segunda-feira, 21 de outubro de 2013

BALANÇO ANUAL

O Movimento nos oferece um belo instrumento de reflexão que pode proporcionar subsídios valiosos para o crescimento espiritual e amadurecimento dos membros da equipe de base. Referimo-nos à reunião de "BALANÇO"

Ele tem como objetivo estimular todos os casais equipistas para uma análise e reflexão sobre todos os acontecimentos dos últimos 12 meses, uma avaliação profunda e honesta, porém fraterna, da equipe pela própria equipe, e estabelecer, a partir das conclusões e resultados, metas e propósitos concretos para o próximo ano.

Entretanto, para que a colheita seja fértil faz-se necessário um preparo pessoal prévio. O Balanço precisa ser exercitado com a antecedência de alguns dias ou semanas antes da reunião. Ao iniciarmos esse exercício, devemos fazê-lo em oração, agradecendo as inúmeras bênçãos recebidas e, com espírito humilde, nos esforçarmos para identificar as nossas falhas e omissões e suplicarmos o perdão de Deus misericordioso. Desde ali, já estaremos colhendo frutos maravilhosos para a nossa vida pessoal e em casal, com preciosas meditações, temas para o dever de sentar-se e necessárias regras de vida.

Na reunião de Balanço será o tempo de partilharmos os nossos progressos e, também, os retrocessos e hesitações. É um momento que não pode ser "morno" ou confortável. Ao contrário, deve gerar expectativas pelas oportunidades que oferece: reflexões, correção de rumos e atitudes, avaliação sincera do comprometimento com os objetivos que promovam crescimento para o casal e para a equipe de base como um todo. Em acréscimo, o Casal Responsável de Equipe recém eleito aproveitará a oportunidade para colher preciosos ensinamentos e subsídios para o seu trabalho futuro.

Não se trata, em absoluto, de uma prestação de contas frente aos irmãos, relativa ao bom ou mal desempenho das tarefas e atribuições. É um voltar-se para Jesus, como o samaritano que foi curado de lepra. "Um dentre eles, vendo-se curado, voltou, glorificando a Deus em alta voz. Prostrou-se aos pés de Jesus e lhe agradecia."(Lc 17, 15s).

É comum nós, equipistas, darmos o testemunho de que o Movimento mudou o nosso casamento ao adquirirmos uma visão aprofundada daquele "sim" dado há anos atrás. Pode-se dizer que todo casal que dê este testemunho foi curado por Jesus, como aquele samaritano. O Balanço é uma forma de avaliarmos se, depois de curados, voltamos para agradecer ou "corremos para o sacerdote" a fim de retomarmos a vida de antes, na nossa rotina normal e distraída.

É importante ter-se em mente que a nossa avaliação é feita em primeiro lugar a Jesus. É a Ele que dizemos como nos comportamos como equipistas ao longo do ano. Como se disséssemos: "Jesus, parei tudo para prestar atenção em como O incluí em minha vida? Priorizei escutar Sua palavra ao lado de quem elegi como minha metade? Reconhecendo minha vontade ser fraca, recorri à Regra de Vida, como auxílio? Consegui me desvencilhar de todos os afazeres e preocupações para encontrá-lo no deserto do Retiro? Me dispus a escutar onde posso crescer e servir melhor, no dever de sentar-se com quem amo? Consegui dissolver os bloqueios do medo e comodismo e disse "sim"quando fui chamado a algum serviço dentro do Movimento? Rompi o meu isolamento e fui de espírito aberto ao que os Setores promoveram?

Participemos, então, da reunião de Balanço, invocando a presença do Espírito Santo e a proteção de Nossa Senhora, com bom senso e determinação, coragem e humildade, bondade e caridade, coerência e responsabilidade. E que, ao final, saibamos, como o samaritano, "Prostrar-se aos pés de Jesus e lhe agradecer."

Débora e Fajardo
Equipe do Enfoques - Niterói A

Publicado no Informativo “ENFOQUES”, Região Rio IV ANO V – n0 31 – Setembro / Outubro - 2010

Nenhum comentário: