quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Sentimento de Pertença




            É curioso como o verbo PERTENCER suscita algumas interpretações, nem todas compatíveis com a seiva das ENS. Pode sugerir, por exemplo, certa passividade, como se o equipista fosse refém de algo tomado à força e estivesse, assim, irreversivelmente possuído. Nada a se fazer, então. Ou que, apenas por fazer parte integrante do Movimento, a ação já foi concluída. Uma e outra levam ao mesmo  equívoco: ao acomodamento.
            A palavra "pertencer", na verdade, esconde uma generosidade transformadora por estar profundamente ligada à ideia de enraizamento. Fala de uma raiz que compromete, integra, é ativa, põe em movimento. Acomodamento, portanto, está fora de questão.
            Preferimos o termo "sentimento de pertença" ao "sentido de pertença" porque o primeiro se instala e fica. O segundo de vez em quando perde o rumo. O sentimento faz contato, aproxima o fogo, mas, não se engane, acontece pouco a pouco. Raros são os que foram arrebatados do cavalo como São Paulo. De maneira geral, parece que Deus prefere insinuar-se delicadamente. A Sua aproximação é sutil e constante. Como um leve perfume que se espalha numa Reunião de Colegiado. Ou no reencontro com vários largos sorrisos numa Missa Mensal ou num Evento. Às vezes acontece num testemunho tocante durante o EACRE. Ou na oportunidade de refletir com mais vagar num Retiro. Quem sabe o momento exato em que Deus irá nos surpreender?
            O fato é que, quando o nosso coração se desarma e se entrega, quando autorizamos a visita de Deus em nossas vidas, algo acontece: somos atingidos em cheio. E mais: somos transformados. A presença de Deus nos adoça. O desejo de servir vem à tona. A vontade de compartilhar a bênção recebida transborda. Quando somos embebidos pelo sentimento de pertença somos impelidos ao outro, à ação desinteressada. As exigências da pedagogia do nosso Movimento deixam de parecer arbitrárias, pois também nelas reconhecemos o perfume de Deus.
            Que o perfeccionismo não seja desculpa para o adiamento da nossa entrega. Nenhum de nós precisa estar pronto para ser merecedor da visita amorosa de Deus. Ao contrário. Nosso Pai não faz outro pedido que não seja descuidar-nos da vigilância controladora dos nossos sentimentos. O sentimento de pertença nada mais é que nos rendermos a quem pertencemos. O trabalho que daí se segue é totalmente de Sua autoria.
Deborah e Fajardo – Equipe 12 – Niterói A
Equipe do Enfoques

Publicado no Informativo "ENFOQUES" (número 46), Região Rio IV, Província Leste
 Super-Região Brasil

Nenhum comentário: