quinta-feira, 8 de março de 2012

XI ENCONTRO INTERNACIONAL DAS EQUIPES DE NOSSA SENHORA



Prezados amigos,
Cremos que todo o Movimento pode se orgulhar deste reconhecimento na Câmara de Deputados Federal.
Sem dúvida, temos agora mais responsabilidade em darmos um bom testemunho cristão.
O Deputado Pe. José Linhares realizou na Sessão Ordinária da Câmara dos Deputados do dia 07 de março de 2012, um pronunciamento anunciando a realização do XI Encontro Internacional das Equipes de Nossa Senhora, em Brasília, em julho próximo.
O parlamentar destaca o imenso significado do evento e frisa a importância do movimento para espiritualidade conjugal da comunidade católica.
Confira a íntegra do discurso:
Elza e Edilson – CRR Brasília
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------
O Sr. JOSÉ LINHARES (PP-CE) pronuncia o seguinte discurso: Senhor Presidente, Senhoras e Senhores Deputados, é com muita alegria e entusiasmo que comunicamos a realização do XI Encontro Internacional das Equipes de Nossa Senhora, em Brasília, de 21 a 28 de julho deste ano. O evento deverá apresentar imenso significado para a comunidade católica no Brasil, com profunda repercussão no conceito contemporâneo do matrimônio e na vida cotidiana dos casais obedientes aos desígnios de Deus.
As Equipes de Nossa Senhora têm origem na iniciativa do padre francês Henri Caffarel, que, em 1938, formou o primeiro grupo de jovens casais, interessados no aperfeiçoamento da vida matrimonial, de acordo com os princípios cristãos. O lugar do matrimônio na doutrina católica tornou-se o centro dos debates e, mais do que isso, o próprio suporte espiritual dos cônjuges, pelo que atraiu gradativamente um sem-número de novos casais.
A ideia da formação das equipes surge em 1947, em razão da multiplicação dos núcleos e da necessidade de unidade e estruturação dos trabalhos. A prece conjugal e familiar, os encontros mensais e a adoção das regras pessoais e espirituais tornam-se a base do funcionamento das equipes. A partir da década de 50, os núcleos se multiplicam pelo mundo e estabelecem métodos universais de funcionamento.
Senhor Presidente, de acordo com o próprio movimento, a razão de ser das Equipes de Nossa Senhora é ajudar os casais a descobrirem a riqueza do sacramento do matrimônio e a viverem a espiritualidade a dois. Como testemunhas do matrimônio cristão na Igreja, esses casais permanecem fiéis às promessas do batismo, baseiam suas vidas no Evangelho de Cristo, divulgam Sua mensagem, e se mantêm ligados à Igreja e ao clero; em suma, fazem de suas atividades uma colaboração com Deus e um serviço ao próximo. Oficialmente reconhecidas pelo Conselho Pontifício em 2002, caracterizam-se como um movimento de fiéis leigos, que realizam trabalho apostólico voltado para a preservação dos valores cristãos da família e da sociedade, difundindo a importância de viver o casamento nos parâmetros da religião, e desse modo contribuindo para a consolidação de famílias e grupos sociais mais equilibrados, mais seguros, mais fraternos e espiritualizados.
Devemos lembrar, a propósito, Senhor Presidente: a fundação da primeira Equipe fora da França deu-se exatamente no Brasil. Ao longo do tempo, em um país tão grande e diversificado, multiplicou-se a adesão de interessados; hoje, são mais de 18.600 casais comprometidos, sob orientação de 1.900 Sacerdotes e Conselhos Espirituais.
Daí a importância do evento de julho próximo, que evocará a figura de Nossa Senhora de Aparecida, padroeira do Brasil. O próprio logotipo do evento apresenta a pesca milagrosa do Rio Paraíba, onde foi encontrada a imagem da Virgem, juntamente com a cruz, símbolo máximo da cristandade, e o casal de mãos dadas, como síntese do trabalho das Equipes de Nossa Senhora.
Senhor Presidente, Nobres Colegas, temos a felicidade de anunciar desde já a realização do XI Encontro Internacional das Equipes, na certeza de a Capital Federal será abençoada pelo acontecimento. Esperamos que a adesão de casais católicos corresponda à inegável vocação cristã de nosso povo, a ser aperfeiçoada e vivenciada de modo cada vez mais profundo, na esteira dos ensinamentos de Jesus Cristo, na luz do exemplo incomparável de Maria, nossa santa mãe de amor e misericórdia.
Muito obrigado, Senhor Presidente.
_________________________________________________________________

Nenhum comentário: