quinta-feira, 18 de setembro de 2008

MANIFESTAÇÕES DE AMOR



“A formosura do cônjuge
faz a alegria do outro.”
(cf. Eclo 26,16)

O amor manifesta-se por meio de seus sinais diários. Por essa razão é importante criar o compromisso do sinal do amor para cada dia. O amor não é algo que se sinta e se guarde no interior, mas que, essencialmente, deve ser expresso, comunicado. O amor é algo que se realiza.
Demonstrar dia-a-dia pequenos sinais de afeto é uma das coisas que podem ser feitas para manter vivo o amor, para que se conserve saudável e cresça.
Há dias em que o trabalho, os problemas com os filhos e outras circunstâncias não permitem encontrar o tempo favorável e oportuno para o agradável diálogo entre o casal. Certamente, porém, existem nesses dias milhares de possibilidades para a comunicação, como também para as expressões de afeto. Uma demonstração de amor durante o dia não toma muito tempo. Necessita-se somente amar, para expressá-lo e torná-lo visível e palpável. Os sinais do amor são pequenos detalhes que contêm em si mesmos a expressão do afeto, o apreço pelo outro. Por que, às vezes, os sinais de amor não aparecem? Será que não sabemos expressá-lo ou a rotina e o hábito foram extinguindo o amor?
Os sinais do amor são uma revelação da energia do amor que está dentro de cada um. Quando um vive junto do outro, essa energia se intercomunica incessantemente. Podemos dizer que o amor tem seu próprio ritual, que é formado pelos sinais do amor. Tais sinais constituem um testemunho vivo e indiscutível do amor matrimonial. São como sacramentos, símbolos de algo que nos transcende. São como fios sutis que vão amarrando os esposos, fazendo com que sejam, mais e mais, um só. Todos esses gestos passam pela capacidade de comunicação e expressam o interior. O corpo está a serviço do espírito e do coração, motivo pelo qual dizemos que a ausência de contato físico é a morte de qualquer relação humana. No caso dos esposos, todavia, não implica somente uma relação íntima, já que freqüentemente uma piscadela cúmplice ou um sorriso contêm uma mensagem afetiva maior que uma demonstração sexual propriamente dita. É possível que tenhamos perdido a espontaneidade dos sinais do amor. Como proceder para recomeçar? Muito simples. Diariamente, cada um deve se perguntar: “Como poderei demonstrar, concretamente, meu amor de esposo(a)?


Para orarem juntos

Senhor, Tu nos criaste com capacidade de comunicação, para expressar nossos pensamentos, decisões, sentimentos...
O nosso amor contém tudo isso, porém está em nosso íntimo; permite-nos expressá-lo, trazê-lo à luz, manifestá-lo por meio dos sinais do amor.
Obrigado, Senhor, porque também Tu utilizaste sinais de amor para dizer-nos que nos amavas. Ajuda-nos, para que não desperdicemos esse poderoso meio de comunicação entre nós, que são os sinais de amor. Que eles, como fios sutis, teçam entre nós o único manto: o amor.
Amém.

Nenhum comentário: