segunda-feira, 5 de maio de 2008

DENTRO DO ESQUEMA?


A acolhida no Brasil à proposi­tura da canonização do Pe. Caffarel suscita questionamentos:
Não em relação à sua santidade, ou sua qualidade de profeta que dignificou o amor humano e entusias­mou os esposos a desvendar e viver as riquezas do sacramento do Matrimônio, cuja nova compreensão difundiu vinte anos antes de o Concílio Vaticano II ensiná-la. Não por sua vida animada pelo Espírito, manifestada no amor ao próximo e na fidelidade à Igreja. Não pela sua disponibilidade e humildade, quando disse: “vamos descobrir juntos”.
O questionamento se refere ao reduzido número de equipistas brasileiros que se inscreveram na Causa da Beatificação do Pe. Caffarel. A pergunta que se faz é: Tomamos consciência de que a canonização é um dom de Deus, para o bem dos casais e da Igreja?
Sabemos que o reconhecimento oficial da santidade de vida do Pe. Caffarel será bênção para os casais cristãos e uma confirmação teológica da espiritualidade conjugal na vivência do sacramento do Matrimônio, como um caminho para Deus. Será que estamos alinhados e atentos à motivação de uma vida que teve o objetivo de levar o Cristo a cada lar?
Para ele não se tratava de fornecer idéias às pessoas, mas de levá-las a viver em Cristo. O que ele suscitou para o Movimento a ele sobrevive, pois veio de Deus.
É atual o questionamento feito pelo Pe. Caffarel no editorial da Carta Mensal de dezembro/1948:
“Por que entrei nas Equipes? Para tomar ou para dar? Se vocês responderem: Queremos participar da grande tarefa empreendida pelas ENS, instaurar o reino de Cristo nos lares, fazer com que a santidade crie raízes em pleno mundo moderno e não seja privilégio único dos monges, formar bons operários da cidade, sólidos apóstolos de Cristo, então vocês estão dentro do esquema. A sua equipe será útil a todas as demais”.
O Movimento se preocupa com a ausência de entusiasmo pela Causa da Beatificação do nosso fundador! Certamente não se trata de comodismo, desinteresse ou desconhecimento das obras e das graças recebidas. Os frutos colhidos ao vivenciar os meios propostos pelas ENS para a busca de santidade, com certeza, são suficientemente motivadores.
Renovamos, pois, o apelo da Associação dos Amigos do Pe. Caffarel ao engajamento nesta Causa: fazer a oração pela sua beatificação diariamente, informar as graças recebidas e inscrever-se como membros da Associação. No Brasil há apenas 352 inscritos, quando, entre casais equipistas e conselheiros, somamos quase 20 mil.
Ketty e AlexandreCasal Representante da Associação na SR Brasilfonte: carta mensal- maio 2008

(RETIRADO DO BLOG DE ALEXANDRE E ALANA-Veja o acesso na relação de links)

Nenhum comentário: