terça-feira, 29 de abril de 2008

"SER PAI, DOM DE DEUS"


Seguramente é mais fácil ser pai de um especial do que falar sobre ser pai, mas aceitando o desafio, quero dividir minha experiência de vida confiada por Deus.
Tornei-me pai quando ainda muito jovem, e de forma diferente da esperada. Ao saber que Thiago era portador da síndrome de Down, o médico falou que tudo ia depender da família: não podíamos tratá-lo de maneira diferente e nem mesmo escondê-lo. Ao meu lado uma mulher firme e determinada, disposta a enfrentar e vencer todos os desafios da vida.
Quando Thiago nasceu eu tinha apenas 26 anos, estava começando a minha vida familiar, não tinha experiência de ser pai.
THIAGO nasceu em 22/04/79, foi um presente maravilhoso que Deus me deu, só que Ele me deu uma pedra bruta para amar, trabalhar e lapidar ao longo da vida. Nunca podia imaginar que essa criança fosse representar tanto na minha vida de pai e de homem. Realmente foi um grande presente.
A alegria de ser pai de Thiago, foi maior do que os preconceitos e as dificuldades que tive de enfrentar.
Mas Deus, no seu infinito amor, não parou por aí. Para nos auxiliar na formação de Thiago, nos deu a graça do nascimento de Matheus. Companheiro, amigo e fiel, um escudeiro do Thiago que soube amar cada gesto de atenção redobrado a ele dedicado, pois entendia ser seu irmão especial, um presente que Deus lhe enviou, antes mesmo que viesse ao mundo.
Vivemos em comunidade de Igreja onde temos muitos amigos, que foram essenciais em minha missão, dando ao Thiago a oportunidade para que outros especiais se abram e conquistem os espaços que Thiago conquistou. Essa é a nossa luta, onde muito nos conforta o apelo da Campanha da Fraternidade: “Levanta-te e vem para o meio”.
Hoje, com o passar dos anos, vejo que Deus confiou a mim uma missão muito importante. Quanta coisa aprendi e pude passar para as pessoas. Fala-se tanto em inclusão e eu fiz sem saber que estava fazendo; quando vejo as propagandas me sinto muito feliz por poder ter contribuído para o crescimento do meu filho.
Sou um homem totalmente realizado como pai, pois a alegria que Thiago trouxe para nossa família foi de grande importância, seu temperamento e sua alegria são características marcantes de sua personalidade.
Como foi e é gratificante olhar para ele e ver que é uma pessoa respeitada, amada, querida por todos e independente. Sei também que a presença de Deus foi muito importante em nossa vida familiar, foi o alicerce, junto com a intercessão de nossa preciosa mãe Maria.
Como podem ver, ser pai não é difícil quando se tem uma família e a presença de Deus.


Roberto da Vanda
Equipe 01- N.S.da Assunção

Nenhum comentário: