quinta-feira, 15 de abril de 2010

NOITE DE FORMAÇÃO





"DEVER DE SENTAR-SE"




Ao sermos convidados pelo nosso CRS, para desenvolver o tema “Dever de Sentar-se” numa “Noite de Formação”, no Setor Lagos, nós, casais da Equipe 01, nos deparamos com a dúvida sobre como apresentá-lo, de modo a fugir da rotina de palestra ou mesmo da utilização de slides, através do “Power Point”.
Por ter em nossa Equipe um membro da Pastoral da Comunicação da nossa Paróquia, o Geraldo, da Rosemary, que se dedica à filmagem do Programa “Boa Nova”, apresentado numa emissora de televisão local, resolvemos apresentar o tema, através de uma filmagem como se fosse um programa de televisão, constando de três blocos, intercalados com algumas vinhetas relativas ao tema proposto.







Ao iniciar a Noite de Formação, Vanda e Roberto, CRE/2010, fizeram uma apresentação geral falando de todos os PCE e explicando a nossa proposta.
Jane e Janio, atuando como apresentadores, abriram o programa, intitulado por nós como, “Dever de Sentar-se, um Programa das Equipes de Nossa Senhora”, dando as boas vindas aos “telespectadores” e fazendo a chamada do casal Rosemary e Geraldo, para apresentarem, no primeiro bloco, uma pesquisa realizada pela Região Rio IV, mostrando através de gráficos, as dificuldades apresentadas pelos casais, em relação a este Ponto Concreto de Esforço.










O segundo bloco do programa constou de uma entrevista, realizada ainda por Jane e Janio, com dois casais da Equipe, Marizeth e Chico e Tereza e Reizinho que, fundamentados nos documentos das ENS, respondiam aos seguintes questionamentos:

1- Nós fazemos parte de um Movimento que nos leva a um aperfeiçoamento da vida matrimonial e que tem como objetivo a santidade conjugal. Dentre os meios que este Movimento nos oferece estão os Pontos Concretos de Esforço e entre eles o Dever de Sentar-se. Vocês acham necessário, mesmo depois de tanto tempo de casados, realizar este PCE?


2- Em função dessa necessidade de acompanhar as mudanças e estar a cada mês realizando uma avaliação entre o casal, que sugestões de temas vocês poderiam sugerir para o Dever de Sentar-se?

3- Alguns casais alegam que não fazem o Dever de Sentar-se por que este momento causa desassossego, inquietações, desconforto e até discussões. O que fazer para evitar isso?

4- Quais os frutos decorrentes da realização do Dever de Sentar-se?

5- Se o Dever de Sentar-se é uma celebração do amor, como o casal deve se preparar para este PCE?




No terceiro bloco, entrevistados por Michele e Alexandre, Raquel e Mosquito deram testemunho da vivência do Dever de Sentar-se, por terem facilidade na realização deste PCE.
Na certeza de termos alcançado nosso objetivo, queremos agradecer o convite formulado à nossa Equipe, pois nos levou a um crescimento enquanto equipistas. Além disso, não poderíamos deixar de agradecer aos membros da Pastoral da Comunicação da Paróquia de N.S.da Assunção, de modo especial à Simone, Maria Lúcia e Camila, do Ronaldo, casal da Equipe 12, N.S.do Carmo.





Equipe 1- Nossa Senhora d’Assunção
Vanda e Roberto – CRE 2010
Rosemary e Geraldo
Jane e Janio
Raquel e Mosquito
Michele e Alexandre
Marizeth e Chico
Tereza e Reizinho
Diácono Carlos Alberto Marques (Acompanhador Espiritual)



Nenhum comentário: