quarta-feira, 9 de junho de 2010

PARTILHA (FORMAÇÃO)


PARTILHA

Nossa reunião mensal é uma Celebração. Ela é importante do começo ao fim. Mas não podemos deixar de destacar o momento da Partilha. Podemos afirmar sem exagero que o momento da Partilha é o momento sublime de nosso encontro mensal. É um momento a ser vivido com muita fé, muito amor, muita sinceridade.
A Partilha revela o interior de cada um. Momento de relatar e ao mesmo tempo de ouvir. Momento de contar os sucessos, os tropeços, momento de ter humildade para pedir perdão. Mas, todas as palavras que dissermos serão vãs, se não brotarem do mais íntimo de nosso coração; as palavras que não transmitem a luz de Cristo aumentam as trevas. Muitas vezes temos medo ou vergonha de ser “luz para o mundo”.
Quando um casal está partilhando, os demais devem prestar muita atenção, com o coração aberto para acolher e aceitar as riquezas e as deficiências de seus irmãos. Esse partilhar tem um significado como o “partir o pão”, a Eucaristia. Participar da Eucaristia é dispor-se a viver a experiência humana do Amor de Deus. O encontro com Cristo na Eucaristia é um momento único. É o encontro pleno de corações que se amam. Exige transformação, conversão, mudança de atitudes. Dele nasce o compromisso! Assim é a Partilha que realizamos a cada mês, com dia e hora marcada.
Mas, infelizmente a Partilha tornou-se um dos pontos mais fracos da reunião, isto porque não vivemos, senão uma caricatura do que ela poderia ser. Há equipes que vivem os PCE’s apenas como obrigações a cumprir, de acordo com uma regra. Cujo sentido profundo não perceberam, apesar de fazerem parte das Equipes de Nossa Senhora.
O sentido real da Partilha resulta da fidelidade ao que somos. O partilhar de nós mesmos, centrado nos Pontos Concretos de Esforço. São justamente esses pontos as vigas mestras da vida profunda do casal.
É sem duvidas um momento sublime de Ação de Graças que devemos vivenciar na fé. Momento de caminhar nas pegadas do Senhor, rumo à salvação.
Partilha é momento de Graça e conversão.

“ A Eucaristia é a fonte mesma do matrimonio cristão.
O sacrifício eucarístico, de fato, representa a aliança de amor
de Cristo com a Igreja, enquanto selada com o sangue da cruz.”
Dom Hugo Cavalcante

Referências bibliográficas:
- Carta Mensal: Outubro de 2005; Maio, Setembro e Novembro de 2008.
- Mística dos Pontos Concretos de Esforço e Partilha - Edição 2004.

Nenhum comentário: