quarta-feira, 16 de junho de 2010

PARTILHA (FORMAÇÃO)



PRÁTICA DA PARTILHA

Algumas pistas foram selecionadas por nós para facilitar a reflexão durante a Partilha. Já sabemos que este momento da reunião não é para ficarmos contabilizando o que fizemos e o que não fizemos, mas sim para partilharmos de que forma estamos vivenciando cada PCE e como isto tem contribuído para o nosso crescimento, seja ele espiritual, pessoal ou conjugal.
Essas pistas foram selecionadas de alguns documentos do Movimento, principalmente do livro “Os Pontos Concretos de Esforço e a Partilha”.
Procuremos nos preparar bem para cada reunião mensal e... “bom caminho!”

Escuta da Palavra
Qual ou quais palavras me tocaram (ou nos tocaram) mais neste mês na Escuta da Palavra e por quê? Foi pela situação atual que estou vivendo, ou porque me deram paz, etc.
Com que atitude escutamos a Palavra? Algum texto bíblico nos tocou mais este mês? Escolhemos algum versículo para vivermos mais intensamente?
Que lugar damos à Palavra de Deus em nossa vida cotidiana? Ela efetivamente nos atinge e nos influencia? As passagens da Bíblia que lemos nos impressionam e nos provocam?
A Palavra de Deus nos motiva diariamente, a nós pessoalmente, e também à nossa vida de casal?

Meditação
Como se passou neste mês a minha relação com Deus? Orei, meditei, entreguei minha vida, minhas dificuldades, sucessos e fracassos?
Consideramos Deus nosso amigo, aquele com quem conversamos, pedimos orientação, sabedoria em nossas decisões?
Que tipo de oração pessoal temos feito e que tem nos feito crescer espiritualmente?

Oração Conjugal
Como nos apercebemos, como sentimos a presença e a ajuda de Deus através da oração: no trabalho, em família, com o nosso cônjuge? Igualmente, que apelos sentimos através da oração conjugal?
Que espécie de oração conjugal e/ou familiar vivenciamos este mês; qual a oração que mais facilmente podemos fazer juntos; temos feito a oração com assiduidade ainda que por pouco tempo? Houve algum aspecto da nossa vida que se transformou por causa desta oração?
Temos buscado e experimentado novas maneiras de rezar para que a nossa oração conjugal permaneça fresca e viva?

Dever de Sentar-se
Como decorreu o nosso dever de sentar-se, que conclusões tiramos para nossa vida?
Sobre que tema, em especial, temos feito o dever de sentar-se? (no caso de não se tratar de coisa muito íntima, pode-se comentar)
Tem sido para mim possível encontrar-me e comunicar-me com meu cônjuge? Que dificuldade tive ou tivemos? Que passo à frente temos dado?
O dever de sentar-se nos dá a oportunidade de reconsiderar, mediante o diálogo, o projeto de vida que traçamos e tomar decisões para nos reorientar na boa direção?
O dever de sentar-se é para nós um tempo propício para considerar, por exemplo, “em que pé estamos no nosso progresso espiritual”, ou “em que pé está o nosso relacionamento com Deus, entre nós dois, com a nossa família”?

Regra de Vida
Que ponto de minha personalidade tenho trabalhado na regra de vida? Por quê? Como o escolhi? Que pistas me levaram a detectá-lo?
De que forma me ajuda a regra de vida a estar a serviço dos outros?
Estamos conscientes de certas fraquezas de nossa vida cotidiana e de que mudar a nossa atitude ou o nosso comportamento seria bom para nós e para os que nos cercam? O mesmo se dá com a nossa vida espiritual?

Retiro
Temos nos esforçado a participar dos Retiros? Preparamos-nos antecipadamente para isso? Esperamos ansiosamente por esta oportunidade ou vamos porque somos obrigados?
Que descobrimos sobre a vontade de Deus no(s) último(s) Retiro(s)? Que mais me impressionou? Com que sentimentos tenho ou temos terminado os Retiros?

Nenhum comentário: