sexta-feira, 4 de junho de 2010

"CORPUS CHRISTI EM CABO FRIO"

História
(Clique na foto ao lado, para visualizar o álbum)

A origem da Solenidade do Corpo e Sangue de Cristo remonta ao
Século XIII. A Igreja Católica sentiu necessidade de realçar a presença real do "Cristo todo" no pão consagrado. A Festa de Corpus Christi foi instituída pelo Papa Urbano IV com a Bula ‘Transiturus’ de 11 de agosto de 1264, para ser celebrada na quinta-feira após a Festa da Santíssima Trindade, que acontece no domingo depois de Pentecostes.
Em muitas cidades portuguesas e brasileiras é costume ornamentar as ruas por onde passa a procissão com tapetes de colorido vivo e desenhos de inspiração religiosa. Esta festividade de longa data se constitui uma tradição no Brasil, principalmente nas cidades históricas, que se revestem de práticas antigas e tradicionais e que são embelezadas com decorações de acordo com costumes locais.

CORPUS CHRISTI EM CABO FRIO

Na Região dos Lagos, Cabo Frio foi a primeira cidade a introduzir o sal na confecção dos tapetes. Esta tradição teve seu início no ano de 1964 e foi trazida pelo Frei Felipe Gabriel, quando vigário da Paróquia de Nossa Senhora da Assunção e logo foi acolhida pela comunidade, apoiada pelas associações religiosas, comércio, escolas, etc.São utilizadas aproximadamente 150 toneladas de sal.
Dando proseguimento a esta tradição, a comunidade cabofriense mais uma vez se fez presente, confeccionando lindos tapetes na principal avenida da cidade, numa demosntração de arte e fé religiosa.

Neste ano, a confecção dos tapetes obedeceu a um dos seguintes temas: “Eucaristia: Pão da Unidade dos Discípulos Missionários”; “A Eucaristia faz a Igreja”; “Cabo Frio, presente amoroso de Deus”; “Preserve o Meio Ambiente. Ele lhe assegura melhor qualidade de vida”; e “Vocês não podem servir a Deus e ao dinheiro”, lema da Campanha da Fraternidade deste ano, que tem como tema “Economia e Vida”.


Na Paróquia Nossa Senhora da Assunção, em Cabo Frio, o feriado terá a seguinte programação:


Quinta-feira - Dia de Corpus Christi:

8h30min – Santa Missa na Igreja Matriz Histórica
Na Praça Porto Rocha:
16h – Missa Campal seguida de Procissão Eucarística e a Bênção do Santíssimo
Em seguida: início dos festejos externos, com tendas de alimentação e grande louvor com Padre Dé e a banda Rincão do Senhor.

Sexta-feira:

7h30min – Santa Missa na Igreja Matriz Histórica
Na Praça Porto Rocha:
A partir das 20h: Tendas de alimentação e Festival de Danças
Às 21h – show de MPB
Às 22h30min – Show - The Fevers

Sábado :

Às 20h – Santa Missa na Nova Igreja Matriz
Na Praça Porto Rocha:
Tendas de Alimentação, Festival de Danças e shows
Às 22h30min – Show - Oswaldo Guimarães e Banda

Fonte de consulta: http://www.pnsassuncao.org.br

Nenhum comentário: