quinta-feira, 12 de julho de 2012

COMUNICADO IMPORTANTE - SUPER-REGIÃO BRASIL


COMUNICADO RECEBIDO DA SUPER-REGIÃO BRASIL

Devido alguns acontecimentos recentes em relação à Comunicação no nosso Movimento, estamos enviando este comunicado para que façam chegar as instâncias de responsabilidades que lhes competem e principalmente às Equipes de base.

Em menos de dez dias recebemos contato via e-mail de pedidos de aceitação (adição) de redes socias (Facebook) de irmãos nossos equipistas de outros estados. Sabemos que aintenção é divulgar e facilitar a comunicação e isto nos dias de hoje é imprescindível. Sabemos da forças das redes sociais e a nossa igreja, à luz do evangelho, estimula o uso destes meios como facilitadores, mas cima de tudo como tranmissores dos valores cristãos. Assim também tem sido a preocupação de vários irmãos e irmãs. Nos últimos três anos, vários sites blogs chats e outras ferramentas de uso na internet, foram criadas pelos equipistas em seus diversos níveis de responsabilidade. Para isso pedimos sempre a supervisão destes links a fim de verificarmos se está condizente com o nosso Regimento. NÃO SE TRATA DE LEGALISMO, MAS DE DISCIPLINA, RESPONSABILIDADE, ZELO E PRINCIPLAMENTE MUITO AMOR PELO MOVIMENTO. Entendemos o quanto é difícil controlar informações em uma rede social, mas podemos minimizar e até mesmo evitar prejuízos maiores. Com este intuito VERIFICAMOS QUE ALGUNS EQUIPISTAS ESTÃO CRIANDO LINKS (POR EXEMPLO: PÁGINA NO FACEBOOK) E SE DENOMINANDO "EQUIPES DE NOSSA SENHORA" apenas isso, sem fazer referência a Equipe, Setor, Região, e até mesmo quem é o casal responsável pela página. Isto, caros irmãos, generaliza a responsabilidade e atribui toda ela a Super-Região Brasil, que é a responsável pelas ENS no nosso País. Isto pode nos trazer sérios problemas.

Lembramos que temos os Estatutos e estes nos impões certas condutas e nos legitimam juridicamente. Não podemos nos sobrepor as normas internas. Citamos apenas 02 artigos do Regimento que nos orienta neste sentido:

Artigo 1º

Da Denominação e da Qualificação

O nome oficial do Movimento é: “Équipes Notre-Dame”, por abreviação, END. Esta denominação é comum para o conjunto do Movimento, sem prejuízo do uso de traduções oficiais. Acrescenta-se a ela, em subtítulo, quando couber: “Movimento de espiritualidade conjugal”.

O nome das Equipes de Nossa Senhora pode ser traduzido nos idiomas dos países nos quais elas estão implantadas após aprovação pela Equipe Responsável Internacional (ERI).

As ENS, como movimento de leigos, constituem uma “associação internacional católica privada”, “dirigida e administrada pelos fiéis”, segundo o Código de Direito Canônico promulgado em 25 de janeiro de 1983 e em conformidade com os presentes estatutos. Este Movimento forma na Igreja uma comunidade espiritual de caráter universal.

Artigo 10

Das Disposições Finais

A ERI e os Super-Regionais zelam pela conformidade aos presentes estatutos dos regulamentos de natureza interna e dos documentos oficiais do Movimento.

Sendo assim pedimos encarecidamente e fraternalmente, que este comunicado chegue a todos, principalmente os que exercem serviços, para que NÃO CRIEM TAIS FERRAMENTAS NA INTERNET USANDO O NOME "EQUIPES DE NOSSA SENHORA" ISOLADAMENTE. ESTA COMPETÊNCIA É DA SUPER-REGIÃO BRASIL POR MEIO DE DECISÃO COLEGIADA. Pode-se continuar criando páginas, contanto que assinem o casal, ou o Setor, ou a Região (desde que que com anuência da SRB quando se tratrar de links em nível Regional).

EX: Facebook- Equipe 13 do Moviemnto das Equipes de Nossa Senhora - do Setor de Carrapteira - Região - dos Alpes - Província - Mantiqueira (nome fictício).
Assim se identifica o responsável.
Somos um Movimento único e Internacional. Esta identificação não quer dizer que temos autonomia nas instâncias
Os demais sempre com a supervisão dos responsável pelo Setor ou Região. Fazendo isto estaremos evitando problemas maiores e constrangimentos futuros.
Repetimos:

NÃO SE TRATA DE LEGALISMO, MAS DE DISCIPLINA, RESPONSABILIDADE, ZELO E PRINCIPLAMENTE MUITO AMOR PELO MOVIMENTO.


Abraços fraternos : Jussara e Daniel.

Nenhum comentário: