segunda-feira, 12 de março de 2012

MISSÃO - SERVIR - AÇÃO

O FILHO DO HOMEM NÃO VEIO PARA SER SERVIDO, MAS PARA SERVIR” (Mc 10,45).

A palavra servir tem na Bíblia dois sentidos opostos, conforme designa a submissão do homem a Deus ou a sujeição do homem pelo homem, isto é, a escravidão. A história da salvação ensina que a libertação do homem depende de sua submissão a Deus, e que “servir a Deus é reinar” (Liturgia Romana).
No relacionamento humano, a mesma palavra pode designar duas situações concretas profundamente diferentes: a do escravo como no mundo pagão, onde o homem em servidão é relegado a todas as coisas, e a do servo, como definida pela lei do povo de Deus: nesse povo o servo continua a ser um homem e tem seu lugar na família divina, de sorte que nela torna-se o homem amado e herdeiro de Deus.
Servir a Deus é uma honra para nós seu povo, com o qual Ele fez uma aliança, para isso precisa ser fiel. Essa fidelidade deve manifestar-se em nossa conduta como exemplo para nossos irmãos. Servir a Deus e ao próximo é antes de tudo oferecer-lhes dons e sacrifícios, e garantir a manutenção de sua Igreja.
O nosso serviço quando feito com gratuidade agrada a Deus e mostramos como Cristo quer ser servido, exatamente como Ele serviu ao Pai: quer que dediquemos ao serviço dos irmãos, assim, como o próprio Jesus fez, Ele é Senhor e Mestre. A disposição de servir ao próximo deveria fazer parte da vida de todo cristão. O maior desafio é fazer com que a consciência cristã não se acomode diante de tantas necessidades proposto pelo novo mundo globalizado, integrando-se simplesmente à cultura individualista dominante e reduzindo à vivência cristã a mera prática devocional.
Não podemos esquecer de mencionarmos Missão e Ação que estão intrinsecamente ligadas ao Servir, este é o tripé do cristão: nossa Missão é Servir ao próximo com Ação. Tornar-se missionário é uma experiência ímpar e um aprendizado para toda vida. Todos nascem com uma missão. Algumas pessoas, porém, em particular abraçam uma causa, entendem que essa missão é mergulhar de corpo e alma e deixar-se envolver por ela.
Os missionários têm esse nome porque são mensageiros do bem e da Boa Nova. Não desejam aos demais apenas o pão, mas o pão com justiça, beleza e vida de qualidade. O que move um coração missionário é o desejo de revelar ao mundo o rosto de um Deus que é amor e compaixão, apaixonado pelo ser humano e suas causas. Missão também significa “tarefa, encargo, dever a cumprir, ações a serem realizadas”.
Numa perspectiva cristã, missão é todo movimento realizado no intuito de ir ao encontro de outras pessoas e realidades, a fim de promover a vida, sempre iluminados e guiados pela mensagem do Evangelho, com a força de anunciar a Boa Notícia e animar a esperança.
No Movimento das Equipes de Nossa Senhora temos a grande oportunidade de exercermos a missionariedade, Serviço, Ação. Temos em nossa Equipe uma escola de amor onde todos são mensageiros, servos e autores das ações permanentes que utilizamos como instrumento de crescimento, solidariedade e gratuidade. Exercemos a ajuda com espírito de colaboração ativa, servindo-se dos talentos pessoais para a promoção de todos, no cultivo das relações sadias e responsáveis na doação de cada dia. O que conta é o espírito que move cada pessoa: a vontade de servir, de sair de si e ir ao encontro dos demais com a gratidão generosa dos gestos. Aprendemos a não julgar as pessoas, a ter um olhar de misericórdia, atitude de flexibilidade e compreensão. O mesmo olhar que Deus tem para cada um de nós.
A nossa missão é fortalecer o Movimento, estreitar laços em nossa Equipe com servidão, ação de ajuda mútua, transbordando amor e carinho, na certeza do mesmo amor de Cristo e Maria. Com justiça e caridade fraterna saídas do mais profundo do nosso ser e lançar-se no mundo como um missionário enviado a serviço do irmão realizando uma ação evangelizadora. Aí está o ideal de ser um luzeiro na noite da humanidade, que aponta caminhos, anima a esperança e alimenta o sonho de um mundo mais bonito e alegre.
Suely e Ricardo
Equipe 6 – Setor A Niterói


(Publicado no "ENFOQUES", informativo da Região Rio IV, Província Leste, SRBrasil)

Nenhum comentário: