sexta-feira, 14 de agosto de 2009

15 DE AGOSTO - N.S. DA ASSUNÇÃO



Dia 15 de agosto, sábado, é feriado em Cabo Frio em função do dia de Nossa Senhora da Assunção, santa padroeira do município. Para comemorar a data, a Paróquia local, em parceria com a Prefeitura, realiza shows na Praça Porto Rocha, começando no dia 14, sexta-feira, até o dia 16.

Antes, porém, missas e solenidades acontecem nas Igrejas Matriz e Matriz Histórica. Hoje, dia 6, às 19h, ocorre a abertura solene da novena da Padroeira, seguida da missa de posse do novo pároco, padre Valdir Mesquita, que substitui o padre José Júlio, na Igreja Matriz. No domingo, dia 9, acontece a comemoração do Dia do Pároco e do Dia dos Pais, após a missa das 8h30, com café-da-manhã com os padres e pais na cantina da Igreja.

No dia 14, sexta-feira, às 19h, tem a coroação de Nossa Senhora da Assunção, novena e missa na Matriz Histórica. Logo após, começa a festa na praça com apresentações de dança, às 19h30, show de Assunção Beranger e Banda, às 20h30, e show com a banda The Black, às 23h.





No sábado, dia da Padroeira, tem alvorada festiva com a Banda 13 de Novembro e fogos, às 7h. A missa da Assunção de Maria ocorre às 10h, na Matriz Histórica. Às 16h30 tem missa campal, seguida de procissão. Às 19h, o grupo de teatro da Igreja, GARRA, apresenta o “Auto da Assunção”, seguido do show de Oswaldo e Banda, programado para às 20h. Às 22h30, tem show com o grupo Sambaí.

No dia 16, acontecem as missas das 8h30, 10h e 18h, na Igreja Matriz. Às 19h, haverá apresentações de dança na Praça Porto Rocha e, encerrando a festa, às 21h, show com a banda Anjos e Resgate.





A fundação da cidade de Cabo Frio propriamente dita, deu-se em 1616 no bairro da Passagem, mas a partir de 1660 criou-se o novo centro urbano denominado de São Francisco.
Nele, traça-se a praça (atual Porto Rocha) e constrói-se o prédio da Câmara Municipal, entre 1661 e 1662.
O poder religioso acompanha este deslocamento, e, em 1666 é criada pelo Vigário Bento de Figueiredo a Igreja Matriz Nossa Senhora da Assunção. No altar-mor foi colocada a imagem da Padroeira de Cabo Frio, Nossa Senhora da Assunção – encomendada a Lisboa nos princípios da ereção e fundação da igreja, e que, sem dúvida foi a devoção dos primeiros habitantes da cidade. Consta que esta imagem é uma das mais antigas do Brasil.

À direita de quem entra na Igreja Matriz, há uma capela, erguida em 1731, onde está a imagem da Virgem Aparecida, que foi encontrada entre uns penedos no mar de Arraial do Cabo, pelo pescador Domingos André Ribeiro no ano de 1721. A imagem é feita de nogueira, e tem o comprimento de um palmo e três dedos. Há registros de inúmeros milagres feitos, pela Virgem Aparecida. O fato histórico da aparição está registrado no opúsculo “Verdadeira Notícia do Aparecimento da Milagrosa Imagem de Nossa Senhora da Conceição Que se Venera na Cidade de Cabo Frio” de Alberto Lamego. Alguns anos após o erguimento da capela, a Câmara comunica ao Rei a falta de paramentos exigidos pelo ritual romano, como também de retábulo e trono para a exposição do Santíssimo Sacramento. Em 27 de abril de 1738, D. João V, mandou os quatro paramentos por intermédio do Provedor da Fazenda, determinando a este que fizesse um orçamento para o resto, que incluía ainda dois sinos. Depois da deliberação do Conselho Ultramarino, tomada em sessão de 27 de junho de 1746, no dia 4 de agosto foi expedida a ordem Régia ao Governador do Rio de Janeiro, para que deferisse o pedido da comunidade.

Nos livros de óbitos do século XIX, constam vários sepultamentos nas covas da irmandade de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, que se localizava na Igreja Matriz. Estes sepultamentos se efetuaram até o momento em que foi proibido tal feito no interior dos templos, durante o século XIX.

Durantes anos, o largo da Matriz recebia concentrações de romeiros que vinham venerar a imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, agradecer pelos milagres e trazer promessas. Com a decadência da veneração à imagem da Virgem Aparecida, volta-se a cultuar e festejar a Padroeira, como tem acontecido até os dias atuais.

