segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

CAMPANHA DA FRATERNIDADE


Durante a Quaresma, a CNBB promove a Campanha da Fraternidade. O tema deste ano: Fraternidade e Segurança Pública; e o lema: "A Paz é Fruto da Justiça" (Is 32,17). A Campanha de 2009 traz o objetivo de debater sobre a segurança pública, com a finalidade de colaborar na promoção de uma cultura da paz, fundamentada na justiça social. Infelizmente, há situações de conflitos sociais no Brasil e no mundo todo. E todos os conflitos sociais têm ligação direta com a prática da injustiça. A situação de violência que gera a insegurança pessoal, tanto nas ruas, como dentro das casas, tem raiz nos desajustes presentes na sociedade, e também nos indivíduos. Então, somos convidados a refletir sobre as causas de tanta insegurança. Mas, podemos acreditar que será possível a construção de uma sociedade transformada pelos valores do Evangelho.

A sociedade atua sobre nós, e nós atuamos sobre a sociedade, na medida em que somos capazes de realizar projetos transformadores. Temos ciência da nossa fragilidade quando procuramos agir sozinhos. Porém, sabemos da nossa força quando procuramos agir de modo comunitário e organizado. Não podemos nos acostumar com a realidade da violência que torna vítimas tantas pessoas ao nosso redor. Na família, no trânsito, na escola, no campo; também a violência contra a natureza, contra os direitos humanos, a violência praticada pelos poderosos e corruptos, pelo tráfico de drogas e pela exploração sexual têm de ser denunciadas e combatidas.

A paz – palavra Hebraica SHALOM – resume tudo de bom que Deus quer oferecer à Humanidade: bem-estar, felicidade, saúde, segurança, equilíbrio, harmonia. Diante de tão grande tarefa, concluímos que a paz é uma obra a ser feita em mutirão. Por isso, será necessário que colaboremos para promover a cultura da paz e da justiça.


Pe. Luís Rodrigues Batista, C.SS.R.
Revista de Aparecida, Editorial-fev. 2009

Nenhum comentário: