segunda-feira, 8 de outubro de 2012

VOCAÇÃO E MISSÃO DAS EQUIPES DE NOSSA SENHORA



“Qualquer que seja o estágio da evolução espiritual do casal, cada um se esforça para aprender a viver em comunhão, nessa pequena comunidade de fé que é a equipe. Não se trata, portanto, de fechar-se em si mesmo, nem considerar a equipe como um fim em si, pois é inevitável que toda a comunhão tenda a transformar-se em doação aos outros. As ENS são um Movimento de espiritualidade, e uma verdadeira espiritualidade implica em partilhar o que gratuitamente recebeu.” (Segunda Inspiração)
Desde que entramos no Movimento há mais ou menos dez anos, escutamos de outros casais Equipistas a seguinte afirmação: “As ENS são um Movimento de formação e oração não de ação!” Nós mesmos, diversas vezes, repetimos essa informação totalmente incompleta, as ENS são sim um Movimento de oração e formação, mas não podemos esquecer, e ao longo dos últimos anos o Movimento tem se esforçado para nos lembrar constantemente disso, que ela é formada de “casais ativos”!
O Saudoso Padre Mario (ex- SCE da atual Super Região Brasil) em uma de suas inspiradas pregações, uma vez nos falou sobre as “delicadezas de Deus”. A oportunidade de sermos Equipistas é, sem sobra de dúvida, umas dessas “delicadezas” que Deus faz na vida do casal! Podemos dizer que a vivência dos Pontos Concretos de Esforço, e a absorção das formações dadas pelas Equipes, funcionam como uma espécie de “musculação para a alma”, que nos preparam como casais para enfrentar as intempéries da vida, andando de mãos dadas mesmo nas estradas mais esburacadas e tortuosas, sem nos desviarmos do caminho da santidade - objetivo maior de todo casal Equipista. Será que é certo esconder debaixo da cama essa Luz que é nos dada por Deus? Será que é justo para com a comunidade, “musculosos” como estamos, não colocarmos nossas forças em prol dos outros irmãos que de nós necessitam?
“Num momento histórico em que a família é alvo de numerosas forças que a procuram destruir ou de qualquer modo deformar, a Igreja, sabedora de que o bem da sociedade e de si mesma está profundamente ligado ao bem da família, sente de modo mais vivo e veemente a sua missão de proclamar a todos o desígnio de Deus sobre o matrimônio e sobre a família, para lhes assegurar a plena vitalidade e promoção humana e cristã, contribuindo assim para a renovação da sociedade e do próprio Povo de Deus.”( FAMILIARIS CONSORTIO – João Paulo II)
Temos, como casais presenteados por Deus com a Graça que é sermos equipistas, a obrigação de sermos exemplos e faróis das virtudes cristãs e da família, em uma sociedade doente com valores totalmente distorcidos! Temos que usar nossos “músculos” adquiridos da vivência dos Pontos Concretos de Esforço para abraçar, dar amor e carinho aqueles que de nós precisarem, e através desse amor “Caridade” e de nossos exemplos, mudar o mundo a partir dos corações ...
Como conclusão, em nosso livro tema desse ano existe uma frase de São Francisco de Assis que resume de forma sublime toda a Vocação e Missão das ENS “Pregue o Evangelho em todo tempo. Se necessário, use palavras.” Temos, como equipistas, que pregar o evangelho com nossas vidas, em nossas famílias, em nossos trabalhos, em nossas comunidades e paróquias (privilegiadamente através do trabalho na pastoral familiar). Quando olharem para nós, que tenhamos a Graça de inspirar a quem quer que seja a exclamar: “Vejam como se amam!” (Atos,2)

Maurícia e Gustavo – Equipe 05 – Setor Niterói B, Equipe do Enfoques

Publicado no Informativo “ENFOQUES” (ANO VII-Nº 42 - Julho/Agosto – 2012), Região Rio IV, Província Leste



Nenhum comentário: