quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Novo Bispo


Papa nomeia novo bispo para Diocese de Divinópolis



MONSENHOR TARCÍSIO NASCENTES DO SANTOS É NOMEADO BISPO DA DIOCESE DE DIVINÓPOLIS


O Santo Padre o Papa Bento XVI nomeou dia 11 de fevereiro de 2009 o S.. Exª. Revmª. MONSENHOR TARCÍSIO NASCENTES DOS SANTOS para suceder a S. Exª. Revmª. DOM JOSÉ BELVINO DO NASCIMENTO como 4º. Bispo Diocesano da Diocese de Divinópolis em Minas Gerais.


HISTÓRICO
Monsenhor Tarcísio Nascentes Nasceu aos 27 de Fevereiro de 1954, em Niterói-RJ. Ingressou no Seminário Menor de São José da Arquidiocese de Niterói, aos 29 de Fevereiro de 1964. Passou para o Seminário Maior em 1972, cursando a Filosofia (1972 a 1974) na, então, Escola Teológica da Coagregação Beneditina do Brasil (Mosteiro de São Bento do Rio de Janeiro). Permanecendo ligado à Arquidiocese de Niterói, iniciou a Teologia no Seminário Maior de Mariana (1975 até meados de 1976) e, retornando ao Seminário de Niterói, a concluiu na Escola Teológica da Congregação Beneditina do Brasil (2a metade de 1976 a 1978). Foi ordenado sacerdote aos 08 de Dezembro de 1978. Da ordenação sacerdotal até os estudos em Roma: Pároco da Paróquia de São Domingos, em Niterói; Vice-reitor e ecónomo do Seminário; Pároco da Paróquia de Nossa Senhora de Nazaré, em Saquarema. Estudos em Roma (1985 a 1991) • Bacharelado em Teologia em 14 de Outubro de 1985, no, então, "Centmm Academicum Romanum Sanctae Crucis - Sectio Theologiae11 (Sectio romana da Universidade de Navarra). • Mestrado em Teologia, com especialização em Teologia Sistemática, de Outubro de 1985 a Junho de 1987, no, então, "Centrum Academicum Romanum Sanctae Crucis - Sectio Theologiae". Tesina: Introdução à obra teológica de Cirilo Folch Gomes, OSB. Aspectos de sua compreensão da natureza da teologia. • Doutorado em Teologia, com especialização em Teologia Sistemática, de Outubro de, 1987 a Janeiro de 1992, pelo "Athenaeum Romanum Sanctae Crucis - Facultas Theologiae1. Tese: Introdução ao discurso antropológico de João Paulo II. ("GS" 22 e "GS" 24 no programa do atual Pontífice) "Thesis ad Doctoratum in S. Theologia totaliter edita", Romae 1992, 376 páginas. Do retorno à Arquidiocese até hoje » Pároco da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição - Ilha da Conceição, PróVigário Geral, Diretor Espiritual do Seminário, Membro do Conselho Presbiteral. 9 Cursou o mestrado em Direito Canónico no Instituto Superior de Direito Canónico do Rio de Janeiro, sem, porém, concluí-lo com a elaboração da tese final. » Membro da Comissão Regional dos Presbíteros, Sócio da Sociedade Brasileira de Canonistas e da ANPB. • Desde 1996: Pároco da Paróquia de Nossa Senhora de Fátima, da Venda da Cruz e Conselheiro Espiritual das ENS; desde o final de 2004, Vigário Episcopal do Vicariato Niterói Norte; desde 2005, Diretor do Instituto Filosófico e Teológico do Seminário São José. » Professor de Teologia Fundamental e Teologia Sistemática: na Faculdade de São Bento, do Mosteiro do Rio de Janeiro; no Instituto Filosófico e Teológico do Seminário São José e no Seminário Maior da Diocese de Nova Friburgo.

A Diocese de Divinópolis através do Bispo DOM JOSÉ BELVINO DO NASCIMENTO felicita Monsenhor Tarcísio pela nomeação e roga copiosas bênçãos a DEUS PAI ao novo pastor.

Nenhum comentário: