terça-feira, 15 de outubro de 2013

O Apelo ao Serviço nas Equipes de Nossa Senhora (Documento da ERI - 2004)


“Se alguém aceita um serviço, que veja nisso um apelo de Deus” (1 P 4,11)
“Uma responsabilidade espiritual é sempre um apelo do Senhor e não pode ser deturpada. Quer dizer, é preciso manter a união com Cristo que no-la confiou”. (Padre Roger TANDONNET)
            Toda a responsabilidade nas ENS é um Serviço. O Movimento das ENS não é estruturado sobre os princípios das democracias políticas. Não estamos “ao serviço” porque propusemos a nossa candidatura, fazemos campanha com um programa constituído de promessas e estamos ligados a uma ou a outra maioria. Nós fomos chamados, não só pelos nossos méritos, mas porque o Senhor pousou o Seu olhar sobre nós.
            A propósito do serviço às Equipes de Nossa Senhora, o “Guia das ENS” diz “Muitas vezes, no mundo, responsabilidade é sinônimo de força e poder. Quando Cristo lavou os pés dos seus discípulos, ele mostrou-nos outra maneira de exercer a nossa responsabilidade nas Equipes de Nossa Senhora, pondo-nos ao serviço dos nossos irmãos e irmãs. Nas Equipes, a responsabilidade é um convite a um amor maior, e todas as responsabilidades são apelos ao serviço”.
            Isto resume perfeitamente o espírito do serviço nas ENS.
            Somos chamados a renunciar a nós mesmos para nos darmos aos outros. Não somente porque estamos ao “serviço”, mas porque, imitando o Mestre, queremos viver mais e radicalmente o nosso compromisso de cristão no mundo.
            Lembremo-nos, igualmente, que é o Senhor que chama, e que temos de nos colocar inteiramente em suas mãos. Só uma oração verdadeira e assídua, pode dar-nos as condições de confiança total na sua ação. É a altura de nos tornarmos suficientemente pobres de nós mesmos, para nos colocarmos à sua escuta, maleáveis ao seu Espírito.
“Deus não espera que sejamos os melhores, mas que façamos o melhor”.

“O trabalho nas ENS é um apostolado, é missão”.

Nenhum comentário: