sábado, 28 de abril de 2012

CASAL RESPONSÁVEL DE EQUIPE

Rose e Geraldo - Casal Responsável da Equipe 01, Nossa Senhora da Assunção

Escrever uma pequena reflexão sobre aquilo que é o Casal Responsável de Equipe apegando-me aos textos ou documentos das equipes talvez não acrescentasse nada de novo já que todos nós conhecemos aquilo que está nos estatutos. Então pensei em fazer uma reflexão a partir da mística que deve estar por detrás do casal responsável da equipe, mas também da própria equipe.

A equipe é a celula base do movimento das ENS e dentro de cada equipe cada ano se elege dentro do seu seio, um casal responsável. Este casal deve encorajar e estimular a oração, os esforços e as ações dos outros casais. Ao longo do ano, eles asseguram o bom desenvolvimento da vida da equipe, além de manter uma relação muito estreita com o casal ligação.

Mas, sem duvida, nada disso teria um sentido se nós não entendessemos a exigência que Deus nos faz como equipistas e, claro, neste caso especifico, como Casais Responsáveis de Equipe, exigência expressada para os equipistas como o amor incondiconal à familia: a primeira Igreja é a doméstica. Um outro passo que acredito seja importante dentro deste serviço é o de contemplar no humano a presença de Deus... aqui é preciso entender a ascese das ENS. Entenderemos aqui por ascese o esforço praticado tendo em vista um aperfeiçoamento. Digamos então que temos a obrigação de olhar em cada um dos outros membros da equipe a presença de Deus e isso já seria motivo para adorar e amar os nossos irmãos de equipe já que neles está à presença de Cristo, o próprio Deus que vem ao nosso encontro, mas sem dúvida isto só poderá ser realizado a quem realmente entendeu o significado do Mistério, do fato de ser equipista: Deus está aqui!!!!

A consciência contemplante cresce na medida em que nosso relacionamento fraterno aumenta em laços sólidos e profundos, não basta estar do lado do outro é necessário estar COM o outro, PELO outro, NO outro (com, por, em Cristo). Este primeiro passo é condição, antes que uma provocação: “quem disse que ama a Deus e não ama o seu irmão é um terrível mentiroso.”

Observemos a importância que tem este simples ato de presença. O estar diante do Senhor, em ato de adoração passa primeiro pelo OUTRO, como dom dessa presença gratuita e misteriosa.

A palavra Contemplar pode ser dividida assim: Com Templar, é o ato de tirar fio, afiar, amolar, tirar ponta. O ato de contemplar está ligado ao entrar dentro: penetrar...

A contemplação, antes de tudo é uma ação antes de um estado. Daí que o ser casal responsável de equipe não seja simplesmente uma função como tal, mas é um ato de olhar nos outros membros da equipe essa presença viva de Deus. Mas antes de tudo, ser essa presença e essa contemplação no meio dos seus irmãos. É ai que está o sentido profundo de realmente ser responsável de uma equipe, que é mais do que um serviço é uma missão: a de levar toda a equipe a fazer uma experiência profunda do amor de Deus nas suas vidas, na parte pessoal, conjugal e familiar.

O olhar contemplativo de Pe. Caffarel é o útero onde nascerá todo equipista que realmente quer se tornar discípulo-missionário. Das gotas dessa contemplação, o DNA do agir do nosso ser equipistas, da vivência do Evangelho, para com isso alcançar a santidade conjugal.

Então, é necessário descobrir que o Carisma que o Pe. Caffarel nos transmite é mais que um estado de enamoramento, é antes de tudo um jeito de amar. De nada serve ser equipistas discípulos-missionários, se não fazemos Jesus Cristo conhecido e amado.




Pe. Eulalio A. Piñón fdcc

SCE Equipe 4 - Setor C Niteroi

SCE Equipe 9 - Setor Piabetá





Nenhum comentário: