segunda-feira, 28 de abril de 2008

Casais Cristãos - Reflexos do Amor de Cristo


Na nossa caminhada de casal cristão, nenhum outro Movimento nos “obrigou” tanto na busca da formação e da oração diária.
Mas, como nos diz Graça e Roberto (Carta Mensal de abril/2007, p.3), Casal Responsável da Super-Região Brasil, “compromisso nas equipes não é obrigação imposta. Nem é convite a ensimesmar-se num grupo de amigos, seduzido pela tentação do isolamento ou sectarismo. Ingressar ou permanecer numa equipe só tem sentido quando o casal busca respostas aos seus anseios de espiritualidade...”
O Pe. Caffarel ao enfatizar a missão da equipes, afirma que: “... creio que as equipes de casais deveriam preocupar-se antes de tudo em ser escolas de santidade, aonde o casal volte regularmente como o Pregador ao seu convento, para se refazer no ambiente fraternal, para buscar novas forças na prece e na meditação, e assegurar-se de que não está sozinho a travar o duro combate”. (O amor e a graça, p.235)
Motivados pelo Carisma do nosso movimento, “A Espiritualidade Conjugal”, já tivemos a oportunidade de participar, neste início de ano, de vários momentos de formação e oração promovidos pelo Setor Lagos. É importante ressaltar, também, a importância da participação do casal equipista nas celebrações e eventos da paróquia de que faz parte, dando seu testemunho de casal cristão ativo, comprometido com a sua comunidade.
Começamos o ano participando de uma missa da comunidade, no dia 26 de janeiro, na intenção da abertura do ano equipista, seguido de uma confraternização na cantina da paróquia..
Em fevereiro, no dia 14, participamos da missa de aniversário do Setor Lagos, celebrada pelo Frei Almir Ribeiro Guimarães, equipista em Petrópolis, e da Adoração Eucarística realizada em seguida, além de uma Noite de Formação no dia 27, com tema próprio para a ENS.
No mês de março, dois importantes eventos em preparação para o tempo quaresmal fizeram parte do nosso calendário. No dia 14, a Via-Sacra realizada na Matriz, com a participação do Diácono Permanente Arildo, e no dia 17, a Celebração Penitencial na Capela de São Pedro, na Gamboa, conduzida pelo Frei Ivo Theiss, Sacerdote Conselheiro Espiritual da Região Rio IV e da Equipe 10 do Setor Lagos.
No mês de abril dois outros eventos já foram realizados. Nos dias 14 e 15, a Sessão de Formação Especial para Equipes Novas, e no dia 25, mais uma Noite de Formação com a participação do Pe.José Júlio, Sacerdote Conselheiro Espiritual do Setor Lagos, que abordou o tema “Oração Conjugal”.
Todos esses momentos de oração e formação têm como objetivo principal conduzir os casais equipistas a melhor viverem a orientação proposta pela Equipe Responsável Internacional para este ano: “Equipes de Nossa Senhora, Comunidades de Casais, Reflexos do Amor de Cristo”.
Esta orientação convida a cada um de nós a respondermos à exortação de Jesus: “Como Eu vos amei, amai-vos também uns aos outros” (Jo 13,34) e, com toda certeza, nos prepara melhor para atuarmos como casais cristãos em nossa paróquia.
Terminamos desejando que a graça da espiritualidade conjugal continue a renovar os corações com o poder da sua mensagem de amor que une, salva e santifica os casais unidos pelo sacramento do matrimônio. (Publicado no Informativo "Sal e Luz"-Paróquia N.S.da Assunção-abril 2007)

Tereza e Reizinho - Casal Responsável da Equipe 01/2008

2 comentários:

Anônimo disse...

A paz de Jesus e o amor de Maria esteja com todos vocês,fazemos parte desse movimento em Olinda-PE setor A EQUIPE 8,e a nossa equipe também é Nossa Senhora da Assunção de Maria.

ENS-Lagos disse...

Estamos contentes com a sua visita e o seu comentário. Esperamos manter o contato. Fiquem com Deus.,