quarta-feira, 24 de agosto de 2011

NOSSA SENHORA DE NAZARÉ



A imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré visita a Região dos Lagos


No dia 1º de setembro, quinta-feira, a imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré visitará os municípios de Saquarema, Araruama e Cabo Frio.
Diversas atividades marcarão o evento católico: carreata, orações e Santas Missas com o Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani Tempesta, e com o Arcebispo de Niterói, Dom Frei Alano Maria Pena.



Programação:



1º de setembro – quinta-feira
Às 17h - Chegada da Imagem de Nossa Senhora de Nazaré ao Espaço de Eventos, de onde seguirá em carreata para a Igreja Matriz Auxiliar de Nossa Senhora da Assunção
Às 18h - Oração do Terço na Matriz
Às 19h - Santa Missa presidida por Dom Alano Maria Pena, OP.
A imagem permanecerá em vigília até o dia 2 de Setembro, às 5h30min



Percurso da Carreata :



De Bacaxá, a imagem segue pela RJ106, entra na Avenida Getúlio Vargas, beirando a lagoa de Araruama. Segue pela Estrada de São Pedro da Aldeia rumo a Cabo Frio, passa pela RJ 140, atravessa a ponte Wilson Mendes, chegando ao Espaço de Eventos, no bairro Praia do Siqueira, que servirá de ponto de apoio, passando a imagem para um carro aberto. Dali, a carreata seguirá rumo ao centro da cidade pela Av. América Central, contornando o trevo de São Cristovão; entra pela Avenida Teixeira e Souza e depois seguindo pela Avenida Júlia Kubitsheck e entrando na Rua 13 de novembro, acessando a Igreja Matriz Auxiliar de Nossa Senhora da Assunção.



2 de setembro – sexta-feira

Às 5h30min - Celebrativo de Despedida da Imagem
Às 6h - Deslocamento da imagem até o Aeroporto de Cabo Frio



Sobre a devoção:


A devoção à Nossa Senhora de Nazaré teve início em Portugal e espalhou-se pelas colônias portuguesas.
No Brasil, essa devoção nasceu na Região dos Lagos, em Saquarema, há 381 anos. A festa na cidade é considerada o terceiro maior evento religioso do país, a mais antiga devoção a Nossa Senhora no Brasil e o segundo maior Círio de Nazaré, sendo o de Belém (Pará) o que reúne maior número de fieis - cerca de dois milhões de pessoas por ano – tornando-se uma das maiores procissões católicas do mundo.
Atualmente o dia de Nossa Senhora de Nazaré, 8 de setembro, transformou-se em um grande evento que desde a antiguidade tem seu lugar na história do povo brasileiro e segue somando aos devotos de Nossa Senhora, cada vez mais, um número incontável de fieis.

Nenhum comentário: