sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

PRATICANTES E ALIENADOS




Padre Flavio Cavalca (Ex-Sacerdote Conselheiro Espiritual da SR Brasil)

Ainda é bastante comum falar de dois tipos de cristãos: o não praticante e o alienado. O cristão não praticante deixa-se influenciar mais ou menos pelos ideais cristãos sem manter, porém, qualquer contato mais estreito com a comunidade em sua vida sacramental. O cristão alienado participa até intensamente da vida sacramental da comunidade e pertence a associações religiosas, é praticante, sem porém se sentir obrigado a participar das preocupações sociais, políticas e econômicas do mundo que o rodeia.
O cristão não praticante nunca foi muito bem aceito, e grande parte das pregações tem por objetivo levá-lo a uma participação razoável na vida comunitária. Já o cristão alienado, é bem menos incomodado empurrado para assumir suas responsabilidades fora da comunidade.
Cada vez fica mais claro que, como dizia uma Campanha da Fraternidade alguns anos atrás: “SER CRISTÃO É PARTICIPAR”. Palavras que poderiam ter muitas variações: ser cristão é viver, é conviver, é engajar-se, é comprometer-se, é influenciar etc.
A participação exigida do cristão na vida de Igreja, enquanto comunidade de culto e de fraternidade, é evidente. Mas talvez ainda seja oportuno ver qual está sendo nossa participação cristã nas preocupações do mundo que nos rodeia. Ser cristão é participar. Qual está sendo, por exemplo, nossa atitude diante dos movimentos em favor dos direitos humanos, do aprimoramento das instituições sociais, políticas e econômicas, da conservação do meio ambiente, da promoção da mulher, do atendimento aos menores abandonados, da paz mundial, da violência, da ética na política e nos negócios etc.? Conhecemos os problemas, procuramos ter uma posição coerente com nosso cristianismo, participamos da busca de soluções, participamos das iniciativas de ação concreta?
Ser cristão é participar. É sair da sacristia, é ser praticante e atuante. Tudo por tudo, talvez haja mais desculpas e perdão para o cristão não praticante do que para o cristão não atuante. É mais compreensível o cristão camuflado do que o cristão alienado. Ser cristão, porém, pura e simplesmente é participar.
Fonte de Consulta:
C.Ss.Redemptor
www.redemptor.com.br

Um comentário:

Anônimo disse...

Alexandre Panerai para mim
mostrar detalhes 11:47 (7 horas atrás)


belíssimo texto! certamente vou enviar e divulgar!
alexandre



Tenha um bom dia!
Fique com Deus!