A Igreja Matriz foi restaurada em 1966, sob direção artística do professor Adail Bento Costa. Porém, no início da década de 70, os religiosos responsáveis pela matriz, construíram um anexo na parte posterior que se tornou um elemento arquitetônico altamente perturbador ao estilo do monumento do século XVII.
No início do ano de 1984, a Igreja Matriz foi assaltada. Além das imagens de Nossa Senhora Aparecida e Nossa Senhora da Conceição, os ladrões levaram: 3 cálices com patenas (2 cálices dourados e 1 prateado), 2 ostensórios (1 grande dourado e 1 pequeno prateado), 1 crucifixo de arte de sacristia, coroa, punhal de prata e broche de Nossa Senhora da Assunção, 2 crucifixos laterais, espada e coroa de Nossa Senhora das Dores, 3 túnicas de celebração, 2 anjos, e coroa do Sr. dos Passos. Até os dias de hoje, estas peças não foram recuperadas.

HISTÓRICO E PADROEIRA

Da Paróquia de Nossa Senhora da Assunção de Cabo Frio, não se conhece a data de sua criação canônica. É, porém, certo que tenha surgido com o aldeamento que Constantino Menelau realizou em terras da Capitania de São Tomé, descobertas, em 1503, por Américo Vespúcio, habitadas por índios Tamoyos, logo após ter expulsado os franceses, holandeses e ingleses que invadiam as costas do sul do Brasil, pelos negócios de pau Brasil, estabelecendo ali, a 13 de novembro de 1615, os alicerces da povoação que ele denominou de ‘Santa Helena”, e é hoje Cabo Frio.

Naquela mesma data, iniciava ele a construção de uma igreja, destinada a ser Matriz sob o patrocínio de Santa Helena, cujo orago o povo mudou quando se levantou o novo Templo para Nossa Senhora da Assunção, cuja imagem, ainda hoje é venerada na Matriz. Segundo a tradição, foi a 3ª imagem, que sob a invocação de Nossa Senhora da Assunção, chegou ao Brasil trazida de Portugal por Frei Agostinho Santa Maria (a primeira imagem viera em 1551 para Pocinhos, Paraíba e a segunda para Camamu, Bahia). O novo Templo deve ter sido construído antes de 1686, pois neste ano já o visitava o Bispo D. José de Barros Alarcão. Em 1678, a Paróquia já estava na classe das Paróquias Perpétuas.

A Matriz conservava, numa capela lateral, a imagem de Nossa Senhora da Conceição, que foi achada numa gruta de pedras, sítio “Focinhos do Cabo”, no lugar chamado “Tabuleiro”, junto ao cabo, pelo pescador Domingos André Ribeiro, no dia 24 de setembro de 1721, quando começou a ser venerada sob o título de Nossa Senhora Aparecida. A imagem media 26 cm e era feita de nogueira. Esta imagem foi roubada de nossa igreja em 23 de setembro de 1984.

Sob a direção da Paróquia, há também um prédio que serviu de “Convento de Franciscanos”, inaugurado a 13 de janeiro de 1676, que teve uma participação muito ativa no desenvolvimento da vida espiritual da paróquia, auxiliando o pároco nos trabalhos pastorais. Chegou a ter 30 frades, dos quais 18 eram sacerdotes, e noviciado de 1707 a 1763. Está sob a invocação de Nossa Senhora dos Anjos. Frei Vitorino, o último frade residente, morreu no dia 7 de agosto de 1872. Com a sua morte, foi encerrada a vida claustral, ficando o convento abandonado em ruínas e sofrendo muitos danos. Esse prédio foi tombado pelo Patrimônio Histórico, que iniciou sua restauração em 1949.

A Paróquia foi entregue, desde 1937, aos padres franciscanos, por um contrato entre Diocese e a Província do Sul, “ad nutum Santae Sedis”. Esse contrato durou 53 anos e foi cancelado pela Província Franciscana em 18 de março de 1990, voltando a paróquia a ser entregue aos padres diocesanos. A paróquia foi desmembrada em 22 de março de 1958, com a criação da Paróquia do Arraial do Cabo e em 18 de novembro de 1989, com a Paróquia de São Cristóvão, no mesmo município de Cabo Frio.

Atualmente, a Paróquia de Nossa Senhora da Assunção de Cabo Frio é servida por sacerdotes diocesanos que são responsáveis pela sua organização pastoral e administrativa.

Nenhum comentário: