terça-feira, 20 de maio de 2008

CORPUS CHRISTI



A origem da Solenidade do Corpo e Sangue de Cristo remonta ao Século XIII. A Santa Igreja sentiu necessidade de realçar a presença real do "Cristo todo" no pão consagrado. A Festa de Corpus Christi foi instituída pelo Papa Urbano IV com a Bula ‘Transiturus’ de 11 de agosto de 1264, para ser celebrada na quinta-feira após a Festa da Santíssima Trindade, que acontece no domingo depois de Pentecostes.
O Papa Urbano IV foi o cônego Tiago Pantaleão de Troyes, arcediago do Cabido Diocesano de Liège na Bélgica, que recebeu o segredo das visões da freira agostiniana,
Juliana de Mont Cornillon, que exigiam uma festa da Eucaristia no Ano Litúrgico. A ‘Fête Dieu’ (Festa de Deus) começou na paróquia de Saint Martin em Liège, em 1230, com autorização do arcediago para procissão eucarística só dentro da igreja, a fim de proclamar a gratidão a Deus pelo benefício da Eucaristia. Em 1247, aconteceu a 1ª procissão eucarística pelas ruas de Liège, já como festa da diocese. Depois se tornou festa nacional na Bélgica.
O ofício foi composto por
São Tomás de Aquino o qual, por amor à tradição litúrgica, serviu-se em parte de Antífonas, Lições e Responsórios já em uso em algumas Igrejas.
A festa mundial de Corpus Christi foi decretada em
1264. O decreto de Urbano IV teve pouca repercussão, porque o Papa morreu em seguida. Mas se propagou por algumas igrejas, como na diocese de Colônia na Alemanha, onde Corpus Christi é celebrada desde antes de 1270. A procissão surgiu em Colônia e difundiu-se primeiro na Alemanha, depois na França e na Itália. Em Roma é encontrada desde 1350.
A Eucaristia é um dos sete
sacramentos e foi instituído na Última Ceia, quando Jesus disse :‘Este é o meu corpo...isto é o meu sangue... fazei isto em memória de mim’. Porque a Eucaristia foi celebrada pela 1ª vez na Quinta-Feira Santa, Corpus Christi se celebra sempre numa quinta-feira após o domingo depois de Pentecostes.



A Festa no Brasil

Em muitas cidades portuguesas e brasileiras é costume ornamentar as ruas por onde passa a procissão com tapetes de colorido vivo e desenhos de inspiração religiosa. Esta festividade de longa data se constitui uma tradição no Brasil, principalmente nas cidades históricas se revestem de práticas antigas e tradicionais são embelezadas com decorações de acordo com costumes locais. No
Pará, no município de Capanema é uma tradição os tapetes de serragem colorida cobrindo as ruas por onde passa a procissão de Corpus Christi.





A Festa em Cabo Frio


Já se tornou uma atração turística e, principalmente, religiosa os tapetes de sal na Av. Assunção, a principal da cidade, quando Movimentos e Pastorais da Paróquia de Nossa Senhora da Assunção, lojas e demais empresas comerciais, escolas e outras associações se reunem para confeccionar verdadeiras obras de arte por onde passa a Procissão de Corpus Christi.


Este ano os temas dos tapetes, definidos pela igreja, serão: "Eucaristia Sacramento do Amor", "Escolhe, pois, a vida" (tema da Campanha da Fraternidade), "Cabo Frio, criação perfeita de Deus", "Proteja o meio ambiente" e "Proteja a vida! Vamos juntos combater a dengue". Neste ano serão disponibilizados 120 toneladas de sal para a confecção dos tapetes.

PROGRAMAÇÃO

Dias 19, 20 e 21: Tríduo Eucarístico
Dia 21, 4ª feira, Igreja Matriz, 17h: Hora Santa com exposição do Santíssimo Sacramento com a participação do Setor Lagos.
Dia 22, 5ª feira, 9h30min: Missa Solene de Corpus Christi na Igreja Matriz e confecção dos tapetes na Av. Assunção.
Dia 22, 5ª feira, 16h: Missa Campal na Pça. Porto Rocha seguida de Procissão Eucarística e logo após, Festa com barraquinhas de petiscos variados.

"PRESTIGIE A BARRACA DOS EQUIPISTAS E AJUDE UM CASAL A FAZER O RETIRO ANUAL".




Um comentário:

eng, panerai disse...

Aqui em Porto alegre RS estaremos participando da procissão de Corpus Christ. Pedimos aos equipistas para irem com a camiseta das ENS.
abraços
alexandre