quarta-feira, 5 de setembro de 2012

“EJNS - Equipes Jovens de Nossa Senhora”



Equipes Jovens de Nossa Senhora?! Como assim: Equipes de Jovens? E de Nossa Senhora?! EJNS? Mas, o que é isso?

Há uns dois anos, como muitos de vocês, não fazíamos ideia do que isso representava.

O que é?

Trata-se de um movimento católico internacional de formação espiritual que se destina a jovens, solteiros, dos 16 aos 30 anos. Uma proposta de vivência e amadurecimento da fé no seio da Igreja e do mundo que propicia encaminhamento à adesão a Cristo numa idade em que se fazem importantes escolhas de vida (matrimônio, consagração, profissão...). Uma Equipe de Jovens de Nossa Senhora é constituída por 8 a 12 jovens, um Casal-Acompanhador e um Conselheiro Espiritual.

Primeiros passos?

Em 1976, no Encontro Internacional das Equipes de Nossa Senhora (ENS), na França, um grupo de jovens que estava lá com suas famílias quis experimentar uma comunidade semelhante à de seus pais. “Christine d’Amonville, filha do casal responsável internacional da época, decidiu organizar, paralelamente ao encontro, uma reunião para os filhos dos casais participantes. Para isso, contou com a colaboração do Pe. Guy Thomazeau.” (http://www.portalcatolico.org.br).
“Desde então, as EJNS se espalharam por todo o mundo e hoje possuem cerca de 5.000 membros em 12 países: Brasil, Canadá, Portugal, Espanha, Itália, França, Estados Unidos, Costa Rica, Angola, Líbano, Síria e Moçambique.” (https://www.facebook.com/ejnsrio/info).

Como está no Rio de Janeiro?
O Setor Rio de Janeiro, cuja padroeira é Nossa Senhora das Graças, compreende os seguintes municípios: Rio de Janeiro, Niterói, São Gonçalo e Teresópolis e consta de 17 equipes: seis formadas em Niterói e uma, em processo de pilotagem; sete, em São Gonçalo e uma, em pilotagem; quatro, no Rio de Janeiro, assim distribuídas: uma, em Benfica, três, no Recreio, e uma em pilotagem, na Ilha do Governador. Além delas, o Setor, também, é composto por uma equipe pertencente à Teresópolis.

Por que aceitamos o convite para escrever sobre as EJNS?
Em 2010, nosso filho Felipe nos comunicou que passaria a integrar a EJNS. Ele havia sido convidado pelos amigos gêmeos André e Allan, filhos do atual CRS São Gonçalo A, Dilma e Jorge. Surpresos com aquela decisão resolvemos buscar mais informações. Após esta abençoada opção do Felipe, inúmeras vezes, conseguimos rezar juntos, às 18 horas, o time out (oração específica para os jovens) e o Magnificat. Nossos diálogos mais densos nos aproximavam a cada dia. As missas em família eram constantes. Como agora Felipe mora em Ponta Grossa-PR, não tem participado das reuniões de sua equipe, a de Nossa Senhora do Ó!, sempre carinhosa com ele.
Algumas sementes já brotaram: Nossa filha, Bia, também “entrou” para o Movimento, meses depois. Ela integra, muito feliz, a Equipe de Nossa Senhora de Schöenstatt e a Equipe de Eventos do Setor Nacional. Em abril de 2011, aceitamos o convite para sermos Casal- Acompanhador da amada Equipe de Nossa Senhora de Guadalupe-Niterói, cujo Conselheiro Espiritual, o Pe Douglas Fontes (na época, Diácono), com humildade, acolhimento e jovialidade, nos envolvia/envolve com sua competência e serenidade. João Paulo, um dos jovens desta equipe, é filho do casal Neisa e Beda (Eq. 7 - Setor Niterói A).
Nos eventos dos quais participamos, somos sempre recebidos com muita alegria: orações, abraços, retiros, sorrisos, almoços. Houve, no domingo (15/04), reunião de Interequipes lá em casa, das 9h às 13h. (Esta prática de Interequipes começou há dois anos, por sugestão de um Casal - Acompanhador das EJNS que também faz parte da ENS). Estávamos viajando (PR), mas, ao chegarmos, na 3ª-feira,
ainda era sensível no olhar e na voz da Bia que a manhã havia sido cheia de graças.

O que este assunto tem a ver com vocês, queridos Casais-Equipistas?

-Há várias equipes à espera de mais jovens: Quem sabe seus filhos, netos, sobrinhos, filhos de amigos se interessem?
-Há outras, necessitando de Casais-Acompanhadores. Afinal, o que faz um Casal-Acompanhador?
“O Casal deve ser como o ‘irmão mais velho’ dos jovens equipistas... amar a sua Equipe.” Os jovens nos ajudam em nossa “vida de fé pessoal e em casal... e nos mantêm jovens também.”

-Há algumas, sem Conselheiros Espirituais. Conversem com Freiras, Diáconos, Padres - amigos.
Vocês já pensaram na possibilidade de alguns destes jovens virem a ser futuros Casais Equipistas? Para nós, é motivo de júbilo que, em nosso Setor, alguns casais vivenciem a experiência de seus filhos serem jovens equipistas (cf. Equipe Nossa Senhora do Sorriso).
Em setembro, haverá o ENCONTRO NACIONAL das EJNS, em Mendes-RJ. Para a proveitosa concretização deste evento, os jovens contam com nossas orações e no$$o apoio.
A UNIDADE entre as ENS e as EJNS é como seiva que fortalece estes movimentos, sob a proteção de Nossa Senhora. Agradecemos a ajuda de José Carlos Junior Carvalho, Responsável do Secretariado Nacional das EJNS, que nos forneceu dados atualizados sobre as EJNS. Caso vocês queiram conhecer melhor este movimento ou desejam participar das equipes, eis e-mail muito útil:  contato@ejnsbrasil.com.br
Muito válida é a leitura da Carta Mensal das Equipes de Nossa Senhora, de abril/1989 e do livro “Equipes de Nossa Senhora no Brasil – Ensaio sobre seu histórico”, escrito por Nancy Cajado Moncau.
Equipes de Jovens de Nossa Senhora – EJNS, um caminho de crescimento cristão e humano em comunidade, em equipe - ousamos acrescentar: e em família!


Nosso abraço.
Regina e Camacho - Equipe 13

Nenhum comentário: