sábado, 21 de novembro de 2009

O DESAPEGO


Vivemos numa sociedade chamada de consumo. Diariamente há muitas solicitações para comprar isso, adquirir aquilo. Dizem que assim teremos felicidade.
Jesus vem com uma contraproposta. Ele entra em choque com os padrões atuais. Pede que renunciemos e sacrifiquemos prazeres imediatos em favor de algo mais nobre e sublime: possuir Deus como o objeto mais importante de nossa vida. Ser cristão, então, é ser uma pessoa controlada e disciplinada por causa de nosso amor a Jesus. É poder resistir às tentações que nos atacam.
Uma dos grandes mestres da vida espiritual, Santo Afonso, usou a palavra desapego (i.e. Distacco) frequentemente. Apresenta-o como meio para alcançar a santidade e aumentar o nosso amor a Jesus. “Quem ama de verdade a Jesus Cristo desprende-se de todos os sentimentos de poder, e de toda ambição que nasce do amor próprio”.
Segundo Santo Afonso, não é possível dizer que alguém ama Jesus, se recusa renunciar a alguma coisa. Uma frase dele era: Deus está pronto para dar-se todo a quem tudo deixa por seu amor.
Um só fio amarrado na pata de um pássaro não deixa a ave levantar voo. Num coração cheio da busca de prazeres e de outros bens materiais não sobra espaço para Jesus. Uma das primeiras leis da amizade é que a pessoa que ama esteja disposta a renunciar a certas coisas, a fim de amar mais o amado. A única coisa que Jesus pede de nós é o nosso coração. Ele o quer livre de outras atrações.
Um atleta busca a vitória; um estudante quer passar no exame. Sacrificam a ida a uma festa, ficam em casa, não bebem nem fumam. Renunciam voluntariamente a tudo aquilo que é obstáculo para alcançar seu ideal. Quem ama Jesus despoja-se de qualquer barreira que o separa do amor de Cristo. Carregar a cruz sempre foi uma das condições para ser discípulo de Cristo.
Ouçamos a voz do grande mestre, Afonso, que nos indica como chegar a amar mais Jesus.
· Não se preocupe em buscas exageradas de coisas materiais, etc. “O que só a Deus procura sente-se abastecido, e em tudo o que acontece encontra alegria”.
· Ter a ambição de ser alguém na vida é algo valido. Mas tenha a ambição, também, de ser santo, renunciando a tudo que pode interferir com o seu empenho. “Quem não faz uma entrega total a Deus nunca fará uma descoberta total de Deus”.
· Alguém com uma cabeça dura não está aberto a ouvir as mensagens de Deus. Às vezes é necessário renunciar a nossas próprias ideias e desejos, a fim de seguir Jesus. “Em amar a Deus consiste todo o bem, e amar a Deus está em cumprir sua vontade”.
· Para aumentar nosso amor a Jesus, descubra a sua falta ou fraqueza principal. Ataque-a.
· Resista às seduções da carne.
· Canalize a força de suas paixões: odeie as injustiças; procure as riquezas do céu; admire as belezas da criação.
· O amigo de Cristo é modesto:
· No seu vestir – não gasta exageradamente na busca da moda. A pureza da alma enfeita melhor que qualquer joia.
· No comer – não vive para comer. Não reclama quando a comida não é do jeito que desejou.
· Nas conversas – não fica falando só de si o tempo todo.
· Escuta e aprende dos outros.
· Não corta a conversa do outro.
· Evita ofender o outro com brincadeiras de mau gosto.
· Evita viver uma vida fácil e mimada. Jesus teve a coragem de enfrentar a sua Paixão porque estava acostumado a renunciar a pequenos prazeres. – Não vos deixeis levar da grandeza, mas acomodai-vos às coisas humildes” (Rm 12,16).
Pe. Luis Kichner

Nenhum comentário: