sexta-feira, 14 de setembro de 2012

PALAVRA DO SACERDOTE


A Santa mãe Igreja, no mês de setembro, celebra a Palavra de Deus, dando aos seus filhos a oportunidade de mergulharmos ainda mais nos mistérios divinos que necessitamos tanto. Por que temos necessidade de destacar o mês de setembro como o mês da bíblia? Caríssimos, porque infelizmente o mundo vem passando por uma doença que fere os nossos ouvidos à escuta da Santa Palavra de Deus.
Se pararmos um pouco onde estamos, com certeza, notaremos a gama de sons que existe ao arredor e nem sempre são agradáveis, contudo este exterior não é tão determinante, apesar de incomodar, quanto o som que ecoa em nosso interior. E nos tornamos surdos para Deus, pois a atenção que deveria ser devida e exclusiva à voz do Criador é dilacerada pelo barulho das preocupações, os estardalhaços das tarefas e os ruídos das nossas dores e intransigências da vida. Como se não bastasse a surdez, passamos a desconhecer as palavras e com o passar do tempo nem falamos mais, nos tornamos mudos com grande conhecimento de sons e pouco conhecedor, senão desconhecedores, da Palavra.
A igreja nos oferece o único e Santo remédio para cessar esta doença: Cristo, Palavra do Pai. É por isso que somos conduzidos na Igreja ao encontro com o Senhor mais intensamente na Palavra, para que assim possamos passar da doença à cura, conforme nos diz o evangelho de São Marcos:
E levantou os olhos ao céu, deu um suspiro e disse-lhe: Éfeta!, que quer dizer abre-te!
No mesmo instante os ouvidos se lhe abriram, a prisão da língua se lhe desfez e ele falava perfeitamente.(Mc 7,34-35).
Celebrar o mês da bíblia é receber de Deus a graça de recomeçar e de assumir a alegria da cura que nos impulsiona a falar, mas não só perfeitamente, como também falar da perfeição de Deus, ou seja, ser profeta e discípulo do Cristo.
Vivamos então este mês intensamente como os que precisam romper com os ruídos e se deliciar com a Palavra de Deus que nos liberta ao belo canto da vida em Deus.

Pe. Allan - SCE Setor Niterói A e Região Rio IV

Nenhum comentário: