto, na Grécia, as tropas dos príncipes cristãos venceram definitivamente os turcos otomanos.Para agradecer à Mãe da Igreja essa vitória insigne, o Papa mandou incluir na Ladainha Lauretana a invocação, Auxiliadora dos Cristãos, Rogai por nós, e definiu o dia 7 de Outubro como o dia de Nossa Senhora do Rosário, em agradecimento e homenagem à proteção dada à Igreja.
Outro fato marcante da providência da Mãe e Auxiliadora, se viu quando o imperador Napoleão Bonaparte mandou prender o Papa Pio VII, que não quis aprovar a anulação do seu casamento com Josefina. Na noite de 5 a 6 de julho de 1809 Napoleão mandou prender o Papa em Savona (Itália do Norte), que foi submetido a vexames por parte do imperador. Em 1812 o Papa foi transferido para a cadeia de Fontainebleau perto de Paris. Em todo o seu sofrimento o Papa se recomendou aos cuidados de Nossa Senhora, Auxiliadora dos Cristãos. Em 10/03/1814, já vencido pelos inimigos, Napoleão deu liberdade ao Papa, que neste dia partiu para Roma, onde chegou em 24 de maio, passando por Savona. Nesta cidade coroou Nossa Senhora com uma coroa de ouro, em agradecimento de sua libertação. No dia 24 de maio, ao chegar em Roma, instituiu a festa de Nossa Senhora Auxiliadora, dia do seu regresso a Roma.
Poucos dias depois, em 11/04/1814, no mesmo Castelo de Fontainebleau, onde mandara prender o Papa, Napoleão era obrigado a abdicar do trono da França. Em 18/06/1815 era vencido na batalha de Waterloo e deportado para a ilha de Santa Helena.
Gostaríamos de recomendar aqui a leitura do livro A Mulher do Apocalipse (Loyola, 1995) onde procuramos sintetizar a doutrina católica sobre Maria; e o grande livro de São Luiz de Montfort, O Tratado da Verdadeira Devoção à Virgem Santíssima, a fim de conhecer melhor e amar mais a Mãe da Igreja e nossa Mãe.
Prof. Felipe de Aquino

Retirado do Livro: ‘A Minha Igreja’