segunda-feira, 22 de setembro de 2008

ELEIÇÃO DO CASAL RESPONSÁVEL DE EQUIPE


FAÇAM A ESCOLHA ILUMINADOS PELA FÉ!

Mais uma vez as Equipes irão fazer a escolha do seu Casal Responsável. Afinal, na tradição equipista, encontramos duas idéias importantes: as responsabilidades são temporárias e todos devem estar disponíveis para assumir essas responsabilidades. Parece-me que seja raro algum casal se manter agarrado a uma responsabilidade. Talvez mais comum seja a tentação da fuga.
É tão fácil encontrar um pretexto: não temos jeito, não temos tempo, fomos responsáveis há pouco tempo, agora estamos numa fase meio difícil, nossa espiritualidade anda em baixa. Aproveitando mais ou menos a idéia de um antigo escritor (se não me engano, Santo Agostinho) temos de dizer para nós e para todos na Equipe: “Se não tem jeito, arranje jeito; se não tem tempo, arranje tempo; se a espiritualidade está em baixa, levante-a; se os tempos estão difíceis, pensa mais em Deus e nos outros; se foi responsável há pouco tempo, vai mandar Deus voltar mais tarde?”
Para o casal essa é sempre uma oportunidade de renovação, de vivência mais profunda, de dedicação maior. Sem dizer que é uma oportunidade ótima para conhecer mais o Movimento, participar de encontros de formação, assumir a co-responsabilidade no Colegiado, ampliar os contatos fraternos também fora da Equipe. Ah, sim, é claro. É também uma ótima ocasião para dar um pouco, depois de ter recebido tanto, desenvolver a capacidade de compreensão e diálogo, crescer tendo de tentar fazer os outros crescer. Não perca a oportunidade por preguiçosa, falta de coragem disfarçada, de modéstia.
E mesmo a Equipe, não pode perder a oportunidade oferecida pela escolha do Casal Responsável. Podem começar fazendo uma revisão da vida da Equipe: Quais são as falhas que precisam ser corrigidas? Quais são os pontos positivos que precisam ser desenvolvidos? Qual o casal mais indicado para isso? Não procurem o mais desocupado, nem o mais tolerante, nem o mais manso, nem o mais inodoro. Procurem quem os possa desafiar, trazer idéias novas, esporear, animar. Não procurem um casal santo demais - porque não o acharão, ou não o suportarão – nem imaginem que a função do Casal Responsável seja posto de recuperação para casais em crise, ou prêmio de consolação para desiludidos.
Façam a escolha iluminados pela fé, movidos pelo amor, na esperança certa de quem confia que Deus nos salva e santifica através de nossos irmãos e irmãs. E não façam do Casal Responsável cabide de responsabilidade que são de toda a Equipe.
Deus ajude nossas Equipes e os novos Casais Responsáveis.

(Pe. Flávio Cavalca de Castro)

Tereza e Reizinho - Casal Responsável da Equipe 01-2008

Nenhum comentário: