sexta-feira, 21 de outubro de 2011

OS AMIGOS DO PE. CAFFAREL



Associação conforme a lei 1901 para a promoção da causa da Canonização do Padre Henri Caffarel
49, rue de la Glacière - (7° andar) - F 75013 PARIS
Tél. : + 33 1 43 31 96 21 - Fax.: + 33 1 45 35 47 12
e-mail : association-amis@henri-caffarel.org
Site Internet : www.henri-caffarel.org


Carta aos correspondentes : Outubro 2011
Atas do Colóquio no Colégio dos Bernardinos
Descoberta do Padre Caffarel


Caros amigos,
Muitos pensavam conhecer o Padre Caffarel : fundador das Equipes de Nossa Senhora, extraordinário animador da Casa de Troussures, onde tantas pessoas estiveram para aprender a oração interior. Geralmente é só isso que se sabe a respeito dele. O colóquio de dezembro de 2010 sobre o Padre Caffarel revelou a muitos uma personalidade que ignoravam. Sem dúvida, o livro insubstituível de Jean Allemand, “Henri Caffarel, um homem arrebatado por Deus”, publicado pelas Equipes de Nossa Senhora, assegurou-lhe uma boa notoriedade. Contudo, nova pesquisa era necessária para melhor revelar a personalidade e a obra do padre Caffarel.
O livro contendo as Atas do colóquio dirigido por Agnès Walch, historiadora da vida conjugal, nos mostra um Padre Caffarel presente a tudo o que surgiu em sua época : ele lançou os Centros de Preparação ao Casamento, participou do nascimento do Movimento Carismático na França, foi o iniciador, com Marie-Françoise de Boucheman, da Fraternidade Nossa Senhora da Ressureição para as viúvas (a contribuição de Odile Macchi constituiu uma revelação para muitos). O padre Caffarel desenvolveu uma magnífica espiritualidade conjugal e uma espiritualidade da viuvez, até então desconhecidas... Mostrou a profundidade da oração interior... Toda a sua obra, como se vê pelas Atas, não resulta de estudos de gabinete, mas é o fruto da escuta daqueles e daquelas que vinham pedir a sua ajuda. “Ele é um teólogo e um pedagogo » (Xavier Lacroix). A célebre fórmula «procuremos juntos» resume bem o seu método, a sua humildade, a sua inteligência pragmática. O Padre Caffarel, « profeta para o nosso tempo », segundo a expressão do Cardeal Lustiger, é portanto o homem que procurou decifrar a vontade de Deus para a sua época.

OS AMIGOS DO PADRE CAFFAREL

Essas Atas desenham um retrato do Padre Caffarel na sua história. A apresentação de sua família, uma família cheia de dinamismo, de generosidade, animada pela preocupação social, uma família que produziu mais de vinte sacerdotes, dá uma densidade humana a esse sacerdote tão discreto a respeito dele próprio. Por outro lado, a enumeração dos seus conhecimentos literários mostra-nos, sem dúvida, um homem culto, mas também um apóstolo que queria compreender a procura profunda dos seus contemporâneos. Ele se revela um conhecedor sutil da alma humana, delicado e cheio de ternura.
Essas Atas nos revelam também como foi a sua formação sacerdotal, devida em parte a Mons. Vladimir Ghika, príncipe romeno, ortodoxo, que se tornou católico em 1902... Vocês sabiam que o Padre Caffarel animou a JOC (Juventude Operária Cristã) antes de se interessar pelos casais? Que ele fundou uma revista de Cinema?

Este livro é apaixonante ! Ele nos ajuda a descobrir a extraordinária personalidade do Padre Caffarel. As contribuições dos melhores teólogos do matrimônio (Philippe Bordeyne, Xavier Lacroix, Alain Mattheeuws), desenvolvem aos nossos olhos com precisão o pensamento do Padre Caffarel.


Frei Paul-Dominique Marcovits, o.p.
Postulador

Para a sua informação :
« Le père Caffarel. Des Équipes Notre-Dame à la Maison de prière, 1903-1996 »,
Edições Collège des Bernardins / Lethielleux, 2011, 281 páginas, 19€.
À venda na Livraria das Equipes de Nossa Senhora : www.boutique.equipes-notre-dame.fr

Um comentário:

eng, panerai disse...

PARABENS PELA DIVULGAÇÃO!!