segunda-feira, 15 de março de 2010

REGRA DE VIDA



CONFISSÃO E REGRA DE VIDA
Os períodos litúrgicos da Quaresma e do Advento são fortes de oração, penitência, caridade, jejum, dar e pedir perdão e conversão para os cristãos, além de ser uma preparação para a Páscoa e o Natal. Isso os leva a realizarem um apurado exame de consciência para adequar o seu cotidiano e a sua maneira de viver com o que Jesus Cristo deseja.



Nas Equipes de Nossa Senhora, a pedagogia criada, didaticamente pelo Padre Caffarel para nos ajudar no caminhar rumo à santidade conjugal, tem um PCE especifico para esses dois períodos: a Regra de Vida. É um PCE que nos leva sempre a nos questionar como está a nossa vida, nossos atos, nossa fala, nossos pensamentos, nossas omissões, nosso trabalho pastoral, nosso engajamento por inteiro no Movimento das ENS, nossa coerência entre fé e vida, nossa caridade desinteressada efetiva e nossa correção fraterna. Todo equipista tem que ser um cristão católico mais atuante e profundo conhecedor da doutrina de Jesus. Não é melhor do quer ninguém, mas é diferente.

O sacramento da Penitência ou a Confissão foi instituído, como os outros seis, por Jesus Cristo para perdoar os pecados cometidos depois do sacramento do Batismo. Este poder foi dado por Jesus somente aos apóstolos e seus sucessores, nossos sacerdotes, que recebem para isso o sacramento da Ordem no segundo grau, o presbiterado.

Com o pecado o homem perde a amizade de Deus e Dele se afasta. Mas pela confissão ele pode recuperar esta amizade, desde que ela seja feita em contrição humilde e arrependimento sincero. Para isso a Santa Igreja determinou sabiamente a fórmula, mediante a qual nós podemos voltar agora satisfeitos e justificados ao convívio de Deus.

Esta fórmula da Igreja exige seis requisitos: exame de consciência, principalmente analisando os dez mandamentos da Lei de Deus e os cinco da Lei da Igreja; arrependimento sincero; firme promessa de emendar-se e viver a vida como Jesus deseja que a viva; contar, humilde e sinceramente ao padre todos os pecados sem exceção, principalmente os pecados capitais; rezar com muita devoção o ato de contrição; e cumprir fielmente a penitência imposta pelo confessor, que lhe ajudará a orar, ler e meditar a Bíblia com mais freqüência, ter sempre uma regra de vida, e, para os casados, uma oração conjugal e um dever de sentar-se (ou o prazer em compartilhar) com mais qualidade.

A falta de um desses seis requisitos invalida este sacramento! E se acontece isso nós perdemos o direito de ter de volta a graça santificante que recebemos no Batismo e perdemos por um pecado mortal, que nos faz filhos de Deus e termos sempre graças divinas todos os dias.
Enviado por Stella e Paulo (Equipistas de Niterói, Região Rio IV)

Nenhum comentário: