sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

"CONJUGALIDADE - II"


Por ter sido a “Conjugalidade” tema de palestra no Encontro Anual dos Casais Responsáveis de Equipe da Região Rio IV, do qual participamos, e por estarmos apresentando o mesmo assunto aos casais das cinco equipes do Setor Lagos que participam da Pilotagem, tomamos a iniciativa de postar no nosso blog o texto “AMOR E CONJUGALIDADE”.
O referido texto, como pode se ver no blog, procura tornar clara a idéia da conjugalidade buscando as origens da palavra. Porém por não concordar com o sentido etimológico da palavra “conjugalidade” apresentado no texto, o Falcão, equipista de Recife com o qual fizemos amizade em Lourdes, realizou nova pesquisa, que nos foi enviada através de mensagem por Lourdinha, sua esposa, e que publicamos abaixo.


Olá amigos Tereza e Reizinho

Boa tarde!

Há uns anos atrás tivemos como Tema de interequipes este assunto de Conjugalidade e o Falcão não ficou contente com a citada origem da palavra, mas esqueceu. Agora novamente aflora este assunto, que inclusive está em Carta Mensal de 1999. Saindo inclusive no Cantinho do Pe. Cafarrel. Como você também colocou em nosso e-mail tomei a liberdade de lhes enviar esta nova interpretação. E através de pesquisa em textos latinos ele descobriu o que acha ser a origem da palavra conjugalidade no sentido que a empregamos. De fato é algo mais salutar, sem agressão ao nosso Sacramento do Matrimônio cristão. Nós demos um testemunho da nossa conjugalidade no EACRE. Ele explicou a sua verdadeira etimologia, obtida por meio de pesquisas.

Com carinho e orações de Lourdinha do Falcão.


CONJUGALIDADE
Origem da palavra:
Depois de algumas pesquisas em dicionários e escritos latinos, descobrimos a origem da palavra conjugalidade, concluindo que ela não vem como muitos pensam de jugum que significa canga, peça de madeira que unem dois animais ou dois escravos, obrigando-os a fazer o mesmo serviço e a mesma jornada ao mesmo tempo, contra a sua vontade.
Esta palavra jugum foi usada com referência ao casamento por Horácio (Hor. O. 3, 9, 18), poeta romano, solteirão e, portanto contra o matrimônio. Ele a utilizou satiricamente.
A palavra latina que dá origem a conjugalidade, no sentido que a empregamos, é o adjetivo conjugalis, empregado por Tácito (Tác. Germ. 18), historiador romano, quando elogiava as virtudes dos primitivos casais romanos, que com sua simplicidade, união de esforços, busca de um ideal comum, esforço comum em busca da verdade, construíram os alicerces da antiga República Romana, donde se originou o grande Império Romano.
É pelo elogio do pater e da mater famílias que se originou a palavra conjugalidade, no sentido que a empregamos no Movimento.
Pesquisa realizada por Francisco de Paula FALCÃO da Lourdinha – Equipe Nossa Senhora da Saúde – Setor B – Recife - PE

Nenhum comentário: