domingo, 26 de janeiro de 2014

EUCARISTIA E VIDA CONJUGAL


Na epístola aos efésios o apóstolo Paulo dimensiona a grandeza do matrimônio cristão, relacionando-o à união espiritual entre Cristo esposo e a Igreja, neste sentido Ele diz: "Esse sacramento é grande, mas o digo em relação a Cristo e a Igreja" (Ef. 5, 32). E de tal modo a Igreja está unida a Cristo que não pode separar-se dele sem perder sua própria identidade. Essa união se realiza de tal modo na Eucaristia, que realmente nos tornamos com Cristo um só corpo e um só espírito, assim como no matrimônio se tornam uma só carne.
De fato tudo o que se pode dizer de Cristo esposo, pode-se também dizer de todo esposo cristão. Isto é, que Ele amou até o ponto de dar a vida; de cuidar da Igreja esposa, de aperfeiçoá-la dando de si mesmo. Igualmente tudo o que se pode dizer da Igreja esposa, pode-se dizer de qualquer esposa. Isto é, a Igreja é solicitada por Cristo, é inflamada com anseios de realizar a vontade de Cristo, assim como toda esposa deve dar-se de tal modo que descubra a verdadeira felicidade de fazer o esposo feliz. Sendo assim, o casal cristão encontra na Eucaristia a fonte única, capaz de nos realizar no verdadeiro amor.
Toda espiritualidade conjugal é centrada no mistério do Cristo que perpetuamente se imola e se doa no sacrifício do altar. Assim jorra uma fonte inextinguível de amor que sai do coração de Deus e inflama os nossos próprios corações na Eucaristia. Como ser um sinal do amor de Deus? Como ser uma só carne sem que antes nos tornemos com Ele uma só carne? Por ocasião da festa do Corpo de Deus que acabamos de celebrar, seria proveitoso que os casais cristãos meditassem e aprofundassem sua própria relação conjugal aprofundando- a também na sagrada comunhão.
Há poucos dias, se me permitem dar um exemplo, percebi na paróquia, durante a santa missa, que um casal após comungar deram-se as mãos e juntos fizeram sua ação de graças. Quase consegui ver a intensidade do amor de Cristo unindo e tornando-se o selo desse amor conjugal. Que a Eucaristia, mistério de unidade, seja amada, honrada e considerada a pedra de toque de todo edifício conjugal e familiar.

Pe. João Luís Franco Assumpção
Sacerdote Conselheiro Espiritual da Equipe 12 – Setor Niterói A e da Equipe 12 – Setor Lagos (Região Rio IV, Província Leste)


Publicado no Informativo “ENFOQUES”, Região Rio IV ANO VI – n0 35 – Maio / Junho - 2011

Nenhum comentário: