 “O FILHO DO HOMEM NÃO VEIO PARA SER SERVIDO, MAS PARA SERVIR” (Mc 10,45).
 “O FILHO DO HOMEM NÃO VEIO PARA SER SERVIDO, MAS PARA SERVIR” (Mc 10,45).A palavra servir tem na Bíblia dois sentidos opostos, conforme designa a submissão do homem a Deus ou a sujeição do homem pelo homem, isto é, a escravidão. A história da salvação ensina que a libertação do homem depende de sua submissão a Deus, e que “servir a Deus é reinar” (Liturgia Romana).
No relacionamento humano, a mesma palavra pode designar duas situações concretas profundamente diferentes: a do escravo como no mundo pagão, onde o homem em servidão é relegado a todas as coisas, e a do servo, como definida pela lei do povo de Deus: nesse povo o servo continua a ser um homem e tem seu lugar na família divina, de sorte que nela torna-se o homem amado e herdeiro de Deus.
Servir a Deus é uma honra para nós seu povo, com o qual Ele fez uma aliança, para isso precisa ser fiel. Essa fidelidade deve manifestar-se em nossa conduta como exemplo para nossos irmãos. Servir a Deus e ao próximo é antes de tudo oferecer-lhes dons e sacrifícios, e garantir a manutenção de sua Igreja.
O nosso serviço quando feito com gratuidade agrada a Deus e mostramos como Cristo quer ser servido, exatamente como Ele serviu ao Pai: quer que dediquemos ao serviço dos irmãos, assim, como o próprio Jesus fez, Ele é Senhor e Mestre. A disposição de servir ao próximo deveria fazer parte da vida de todo cristão. O maior desafio é fazer com que a consciência cristã não se acomode diante de tantas necessidades proposto pelo novo mundo globalizado, integrando-se simplesmente à cultura individualista dominante e reduzindo à vivência cristã a mera prática devocional.
Não podemos esquecer de mencionarmos Missão e Ação que estão intrinsecamente ligadas ao Servir, este é o tripé do cristão: nossa Missão é Servir ao próximo com Ação. Tornar-se missionário é uma experiência ímpar e um aprendizado para toda vida. Todos nascem com uma missão. Algumas pessoas, porém, em particular abraçam uma causa, entendem que essa missão é mergulhar de corpo e alma e deixar-se envolver por ela.
Os missionários têm esse nome porque são mensageiros do bem e da Boa Nova. Não desejam aos demais apenas o pão, mas o pão com justiça, beleza e vida de qualidade. O que move um coração missionário é o desejo de revelar ao mundo o rosto de um Deus que é amor e compaixão, apaixonado pelo ser humano e suas causas. Missão também significa “tarefa, encargo, dever a cumprir, ações a serem realizadas”.
Numa perspectiva cristã, missão é todo movimento realizado no intuito de ir ao encontro de outras pessoas e realidades, a fim de promover a vida, sempre iluminados e guiados pela mensagem do Evangelho, com a força de anunciar a Boa Notícia e animar a esperança.
No Movimento das Equipes de Nossa Senhora temos a grande oportunidade de exercermos a missionariedade, Serviço, Ação. Temos em nossa Equipe uma escola de amor onde todos são mensageiros, servos e autores das ações permanentes que utilizamos como instrumento de crescimento, solidariedade e gratuidade. Exercemos a ajuda com espírito de colaboração ativa, servindo-se dos talentos pessoais para a promoção de todos, no cultivo das relações sadias e responsáveis na doação de cada dia. O que conta é o espírito que move cada pessoa: a vontade de servir, de sair de si e ir ao encontro dos demais com a gratidão generosa dos gestos. Aprendemos a não julgar as pessoas, a ter um olhar de misericórdia, atitude de flexibilidade e compreensão. O mesmo olhar que Deus tem para cada um de nós.
A nossa missão é fortalecer o Movimento, estreitar laços em nossa Equipe com servidão, ação de ajuda mútua, transbordando amor e carinho, na certeza do mesmo amor de Cristo e Maria. Com justiça e caridade fraterna saídas do mais profundo do nosso ser e lançar-se no mundo como um missionário enviado a serviço do irmão realizando uma ação evangelizadora. Aí está o ideal de ser um luzeiro na noite da humanidade, que aponta caminhos, anima a esperança e alimenta o sonho de um mundo mais bonito e alegre.
Suely e Ricardo
Equipe 6 – Setor A Niterói
(Publicado no "ENFOQUES", informativo da Região Rio IV, Província Leste, SRBrasil)
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 
 









 
Nenhum comentário:
Postar um comentário