terça-feira, 1 de junho de 2010

"AS VELAS E O VENTO"


Durante uma procissão luminosa, num dia muito frio e um vento bastante gelado e forte, numa cidadezinha do interior, foi feita a seguinte reflexão:
Enquanto a procissão caminha, o vento se esforça em apagar as velas, que muitas vezes vão mal protegidas. E ocorre um fato curioso: o vento é capaz de apagar uma, dez, vinte velas, mas não é capaz de apagar todas. Quando o vento apaga uma vela, sempre existe uma ao lado que permanece acesa e então, pela partilha do fogo, a vela apagada se reacende e a procissão segue bonita e iluminada.
Esta cena da procissão luminosa nos convida a refletir. A procissão é a nossa vida, a nossa caminhada de fé. A procissão tem um destino certo, que não é outro senão Deus e a realização de seu Reino entre nós. Nunca caminhamos sozinhos, pois não existe procissão de uma única pessoa. Ao nosso lado está sempre um irmão que, como nós, carrega a luz da fé. A luz da vela é a nossa fé, a nossa motivação para continuar a caminhada. O vento não pode ser outra coisa, senão as dificuldades do dia a dia, a força do mundo que tenta apagar a nossa motivação de continuar na caminhada.
Na vida, todos nós temos altos e baixos e, muitas vezes, o vento apaga a luz da nossa fé, mas ao nosso lado existem várias pessoas cujas chamas estão acesas, cheias de entusiasmo cristão e que, pelo testemunho, são capazes de revitalizar o nosso próprio entusiasmo.
Assim é a procissão luminosa, assim é a nossa vida. Sozinhos não podemos suportar a força dos ventos, mas, juntos, somos mais fortes e mais entusiasmados com o projeto de Deus (nossa caminhada). Se durante a procissão (vida), o vento apagar a sua vela, olhe para o lado, para o seu cônjuge, para a sua equipe de base, para o Movimento das Equipes de Nossa Senhora e sempre haverá alguém com a vela acesa pronto para partilhar o dom recebido de Deus. É só assim, em COMUNIDADE, que as velas ganham a batalha contra o vento e iluminam a noite da humanidade.

(Texto adaptado da Carta Mensal de Novembro/2000)


O Movimento das ENS nos oferece ferramentas para enfrentarmos os ventos, as chuvas, as tempestades... São os PCE. Animados pela Comunidade (Equipe de Base) e saciados pela Água Viva, que é o próprio Cristo, esses Pontos Concretos de Esforço nos fortalecerão nesta procissão, que nada mais é do que nossa caminhada em busca da santidade conjugal.

Nenhum comentário: