terça-feira, 31 de agosto de 2010

Colegiado Nacional-2010


Veja as fotos do "Colegiado Nacional das Equipes de Nossa Senhora", realizado nos dias 20, 21 e 22 de agosto, no Centro de Pastoral Santa Fé, em São Paulo. (Clique em cima da foto para visualizar o álbum de fotografias)
Veja também, ao lado, as fotos da "Missa em Ação de Graças pelo Dia dos Pais".

terça-feira, 24 de agosto de 2010

"A FOGUEIRA E O RIACHO"

Existiu em épocas passadas, um sábio muito famoso. Certo dia, um de seus filhos disse que já era tempo de sair de casa e procurar viver sozinho sua vida, através de seu próprio esforço e conhecimento.
O sábio, ouvindo o pedido de seu filho, disse que iria refletir e depois lhe daria a resposta. Algum tempo depois, chamou o rapaz e disse que, naquela noite, iriam para um campo não muito distante do local onde moravam e onde existia um pequeno riacho.

O filho concordou com o pai e foi separar alguns pertences para aquela noite fora de casa. Separou os alimentos, água e abrigo para o frio da noite. No final da tarde, partiram para a aventura. No local escolhido pelo pai, resolveram, então, instalar-se e, imediatamente, o filho pôs-se a fazer uma fogueira onde seria feito o jantar e também serviria de abrigo e luz.


Quando as chamas já estavam altas, o sábio disse ao filho que observasse bem aquele fogo e que no dia seguinte iriam conversar. O rapaz, sem entender muito o que o pai queria dizer, ficou a observar o fogo atentamente e a pensar naquilo que ouviu. Com o passar das horas e com a chegada do cansaço, sem chegar a uma conclusão, ele adormeceu.
Já de manhã, o sábio questionou o filho sobre o que conversaram na noite anterior e, sem obter resposta disse:
_ Filho, observe aquela fogueira que fizemos e este pequeno riacho. Ainda ontem, a fogueira estava forte, protegeu-nos do frio e deu-nos luz com suas chamas que tudo consomem. Com o passar do tempo, seu fogo foi ficando fraco e agora só restam cinzas que de nada servem.
_ Já o riacho segue seu caminho tranquilo, servindo de moradia para animais aquáticos, sendo útil para as plantações nos locais onde passa e fornecendo água, que é fonte de vida. Certamente, filho, este riacho teve sua nascente em alguma montanha próxima daqui e irá juntar-se a outros riachos, também pequenos e tranqüilos e a tantos outros rios e, assim, caminharão juntos até seu objetivo final que é o oceano.
O rapaz ouviu as explicações de seu sábio pai, e compreendeu que às vezes, ser grande e forte como o fogo, que tudo consome, de nada adianta se estiver sozinho. O fogo se apaga com o tempo. Mas se for pequeno e tranquilo como o riacho, caminhando e se unindo aos outros, mesmo que tímido, mas estando e agindo em COMUNIDADE, seu esforço será menor e conseguirá maiores conhecimentos para atingir seus objetivos.

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Vocês sabem o que seus filhos andam fazendo?


Meu filho de 15 anos estuda numa escola em que estudam os filhos da nata da sociedade, empresários, artistas, intelectuais da Zona Sul carioca. Escrevo sob pseudônimo para poupá-lo e não identificar os jovens que são objeto deste artigo.
Eis o que aconteceu.
Um ano após experiência traumática em minha casa, onde ofereci uma festa para 150 jovens, algo mais sério aconteceu. O trauma foi pelo fato de que muitos dos convidados entraram na festa já bêbados, trazendo, escondidas na roupa, garrafas de vodca, gerando uma situação que nunca poderia esperar numa festa de 14 anos! Apesar de os seguranças e garçons terem confiscado algumas garrafas, outras passaram. Apesar de terem reprimido, o cheiro de maconha subia. Encerrei a festa mais cedo. Saldo: lixo espalhado por todos os cantos; pias e privadas entupidas por vômitos; objetos destruídos. Chocante! Foi minha primeira experiência concreta com essa juventude criada sem limites, que tem tornado a vida de profissionais que com ela lidam, como professores e empregados domésticos, um verdadeiro inferno.
Na ocasião, meu filho compreendeu que eu vetasse qualquer nova festa em casa. Um ano depois, no entanto, uma amiga próxima o convenceu (e ele a mim) a oferecer a casa para uma "social" com 15 pessoas.
Apesar de convalescente de uma doença séria, aceitei aquele número de colegas para um papo, com som baixo e bom comportamento prometidos. Tive que fazer uma visita emergencial ao médico naquela noite de sexta-feira.
Na volta, meu filho estava nervoso: a coisa tinha saído de controle e mais de 40 jovens haviam entrado. Minha irmã e os empregados que me substituíram estavam também assustados. Meu filho me explicou que a tal "amiga" havia convidado as pessoas sem seu conhecimento e muitas delas ele nem conhecia.
As conversas e castigos, para que ele entendesse o tamanho de sua responsabilidade, foram duros. Ele conhece bem os limites impostos por uma educação baseada em princípios éticos e morais. Mas muito mais duro foi ele ter que lidar com a decepção de ter sido usado e manipulado pela menina e de romper com alguns outros conhecidos.
Mas são os fatos que interessam: o encontro começou às 21h30min e eu cheguei às 23 h. Nesse intervalo, o que esses jovens fizeram foi inimaginável no zoológico. Após a tentativa totalmente fracassada de meu filho comunicar que a reunião acabaria, pois a mãe estava muito doente, resolvi intervir. Disse a mesma coisa em voz alta para todos, pedindo que se fossem. Nada.
Aos poucos fui percebendo o nível de destruição e de lixo e ficando crescentemente alterada, até que, apesar de recém-saída de uma cirurgia no coração, expulsei todos da casa aos berros. Eles não se intimidaram. Fizeram algazarra na porta até uma hora da manhã. A uma determinada altura, notei que a porta do quarto de meu filho estava trancada. Batemos, eu e ele, insistindo para que quem quer que estivesse lá abrisse a porta.
Era a tal "amiga", na cama de meu filho com um cara.
Eu, meu filho e um amigo, chocados, contabilizamos o estrago: do salão, onde a maior bagunça tinha ocorrido, tiramos dois sacos grandes de lixo espalhado, os móveis, cortinas e o chão estavam encharcados, pisoteados, imundos; brinquedos de meu neto jogados nos canteiros do jardim. Na sala de estar, um quadro a óleo estava com duas mossas e uma escultura de vidro quebrada (por um soco proposital, vim a saber).
Apenas dois pais vieram resgatar seus filhos. Perguntaram o que havia acontecido. Meu ex-marido, que veio me ajudar, respondeu: pergunte a eles. O que terão eles contado aos pais? E os outros que saíram sozinhos por aí, pegaram táxis, foram para outros lugares? E você? Sabe o que seu filho anda fazendo por aí?
Vera Ferreira é empresária.
Publicado no jornal O Globo, sexta-feira, 13/08/2010

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

"A graça de ser só."


Ando pensando no valor de ser só. Talvez seja por causa da grande polêmica que envolveu a vida celibatária nos últimos dias. Interessante como as pessoas ficam querendo arrumar esposas para os padres. Lutam, mesmo que não as tenhamos convocado para tal, para que recebamos o direito de nos casar e constituir família.
Já presenciei discursos inflamados de pessoas que acham um absurdo o fato de padre não poder casar.
Eu também fico indignado, mas de outro modo. Fico indignado quando a sociedade interpreta a vida celibatária como mera restrição da vida sexual. Fico indignado quando vejo as pessoas se perderem em argumentos rasos, limitando uma questão tão complexa ao contexto do "pode ou não pode".
A sexualidade é apenas um detalhe da questão. Castidade é muito mais. Castidade é um elemento que favorece a solidão frutuosa, pois nos coloca diante da possibilidade de fazer da vida uma experiência de doação plena. Digo por mim. Eu não poderia ser um homem casado e levar a vida que levo. Não poderia privar os meus filhos de minha presença para fazer as escolhas que faço. O fato de não me casar não me priva do amor. Eu o descubro de outros modos. Tenho diante de mim a possibilidade de ser dos que precisam de minha presença. Na palavra que digo, na música que canto e no gesto que realizo, o todo de minha condição humana está colocado. É o que tento viver. É o que acredito ser o certo.
Nunca encarei o celibato como restrição. Esta opção de vida não me foi imposta. Ninguém me obrigou ser padre, e quando escolhi o ser, ninguém me enganou. Eu assumi livremente todas as possibilidades do meu ministério, mas também todos os limites. Não há escolhas humanas que só nos trarão possibilidades. Tudo é tecido a partir dos avessos e dos direitos. É questão de maturidade.
Eu não sou um homem solitário, apenas escolhi ser só. Não vivo lamentando o fato de não me casar. Ao contrário, sou muito feliz sendo quem eu sou e fazendo o que faço. Tenho meus limites, minhas lutas cotidianas para manter a minha fidelidade, mas não faço desta luta uma experiência de lamento. Já caí inúmeras vezes ao longo de minha vida. Não tenho medo das minhas quedas. Elas me humanizaram e me ajudaram a compreender o significado da misericórdia. Eu não sou teórico. Vivo na carne a necessidade de estar em Deus para que minhas esperanças continuem vivas. Eu não sou por acaso. Sou fruto de um processo histórico que me faz perceber as pessoas que posso trazer para dentro do meu coração. Deus me mostra. Ele me indica, por meio de minha sensibilidade, quais são as pessoas que poderão oferecer algum risco para minha castidade. Eu não me refiro somente ao perigo da sexualidade. Eu me refiro também às pessoas que querem me transformar em "propriedade privada". Querem depositar sobre mim o seu universo de carências e necessidades, iludidas de que eu sou o redentor de suas vidas.
Contra a castidade de um padre se peca de diversas formas. É preciso pensar sobre isso. Não se trata de casar ou não. Casamento não resolve os problemas do mundo.
Nem sempre o casamento acaba com a solidão. Vejo casais em locais públicos em profundo estado de solidão. Não trocam palavras, nem olhares. Não descobriram a beleza dos detalhes que a castidade sugere. Fizeram sexo demais, mas amaram de menos. Faltou castidade, encontro frutuoso, amor que não carece de sexo o tempo todo, porque sobrevive de outras formas de carinho.
É por isso que eu continuo aqui, lutando pelo direito de ser só, sem que isso pareça neurose ou imposição que alguém me fez. Da mesma forma que eu continuo lutando para que os casais descubram que o casamento também não é uma imposição. Só se casa aquele que quer. Por isso perguntamos sempre "É de livre e espontânea vontade que o fazeis?" É simples. Castos ou casados, ninguém está livre das obrigações do amor. A fidelidade é o rosto mais sincero de nossas predileções.
A graça desça sobre cada um de vocês meus filhos!
Em nome do Pai , do Filho e do Espirito Santo. AMÉM!
Padre Fábio de Melo

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

"ORAÇÃO DE UM PAI"


Ajuda-me, Senhor, na missão de ser pai, quando pesam as preocupações pessoais e os problemas da profissão, que eu possa dar à minha família o bem-estar e a tranqüilidade.

Ajuda-me, Senhor, na missão de ser pai, para que eu realize o diálogo com minha esposa e meus filhos. Que eu seja aberto para ouvir, humilde para propor, sábio para decidir e corresponsável para realizar.

Ajuda-me, Senhor, na missão de ser pai, para que eu saiba descobrir os valores de minha esposa e os talentos de meus filhos e os ajude a desenvolvê-los. Que eu saiba corrigir com amor, sem destruir nem humilhar.

Ajuda-me, Senhor, na missão de ser pai, para que eu defenda a dignidade do meu lar contra a imoralidade e a permissividade, vivendo o amor com fidelidade e construindo a união que faz o lar feliz.

Ajuda-me, Senhor, na missão de ser pai, para que eu possa ser sempre um testemunho de fé em Deus, coragem nas dificuldades, paciência nas provações e esperança na dor;e pelo apostolado familiar, ajude outras famílias a serem mais felizes.

Finalmente, ajuda-me,Senhor, na missão de ser pai, para que eu creia firmemente que a grandeza da paternidade, assim vivida, não termina nem mesmo com a morte,porque os seus frutos são eternos.

Amém.

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

"ELEIÇÕES 2010"


Emissoras católicas de TV realizam pela primeira vez debate com candidatos presidenciais

Cachoeira Paulista, 15 Jul. 10 / 05:39 pm (ACI).- As emissoras católicas TV Canção Nova e TV Aparecida se uniram para realizar pela primeira vez um debate com os candidatos à presidência do Brasil. Marcado para o dia 23 de agosto, o programa será transmitido ao vivo para todo o Brasil e para alguns países - um público estimado em mais de 100 milhões de espectadores. Foram convidados para o debate os candidatos que têm representação na Câmara Federal, como determina a lei eleitoral. As emissoras esperam a adesão de todos os convidados. Até o momento, José Serra (PSDB), Marina Silva (PV) e Plínio Arruda Sampaio (PSOL) confirmaram sua presença.

Segundo a superintendente da TV Canção Nova, Ana Paula Guimarães, a proposta do programa é oferecer oportunidade aos candidatos para tratarem de assuntos de interesse do público católico, além de temas relevantes para toda a sociedade. Assuntos como aborto, uso de células tronco embrionárias e exposição de símbolos religiosos em locais públicos farão parte da pauta que compreende ainda questões ligadas à saúde, educação, emprego, segurança pública, previdência, liberdade de imprensa, reforma agrária, entre outros. “Nosso objetivo não é estimular a discussão entre os candidatos, mas a exposição de suas idéias para oferecer subsídios ao nosso público para que escolha com maior segurança o candidato”, afirma.

Com duração de duas horas, o programa, que terá como mediador o padre Antônio Cesar Moreira Miguel, diretor geral da TV Aparecida, está estruturado em quatro blocos. O primeiro bloco com perguntas feitas pelo mediador a partir de temas sorteados ao vivo. O segundo bloco terá perguntas de três jornalistas convidados pela coordenação do programa sobre temas de livre escolha. No terceiro bloco, as perguntas serão feitas por representantes de pastorais e movimentos da Igreja Católica, ligados à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que estarão na platéia. No quarto e último bloco, os candidatos respondem mais uma vez a perguntas feitas pelo mediador sobre qualquer tema sorteado ao vivo e participam do quadro “Como você resolverá o problema?”, que consiste na exposição da solução para determinado problema sugerido pelo mediador. O programa termina com as considerações finais de cada candidato.

A cada pergunta, o candidato terá entre 1 minuto e 1 minuto e meio para resposta. Nos blocos 2 e 3, cada resposta será comentada por outro candidato sorteado. Haverá réplica de 1 minuto para o candidato que respondeu e tréplica de 1 minuto para o candidato que comentou.

Todo o conteúdo do programa será transmitido também via internet e nas rádios dos dois grupos de comunicação, além de outras emissoras católicas interessadas em retransmitir a programação.

TV Canção Nova
Conta com duas geradoras: em Aracaju (SE) e Cachoeira Paulista (SP), além de quatro geradoras afiliadas: Curitiba (PR), Belo Horizonte (MG), Florianópolis (SC) e Brasília (DF). Possui ainda 350 retransmissoras. Seu sinal atinge todo o território nacional por parabólica, além de TV por assinatura e operadoras de TV a cabo. Além disso, a programação pode ser acompanhada em tempo real pelo portal http://tv.cancaonova.com/

Rádio Canção Nova

Sudeste: Radio Canção Nova AM 1020 – Cachoeira Paulista – SP; Rádio Canção Nova – AM 930 – Bauru – SP; Rádio Canção Nova do Grande Vale –AM 1250 – São José dos Campos – SP; Rádio Canção Nova da Divina Providencia – AM 1090 – Paulínia – SP; Rádio Canção Nova do Coração de Maria –AM 810 – São José do Rio Preto – SP; Rádio América – AM 1410 – São Paulo – SP; Radio Canção Nova do Espírito Santo – AM 1060 – Rio de Janeiro – RJ; Rádio Canção Nova do Santíssimo Salvador – AM 1020 – Campo dos Goytacazes – RJ; Rádio canção Nova 96,3 FM / Nordeste: Rádio Canção Nova – AM 1480 – Gravatá – PE; Rádio Canção Nova – AM 1210 – Vitória da Conquista – BA; Rádio Rural – AM 1090–Natal – RN; Rádio Canção Nova São José – AM 1160 – Itabuna-Ba / Sul: Rádio Canção Nova AM 660 – Vacaria – RS; Rádio Canção Nova Nossa Senhora da Luz – AM 1370 – Curitiba – PR; Rádio Canção Nova Esperança – AM 670 – Nova Esperança – PR / Norte: Rádio Canção Nova do Coração de Jesus –AM 690 – Palmas – TO; Centro Oeste: Rádio Difusora Bom Jesus de Cuiabá- AM 630 – Cuiabá – MT; Radio Canção Nova FM 89,1 – Brasília – DF; Radio Ativa 1180 AM – Campo Grande – MS

TV Aparecida

Presente em 158 Municípios, 17 Estados, 13 Capitais. NET : Campos Goytacazes RJ – Canal 16 / Goiânia GO – Canal 05 / Presidente Prudente SP – Canal 29 / Santo Anastácio SP – Canal 17 / São João da Boa Vista SP – Canal 05 / Votorantin SP – Canal 12 / TVA Rio de Janeiro RJ – Canal 166 via MMDS UHF / São Paulo SP – Canal 166 via CABO / Cobertura Via Satélite: Telefônica DTH canal 231 (Para Assinantes) / Sinal Analógico: SATÉLITE: Star One C2 / FREQUÊNCIA: Banda C 4030 MHz ou Banda L 1120 MHz /POLARIZAÇÃO: HORIZONTAL / Sinal Digital: SATÉLITE: BRASILSAT B4 / FREQUÊNCIA: Banda C 4070 MHz / POLARIZAÇÃO: VERTICAL – Symbol Rate 2966 - FEC 3/4
Rádio Aparecida: 90,9 FM / 820 AM







quarta-feira, 4 de agosto de 2010

"HOMENAGEM AOS SACERDOTES"-04 de agosto



Oração pelos Sacerdotes

Senhor Jesus, presente no Santíssimo Sacramento do Altar, que vos quisestes perpetuar entre nós por meio de vossos sacerdotes, fazei com que suas palavras sejam somente as vossas, que seus gestos sejam os vossos, que sua vida seja o fiel reflexo da vossa.
Que eles sejam os homens que falem a Deus dos homens e falem aos homens de Deus.
Que não tenham medo de servir, servindo a Igreja como ela quer ser servida.
Que sejam homens, testemunhas do eterno nosso tempo, caminhando pelas estradas da história com vosso mesmo passo e fazendo o bem a todos.
Que sejam fiéis aos seus compromissos, zelosos de sua vocação e de sua entrega, claros reflexos da própria identidade e que vivam com alegria o dom recebido.
Tudo isso vos peço pela intercessão de vossa Mãe Santíssima: ela que esteve presente em vossa vida, esteja sempre presente na vida dos vossos sacerdotes. Amém

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

"A IGREJA DORMENTE"


Antigamente ensinava-se que os membros da Igreja Católica formavam três grandes grupos: o militante, que “peregrina” na Terra, trabalhando pelo Reino; o padecente, formado por aqueles que, depois da morte, estão purificando-se para poder entrar na Vida Eterna; e o triunfante, formado por aqueles bem-aventurados que já estão na presença do Pai.
Pois bem, hoje poderíamos acrescentar outra categoria a mais: a Igreja dos cristãos dormentes.
Pertencem a este grupo os que batizam seus filhos na Igreja e gostam de convocar um montão de sacerdotes para celebrar o funeral do pai ou da mãe (pois até isto quantificam e tomam por critério de distinção e classe), mas passam o resto de sua vida ignorando a Igreja a que dizem pertencer. Espiritualistas no domingo, de meio-dia a meio-dia e meio, e materialistas no resto da semana, vivem com desânimo tudo o que soe a religioso.
Mudam ritos por segurança, buscam precauções, prudências, virtudes adornadas de soníferos. Falsos crentes, sua tibieza levou-os a considerar virtuoso que não é senão uma dimensão de si mesmos. E assim, acabam por chamar mansidão à debilidade de caráter, humildade à sua impotência, resignação à sua covardia. E são os que, no final, acabam por protestar e enfadar-se quando Deus não se rende à sua vontade: “Faça-se a minha vontade assim no céu como em minhas terras.”
Lembram-se da Igreja-instituição só para criticá-la. E nisto, andam bem atentos em destruir. São especialistas em criticar o Papa: se viaja, porque viaja; se não, porque não viaja. Se é velho, porque é velho. E se é velho e viaja, pior ainda. E criticam o bispo, o pároco da paróquia, a este ou aquele movimento. Só eles, para além do bem ou do mal, parecem estar com a verdade sobre o que a Igreja deveria ser. Mas, enquanto criticam, não movem um dedo sequer par fazer bem as coisas. E nem para fazê-las mal. E a quem faz, alvejam-no, submetem-no a todo o tipo de críticas, reprimendas, corretivos e sermões. Nem fazem, nem deixam fazer. Não querem compromissos, mas não suportam o compromisso dos outros. E a partir do seu espelho, criticam, queixam-se, exigem e apontam ex cathedra.
Acordam só para assistir, entediadamente, a alguma procissão, à celebração de algumas bodas, ou à “Primeira Comunhão” da criança (que consiste cada vez mais na copiosa "festa pós-sacramental" do que no mesmo sacramento, não faltando nunca quem aconselhe ao pároco que termine rapidinho, pois há pessoas que os esperam no restaurante).
Assistem “religiosamente” à partida de futebol do sábado e do domingo, mas à Eucaristia, participarão se estiverem com vontade, e se tudo estiver bem. Sonolentos no sábado e no domingo, e estressados durante a semana, colocarão todos os tipos de desculpas para não assistirem a alguma reunião de formação. Mas sempre terão tempo para alguma viagenzinha de fim de semana, para conseguir descontos ou para fazer alguma hora extra na empresa. Dinheiro é dinheiro.
Recusam toda opinião que venha da “hierarquia católica” como “imposição intolerável”, mas se abrirão de par em par, a crítica e totalmente a qualquer opinião alheia, dita por qualquer pessoa em qualquer lugar, especialmente a aqueles que atacam sua própria Igreja, sem fazer o mínimo esforço para buscar nas fontes a verdade do que se disse. Sempre atentos aos desmandos do pároco de tal ou qual cidade, nunca terão olhos nem ouvidos para reconhecer o trabalho intenso e fecundo feito pelos católicos militantes.
Cristãos tíbios, sem fascinação, tristes, porque já não crêem em nada, não conhecem a alegria da Salvação, porque nada querem saber de salvação nem de “kerigmas”.
Esta "Igreja dormente" perdeu seu primeiro impulso, seu entusiasmo, seu vigor. Não é nem fria, nem quente. Já não sabe quem é, nem se recorda do que recebeu. É uma Igreja de corações covardes e mãos débeis. Não luta, nem faz penitência, nem se alegra.

José Manuel Domínguez Prieto
http://nospassosdejesus.blogspot.com/2010/02/cristaos-dormentes.html

Mensagem recebida de Dom Bento Albertin, OSB