quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

ORAÇÃO PELA FAMÍLIA




Senhor Deus, que também sois família, Trindade santa, comunidade de amor, vosso Filho amado, Jesus, assumiu nossa humanidade no seio de uma família, cujo modo de ser e de viver tornou-se modelo para a família de todos os tempos.
Nós vos pedimos, Senhor, que em nossa casa, neste novo ano que se aproxima, ninguém cultive o ódio, mas sempre o amor. Não se viva da discórdia, mas na graça da união. E se alguma ofensa acontecer, o perdão não demore a chegar.
Desejamos viver em paz, com alegria, na esperança e iluminados por vós, cumprindo a missão de levar esses dons a todas as pessoas. Fortalecei, Senhor, o amor e a fidelidade entre os esposos e a harmonia entre os filhos, em nossa casa.
Suplicamos vos rogamos, Senhor Deus, que concedais a vossos servos, pela intercessão gloriosa da bem-aventurada sempre Virgem Maria sentimentos de bondade, de tolerância, de piedade e de amiga compreensão. Livrai-nos de tudo que impede a fraterna comunicação.
Abençoai, Senhor, a nossa família, neste novo ano, e por todo o sempre. Amém.

UM ANO DE 2009 SANTO NA GRAÇA DE DEUS


Colaboração de:

LILI e CONSTANTINO
Equipes de Nossa Senhora – ENS
Equipe 22 – Nossa Senhora do Carmo - Setor A
Movimento das Comunidades Nossa Senhora da Esperança – CNSE
Belém-Pará

sexta-feira, 26 de dezembro de 2008

FELIZ ANO NOVO


Prá você, amigo(a),
Que fez do sol seu guia,
De cada manhã um lindo dia
De cada noite uma canção!
Prá você, que fez da Estrela D`alva
Seu caminho
Deu comida aos passarinhos
E repartiu com o homem seu pão!
Prá você, que teve um gesto amigo:
Um papo, um alento e deu abrigo
E estendeu sua mão!
Prá você, que fez da dor a esperança;
Que fez sorrir uma criança
E que amou de coração!
Prá você, que vive a pobreza a fundo
Nas manjedouras do mundo
E não deixou o tempo ir em vão!
Prá você, que é amigo,
e prá você,que ao inimigo presenteou com
Seu perdão!
Prá você, Amigo(a) que sente!
Prá você, Amigo(a) que é gente!
Feliz Ano Novo

sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

ORAÇÃO DE NATAL



Senhor, nesta Noite Santa, depositamos diante de Tua
manjedoura todos os sonhos, todas as lágrimas e
esperanças contidos em nossos corações.
Pedimos por aqueles que choram sem ter quem lhes
enxugue uma lágrima.
Por aqueles que gemem sem ter quem escute
seu clamor.
Suplicamos por aqueles que Te buscam sem saber ao
certo onde Te encontrar.
Para tantos que gritam paz, quando nada mais
podem gritar.
Abençoa Jesus – Menino, cada pessoa do planeta Terra,
colocando em seu coração um pouco da luz eterna que
vieste acender na noite escura de nossa fé.
Fica conosco, Senhor!

Assim seja!
Obrigado pelo seu carinho e atenção. Que neste Natal, Jesus

Cristo faça morada em seu coração trazendo Paz e Prosperidade
no ano de 2009.


Com um abraço carinhoso,
Equipe 01 – N.S.da Assunção
Dezembro / 2008

EXPERIÊNCIA COMUNITÁRIA - EXPANSÃO DO SETOR


Após um discernimento realizado por todos os casais do Setor Lagos, a pedido do Casal Responsável da Região, Ester e Renato, e por contarmos em nossos quadros com casais responsáveis, atuantes, empenhados em levar o nome do nosso Movimento a outras comunidades de casais, chegamos à conclusão que já possuímos bases sólidas para iniciar o trabalho de expansão do Setor Lagos. Aceitando o convite do nosso CRS Letícia e Laudir para ajudá-los nesta tarefa, começamos a preparar algumas reuniões de estudo com o objetivo de formar os Coordenadores de Experiência Comunitária, pois aqui no nosso Setor não temos nenhum casal preparado e com essa formação.
Estamos, portanto, numa etapa de estudo, planejando as reuniões dos grupos de casais e organizando o calendário, tudo com bastante calma, sem atropelos.
Gostaríamos de ressaltar, porém, e já vimos que esta é a proposta da Região, que este crescimento, esta expansão, aconteça de maneira cuidadosa, sem pressa, dentro do que propõe o próprio Movimento, ou seja, com um período de Experiência Comunitária e, futuramente, com equipes a serem pilotadas.
Estão participando conosco, além do CRS Letícia e Laudir, os casais que serão os Coordenadores dos Grupos, são eles: Marizeth e Chico, Gracinha e Bené, Nicinha e Cilésio, Nazareth e Ives, Vanda e Roberto, Kátia e Sergio e Ana e Ledinho.
Talvez, posteriormente, uma nova Formação para Casais Piloto também se faça necessário, dependendo dos compromissos assumidos pelos casais que já possuem esta formação.
Rogamos ao Nosso Senhor Jesus Cristo, que envie seu Espírito Santo sobre nós, dando-nos a sabedoria necessária para cumprirmos com a missão de sermos “Testemunhas do Sacramento do Matrimônio para outros Casais”.


Tereza e Reizinho
Equipe 01 – N.S.da Assunção
Casal Expansão do Setor Lagos

segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

COMUNICADO DO CASAL PROVINCIAL


Queridos casais e Pe. Mundinho,Paz e Bem!

Com muita alegria, temos a honra de comunicar-lhes que já saiu a "fumacinha branca"... e temos o nome do Casal que, a partir de agosto/2009, será o novo Casal Responsável pela Super Região Brasil, até 2014, se Deus quiser. Trata-se do casal que foi responsável pela Província Nordeste, até 2007, Cida e Raimundo. Ele mora em João Pessoa, Paraíba.Gostaríamos que todos vocês enviassem, via e-mail, uma mensagem ao casal, marcando assim, o carinho de nossa Província em recebê-los no Colegiado Nacional e o desejo de que sejam muito felizes na nova missão.Também pedimos que em suas orações não esqueçam do nome desse casal escolhido por Deus para dar continuidade à trajetória das ENS no Brasil.

Com afeto Graça e Juarez

Cida e Raimundo - maa@hs24.com.br

sábado, 13 de dezembro de 2008

CARTA AOS NOSSOS IRMÃOS DA PARÓQUIA DE N.S.D'ASSUNÇÃO

Queridos irmãos

Tomamos a liberdade de nos dirigir a vocês, como membros da Paróquia N. S. d’Assunção, motivados pela necessidade de prestar alguns esclarecimentos sobre comentários e dúvidas, que nos chegam, acerca do Movimento das Equipes de Nossa Senhora do qual participamos.
Consideramos que, por ser um Movimento novo em Cabo Frio e na própria Região dos Lagos, alguns membros da nossa comunidade paroquial por desconhecimento da sua História, do seu Carisma, da sua Mística e da sua organização dentro da Igreja Católica Apostólica Romana, acabam por fazer comentários errôneos que deturpam seus objetivos. Para ajudá-los faremos inicialmente um pequeno relato histórico sobre as ENS.
O Movimento das Equipes de Nossa Senhora nasceu na França em 1938. No dia 25 de fevereiro de 1939 nasce a primeira equipe do Movimento. Sustentado pela oração dos casais equipistas, é elaborado um documento chamado a “Carta das Equipes de Nossa Senhora” (Estatuto), promulgado no dia 08 de dezembro de 1947. Em 1960, o “Pontifício Conselho para Leigos” confere às Equipes de Nossa Senhora o reconhecimento como “Associação Católica Internacional” e, enfim em 1992 é publicado um decreto (conforme norma dos cânones 298-311 e 321-329) reconhecendo as ENS como uma “Associação de Fiéis de Direito Privado”. O Brasil foi o terceiro país a receber o Movimento da Equipes de Nossa Senhora, mas foi o primeiro país do mundo, de língua não francesa, a adotá-lo, fato este ocorrido oficialmente no dia 13 de maio de 1950, em São Paulo.
Em Cabo Frio, ao assumir a Paróquia de N.S.da Assunção, o Pe. José Julio, que já era sacerdote equipista em Niterói, começou a formar alguns grupos de casais para estudo de temas relacionados à família. Acreditamos que a sua intenção principal já era a de apresentar as ENS aos casais de nossa Paróquia, o que veio a acontecer após termos sido convidados por ele para uma reunião de esclarecimentos, em agosto de 2002, com a participação de alguns casais equipistas de Niterói e São Gonçalo. Depois de várias etapas serem cumpridas, finalmente no dia 14 de fevereiro de 2004, passamos a existir oficialmente como Setor Lagos, formado por dez equipes, nove com a participação de casais da Paróquia de N.S.da Assunção e uma equipe com a participação de casais do 2º Distrito (Botafogo e Unamar), membros da Paróquia de N.S. Fátima. Acreditamos que, pelo fato da maioria dos casais equipistas do Setor Lagos serem da Paróquia de N.S.da Assunção (característica nossa, não sendo tal fato repetido em outras cidades como Niterói, São Gonçalo, etc.), o Movimento das Equipes de Nossa Senhora, seja confundido como um “movimento paroquial” ou “diocesano”, a exemplo de outros ligados à Pastoral Familiar. O nosso Carisma é a “espiritualidade conjugal”, ou seja, caminhamos para descobrir as riquezas do sacramento do matrimônio, viver uma espiritualidade conjugal e para dar testemunho do casamento cristão na igreja e no mundo, utilizando para esse fim de momentos de intensa oração (individual, em casal, em equipe, no Setor, etc.), e estudo de temas e de documentos ligados à família e à igreja. Entendemos que as ENS preparam e dão subsídios aos casais para atuarem de forma mais efetiva em sua paróquia. Não somos um movimento de ação, mas de oração e formação, porém os casais que formam nossas equipes participam ativamente em diversos Movimentos e Pastorais da Paróquia a que pertencem. Somos hoje, na Paróquia de N.S.da Assunção, cerca de 70 casais atuando no E.C.C., Cursilho, Vicentinos, Conselho de Pastoral e Administração, Pastorais do Dízimo, Batismo, Catequese, Liturgia, Noivos, Meces, Acólitos, Adolescentes, Aids, Sobriedade, etc...
Finalizando, esclarecemos que o Movimento das Equipes de Nossa Senhora não é o único, o melhor ou o mais importante Movimento Familiar da Igreja ou com presença na comunidade paroquial, e nem pretende acabar ou diminuir com a importância deste ou de outro Movimento existente, ao contrário, consideramos que todos os Movimentos relacionados à família cristã são importantes, se complementam e colaboram na construção de uma sociedade onde os valores cristãos e da família se façam presentes. Cabe unicamente a cada casal procurar aquele que atenda melhor à sua vocação.
As Equipes de Nossa Senhora desejam ajudar os casais unidos pelo Sacramento do Matrimônio a viver plenamente segundo o Evangelho, com o suporte dos membros de uma equipe e a força do Movimento como um todo. Queremos ser: “Testemunhas do Sacramento do Matrimônio para outros casais”.
Com um fraternal abraço na Paz de Cristo e no Amor de Maria.





