sexta-feira, 25 de maio de 2012

A importância da Formação

Todos nós, casais cristãos abastecidos da Graça de Deus pelo batismo, devemos cultivar e desenvolver a formação, que deve ser permanente. A formação cristã cria unidade de conhecimento e de prática de fé.

Precisamos aprofundar e atualizar os nossos conhecimentos cristãos e buscar uma fé doutrinalmente sólida, com sentido autêntico para nossa vida pessoal e em casal.

O Movimento das Equipes de Nossa Senhora sempre preocupado em formar casais missionários, nos motiva a escutar o chamado de Jesus: "Vem e Segue-me". Fomos agraciados pelo Sacramento do Matrimônio e Deus nos diz: "casal cristão, tu és o meu orgulho e minha esperança. Sobre ti carregas toda a minha consideração, toda a minha glória, és para o universo a grande razão de esperanças... porque tu és o amor".

Observem o amor infinito e a confiança que Deus tem por cada um de nós! E a nossa resposta ao chamado vem do amor! Eu sirvo porque eu amo! O caminho se faz caminhando, como todos nós sabemos, mas devemos caminhar abastecidos de sabedoria como Salomão, que pediu ao Senhor um coração sábio e inteligente. Daí sim começa a nossa busca ao estudo, para que a concretização de nossa formação aconteça. É com o coração humilde que acolheremos a Palavra de Deus em nossas vidas.

No mundo de hoje encontramos mais facilidades para anunciar a Boa Nova, por isso nós, cristãos católicos, devemos estudar os documentos da Igreja (Encíclicas, Sagrada Escritura, Catecismo da Igreja Católica...) para nos abastecer de conhecimentos.

O Movimento das Equipes de Nossa Senhora nos oferece um tesouro para nosso crescimento. Mostra-nos a cada dia que precisamos estudar para ser um "casal cristão, reflexo do amor de Cristo". Oferece-nos os PCEs, que são meios concretos para nosso aperfeiçoamento e nos proporciona momentos de formação ao longo do ano.

Além disso, temos a Carta Mensal, o Enfoques, o livro Tema de Estudo que são ferramentas que nos levam a crescer como pessoa e como casal. Transmitir este tesouro aos demais, é uma tarefa que o Senhor nos confiou. Sem o estudo ficaremos vulneráveis e não foi isto que Pe.Caffarel quis. Ele fundou as Equipes de Nossa Senhora para que, através da oração e do estudo, o casal cristão abraçasse totalmente os planos de Deus e trabalhasse pelo seu reino no mundo.

Pe.Caffarel apresenta como modelo do casal cristão, o casal formado por José e Maria; seu casamento baseia-se num amor plenamente humano de dois corações totalmente entregues a Deus. É assim que devemos caminhar, cheios de fé, cheios da força do Espírito Santo para nunca hesitar em dizer sim, com o coração aberto à oração e aos ensinamentos, a fim de entender o Carisma, a Mística e o método do Movimento.

Por isso eis a proposta-desafio: estudar para que a nossa formação seja humana, comunitária, espiritual, intelectual, pastoral e missionária!

Peçamos então como aquela música que nos diz: "Que a graça de Deus cresça em nós sem cessar. E de Ti, nosso Pai, venha o Espírito Santo de Amor, pra gerar e formar Cristo em nós!"

E nunca nos esqueçamos da mensagem de Pe.Caffarel a todos nós casais: "Nunca deixeis de vos formar. Se a ação não vos permitir continuar vossa formação, a ação vos perderá!"

Alessandra e Gladston-Equipe 10 / Setor Lagos

Nenhum comentário: