quarta-feira, 7 de maio de 2008

UM POUCO DE PERFUME


"Maria tomou uma libra de bálsamo...
e a casa ficou cheia de perfume"
(Jo 12,3)

"Amigos, por favor, um pouco de perfume, em nossa casa e em nossa vida.
Um pouco de perfume para melhorar o ambiente, onde o ar se tornou irrespirável por causa das brigas, das incompreensões, do desejo de dominar e de sobressair.
Um pouco de perfume para que a vida se torne menos amarga, o dia-a-dia mais alegre, o cumprimento dos deveres menos duros e os rostos das pessoas menos tristes.
Um pouco de perfume para preparar um lugar ao amor, para que ele mande em todas as coisas e em todas as decisões, para que presida em nossas assembléias e em nossas reuniões, a fim de que ninguém possa sair ferido ou machucado, mas que todos se sintam integrados, valorizados, apreciados, encorajados.
Um pouco de perfume para preparar o caminho do Senhor. Para que Ele não se sinta recusado e não tenha que ir embora magoado por causa do clima pesado e triste.
Só um pouco de perfume, amigos. Apenas uma libra, cem gramas, para melhorar o ambiente.
Um pouco de perfume quer dizer: um pouco de compreensão, acolhimento, disposição em perdoar, prontidão em ajudar, capacidade de pensar mais nos interesses da comunidade, no bem dos irmãos e na prioridade do reino de Deus.
Cem gramas de perfume não custam muito, e poderiam transformar este pequeno vale de lágrimas num verdadeiro paraíso.
Por isso, se um dia perceberem que o ar se tornou irrespirável, que o ambiente se tornou meio pesado, repitam o gesto de Maria: derramem um pouco de perfume. Pode ser que esta operação faça brotar o sorriso em todo o mundo, pode ser que o amor volte a reinar e que Cristo tome o seu lugar ao nosso lado, para jantar conosco.
Com efeito, nossas famílias, nossos grupos e nossas equipes, freqüentemente deixam muito a desejar. Por isso nós nos entregamos à mania de criticá-los, mas não levantamos um dedo para melhorá-los.
Saibam que a boa comunidade com que nós sonhamos, o grupo bem entrosado e conscientizado não são nenhuma dádiva celeste. É algo que precisamos merecer, algo que precisamos construir dia por dia, tijolo por tijolo.
A vida não se torna mais gostosa, o mundo não se torna mais alegre, senão derramando um pouco de perfume.
E assim, o ambiente em que vivemos não se torna mais acolhedor senão espalhando compreensão e amor."

(do livro “ O meu Cristo de cada dia”, Pe. Virgílio, ssp)

Nenhum comentário: