sábado, 13 de dezembro de 2008

CARTA AOS NOSSOS IRMÃOS DA PARÓQUIA DE N.S.D'ASSUNÇÃO

Queridos irmãos

Tomamos a liberdade de nos dirigir a vocês, como membros da Paróquia N. S. d’Assunção, motivados pela necessidade de prestar alguns esclarecimentos sobre comentários e dúvidas, que nos chegam, acerca do Movimento das Equipes de Nossa Senhora do qual participamos.
Consideramos que, por ser um Movimento novo em Cabo Frio e na própria Região dos Lagos, alguns membros da nossa comunidade paroquial por desconhecimento da sua História, do seu Carisma, da sua Mística e da sua organização dentro da Igreja Católica Apostólica Romana, acabam por fazer comentários errôneos que deturpam seus objetivos. Para ajudá-los faremos inicialmente um pequeno relato histórico sobre as ENS.
O Movimento das Equipes de Nossa Senhora nasceu na França em 1938. No dia 25 de fevereiro de 1939 nasce a primeira equipe do Movimento. Sustentado pela oração dos casais equipistas, é elaborado um documento chamado a “Carta das Equipes de Nossa Senhora” (Estatuto), promulgado no dia 08 de dezembro de 1947. Em 1960, o “Pontifício Conselho para Leigos” confere às Equipes de Nossa Senhora o reconhecimento como “Associação Católica Internacional” e, enfim em 1992 é publicado um decreto (conforme norma dos cânones 298-311 e 321-329) reconhecendo as ENS como uma “Associação de Fiéis de Direito Privado”. O Brasil foi o terceiro país a receber o Movimento da Equipes de Nossa Senhora, mas foi o primeiro país do mundo, de língua não francesa, a adotá-lo, fato este ocorrido oficialmente no dia 13 de maio de 1950, em São Paulo.
Em Cabo Frio, ao assumir a Paróquia de N.S.da Assunção, o Pe. José Julio, que já era sacerdote equipista em Niterói, começou a formar alguns grupos de casais para estudo de temas relacionados à família. Acreditamos que a sua intenção principal já era a de apresentar as ENS aos casais de nossa Paróquia, o que veio a acontecer após termos sido convidados por ele para uma reunião de esclarecimentos, em agosto de 2002, com a participação de alguns casais equipistas de Niterói e São Gonçalo. Depois de várias etapas serem cumpridas, finalmente no dia 14 de fevereiro de 2004, passamos a existir oficialmente como Setor Lagos, formado por dez equipes, nove com a participação de casais da Paróquia de N.S.da Assunção e uma equipe com a participação de casais do 2º Distrito (Botafogo e Unamar), membros da Paróquia de N.S. Fátima. Acreditamos que, pelo fato da maioria dos casais equipistas do Setor Lagos serem da Paróquia de N.S.da Assunção (característica nossa, não sendo tal fato repetido em outras cidades como Niterói, São Gonçalo, etc.), o Movimento das Equipes de Nossa Senhora, seja confundido como um “movimento paroquial” ou “diocesano”, a exemplo de outros ligados à Pastoral Familiar. O nosso Carisma é a “espiritualidade conjugal”, ou seja, caminhamos para descobrir as riquezas do sacramento do matrimônio, viver uma espiritualidade conjugal e para dar testemunho do casamento cristão na igreja e no mundo, utilizando para esse fim de momentos de intensa oração (individual, em casal, em equipe, no Setor, etc.), e estudo de temas e de documentos ligados à família e à igreja. Entendemos que as ENS preparam e dão subsídios aos casais para atuarem de forma mais efetiva em sua paróquia. Não somos um movimento de ação, mas de oração e formação, porém os casais que formam nossas equipes participam ativamente em diversos Movimentos e Pastorais da Paróquia a que pertencem. Somos hoje, na Paróquia de N.S.da Assunção, cerca de 70 casais atuando no E.C.C., Cursilho, Vicentinos, Conselho de Pastoral e Administração, Pastorais do Dízimo, Batismo, Catequese, Liturgia, Noivos, Meces, Acólitos, Adolescentes, Aids, Sobriedade, etc...
Finalizando, esclarecemos que o Movimento das Equipes de Nossa Senhora não é o único, o melhor ou o mais importante Movimento Familiar da Igreja ou com presença na comunidade paroquial, e nem pretende acabar ou diminuir com a importância deste ou de outro Movimento existente, ao contrário, consideramos que todos os Movimentos relacionados à família cristã são importantes, se complementam e colaboram na construção de uma sociedade onde os valores cristãos e da família se façam presentes. Cabe unicamente a cada casal procurar aquele que atenda melhor à sua vocação.
As Equipes de Nossa Senhora desejam ajudar os casais unidos pelo Sacramento do Matrimônio a viver plenamente segundo o Evangelho, com o suporte dos membros de uma equipe e a força do Movimento como um todo. Queremos ser: “Testemunhas do Sacramento do Matrimônio para outros casais”.
Com um fraternal abraço na Paz de Cristo e no Amor de Maria.





Tereza e Reizinho – Equipe 1 – N.S.da Assunção – Setor Lagos.



Nenhum comentário: