segunda-feira, 28 de abril de 2008

Equipe 01 - Nossa Senhora da Assunção (Histórico)


Ao assumir a Paróquia de N.S.da Assunção, o Pe. José Julio, que já era equipista em Niterói, começou a formar alguns grupos de casais para estudo de temas relacionados à família.
Ao nos ser pedido que convidássemos alguns casais para formarmos o nosso grupo, logo pensamos nos nossos melhores amigos. Assim, a partir de março de 2002, começamos a nos reunir mensalmente com o nosso pároco, naquela que seria a grande caminhada em busca da santidade conjugal.
Acreditamos que a sua intenção principal já era a de introduzir as ENS em nossa Paróquia, o que veio a acontecer após termos sido convidados por ele para uma reunião de esclarecimentos, em agosto de 2002, com um casal de Niterói, Graça e Juarez, ainda desconhecido para nós, e outros casais, também de Niterói e São Gonçalo, futuros coordenadores da experiência comunitária e, posteriormente, casais pilotos.
Não tínhamos a menor noção do Movimento, mas por sermos casais engajados na vida de Igreja e por acreditarmos na ação do Espírito Santo, iniciamos com fé a nossa caminhada,junto com mais 05 cinco casais, na Experiência Comunitária, a partir de setembro deste mesmo ano, contando com a ajuda de um casal de São Gonçalo, Sueli e Carlos Alberto, que logo conseguiu nos contagiar com o seu amor pelas ENS.
Em 14 de fevereiro de 2003, durante uma reunião de informação, assinamos a ficha de adesão ao Movimento e iniciamos o período denominado de “pilotagem”.
Depois, já como equipistas, recebemos com muita alegria o casal Jane e Jânio, que havia sido pilotado em uma outra equipe e mais tarde Valeska e Josemar, e hoje, juntos, Marizeth e Chico, Vanda e Roberto, Dagá e Júlio (falecido), Raquel e Mosquito, Bárbara e Dokinha (saíram do movimento por questões pessoais), Jane e Jânio, e nós, Tereza e Reizinho, formamos a Equipe Nossa Senhora da Assunção.
Muito nos marcou a participação do Casal Piloto, Sueli e o Diácono Permanente Carlos Alberto, na nossa formação, pois entendemos desde o início o Carisma e a Mística das ENS. Atualmente, com a participação do Pe. José Júlio como SCE, podemos afirmar que melhoramos muito a qualidade do nosso relacionamento conjugal e o nosso sentido de sermos uma comunidade cristã, além de sermos uma comunidade de amigos.
Mesmo sendo uma equipe formada por casais com uma longa história de amizade e profundo conhecimento pessoal, alguns já eram amigos desde a adolescência, e de termos experiências de trabalho conjunto na Paróquia em diversos movimentos e pastorais, podemos afirmar que a nossa união, hoje, é baseada no Amor de Jesus Cristo e na busca comum da Espiritualidade Conjugal.

Um comentário:

Anônimo disse...

Olá, meu nome é Janine, tenho 26 anos e sou casada há 1 ano, li a respeito das Equipes de Nossa Senhora e meu marido e eu ficamos interessados em conhecer melhor este movimento. Somos de Niterói, existe este movimento aqui também? Poderia nos indicar um contato, telefone ou paróquia? Por favor nos mande por e-mail para wallace_janine@hotmail.com