Tereza e Reizinho – Equipe 1 – N.S.da Assunção – Setor Lagos.



segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

"NATAL DE LUZ" "NATAL SEM FOME"


ORAÇÃO À NOSSA SENHORA DA IMACULADA CONCEIÇÃO



Santíssima, que fostes concebida sem o pecado original
e por isto merecestes o título de Nossa Senhora da Imaculada Conceição
e por terdes evitado todos os outros pecados,
o Anjo Gabriel vos saudou com as belas palavras:
"Ave Maria, cheia de graça";
Nós vos pedimos que nos alcanceis do vosso Divino Filho
o auxílio necessário para vencermos as tentações
e evitarmos os pecados e,
já que vós chamamos de Mãe,
atendei-nos com carinho maternal
e ajudai-nos a viver como dignos filhos vossos.
Nossa Senhora da Conceição, rogai por nós.
Amém.

UMA EXCELENTE SEMANA NA PAZ DE DEUS.
LILI e CONSTANTINO
Movimento das Equipes de Nossa Senhora – ENS
Eq. 22 – Setor A – Nossa Senhora do Carmo
Movimento das Comunidades Nossa Senhora da Esperança – CNSE
Belém – Pará

domingo, 7 de dezembro de 2008

08 DE DEZEMBRO - NOSSA SENHORA DA IMACULADA CONCEIÇÃO


Com as palavras “Maria Concebida Sem Pecado” confessamos, que Maria, por uma exceção especial, em virtude dos futuros merecimentos de cristo, desde o primeiro instante de sua vida ficou isenta do pecado original e revestida foi da graça santificante. Não é assim com as outras criaturas humanas. Desde o princípio da nossa existência, carecemos da graça santificante, sendo que esta graça estatui um verdadeiro pecado, não pessoal, é claro, mas um pecado da natureza, chamado pecado original por ser uma conseqüência do pecado dos primeiros pais.
O mistério da Imaculada conceição, exclui o pecado, isto é, o pecado original e conseqüentemente duas coisas, inseparavelmente ligadas a este: A desordenada concupiscência e o pecado pessoal; inclui, porém, a posse da graça santificante. O que tem nome de pecado, é a ausência culpada da graça santificante. A presença desta significa a ausência, a extinção daquele. Maria, desde o princípio era possuidora da graça santificante e, junto com esta, de todos os bens que a acompanharam, isto num grau não comum, mas numa abundância tal, que Santo nenhum até o fim de sua vida chegou a possuí-la. Inerente a este dom da graça santificante se achava outro privilégio, o da perseverança final. Também Eva possuía inicialmente a graça santificante; perdeu-a, porém, pela transgressão do Mandamento de Deus. Não assim Maria. Na sua vida não houve um momento sequer, em que se visse privada da graça de Deus; pelo contrário: esta lhe crescia de maneira tão exuberante, que não podemos dela formar idéia.
A alma, ou o coração de Maria no mistério da Imaculada Conceição não é comparável a um recipiente, puro sim, e sem mácula, destituído entretanto de qualquer adorno; antes se assemelha com um vaso riquíssimo transbordando de todas as espécies de tesouros e preciosidades da ordem sobrenatural; obra-prima, maravilhosa da terra e do céu, da natureza e da graça de Deus e a complacência do divino artífice seu Criador.
Não como nós, pobres filhos de Eva, desfigurados pelo pecado, semelhantes a tristes espinheiros, crestados pelo sol, Maria pelo contrário se ostenta bela, luminosa, envolta em claridade celestial, qual lírio puríssimo, encanto dos Anjos e dos Santos do céu. “Como a açucena entre os espinhos, assim é a minha amiga entre as donzelas”. (Cant. 2, 2)
O mistério da Imaculada Conceição é de suma importância, sem restrição alguma, belo e glorioso.