terça-feira, 24 de agosto de 2010

"A FOGUEIRA E O RIACHO"

Existiu em épocas passadas, um sábio muito famoso. Certo dia, um de seus filhos disse que já era tempo de sair de casa e procurar viver sozinho sua vida, através de seu próprio esforço e conhecimento.
O sábio, ouvindo o pedido de seu filho, disse que iria refletir e depois lhe daria a resposta. Algum tempo depois, chamou o rapaz e disse que, naquela noite, iriam para um campo não muito distante do local onde moravam e onde existia um pequeno riacho.

O filho concordou com o pai e foi separar alguns pertences para aquela noite fora de casa. Separou os alimentos, água e abrigo para o frio da noite. No final da tarde, partiram para a aventura. No local escolhido pelo pai, resolveram, então, instalar-se e, imediatamente, o filho pôs-se a fazer uma fogueira onde seria feito o jantar e também serviria de abrigo e luz.


Quando as chamas já estavam altas, o sábio disse ao filho que observasse bem aquele fogo e que no dia seguinte iriam conversar. O rapaz, sem entender muito o que o pai queria dizer, ficou a observar o fogo atentamente e a pensar naquilo que ouviu. Com o passar das horas e com a chegada do cansaço, sem chegar a uma conclusão, ele adormeceu.
Já de manhã, o sábio questionou o filho sobre o que conversaram na noite anterior e, sem obter resposta disse:
_ Filho, observe aquela fogueira que fizemos e este pequeno riacho. Ainda ontem, a fogueira estava forte, protegeu-nos do frio e deu-nos luz com suas chamas que tudo consomem. Com o passar do tempo, seu fogo foi ficando fraco e agora só restam cinzas que de nada servem.
_ Já o riacho segue seu caminho tranquilo, servindo de moradia para animais aquáticos, sendo útil para as plantações nos locais onde passa e fornecendo água, que é fonte de vida. Certamente, filho, este riacho teve sua nascente em alguma montanha próxima daqui e irá juntar-se a outros riachos, também pequenos e tranqüilos e a tantos outros rios e, assim, caminharão juntos até seu objetivo final que é o oceano.
O rapaz ouviu as explicações de seu sábio pai, e compreendeu que às vezes, ser grande e forte como o fogo, que tudo consome, de nada adianta se estiver sozinho. O fogo se apaga com o tempo. Mas se for pequeno e tranquilo como o riacho, caminhando e se unindo aos outros, mesmo que tímido, mas estando e agindo em COMUNIDADE, seu esforço será menor e conseguirá maiores conhecimentos para atingir seus objetivos.

Nenhum comentário: