sexta-feira, 21 de agosto de 2009




‘MOVIMENTO DAS COMUNIDADES NOSSA SENHORA DA ESPERANÇA
“Para Viúvas, Viúvos e Pessoas Sós”
“A semente que germina por si só – Uma convivência de fé e alegria”
Iniciadora no Brasil: Da. NANCY CAJADO MONCAU




Vamos seguir o exemplo da família de Nazaré que, em sua pequenez e humildade, se fez a servidora do Senhor. Somos todos, a família de Deus.

“Maridos, amai as vossas mulheres, como Cristo amou a Igreja e se entregou por ela. Assim também vós, cada um em particular, ame a sua própria mulher como a si mesmo, e a mulher reverencie o marido. Filhos, obedecei a vossos pais segundo o Senhor; porque isto é justo. Pais, não exaspereis vossos filhos. Pelo contrário, criai-os na educação e na doutrina do Senhor.” (Efésios)


REFLEXÃO
A família, pelo sacramento do matrimônio, participa da missão educativa da Igreja, que é mestra e mãe. Denominada igreja doméstica a família oferece as condições favoráveis para o nascimento e o crescimento das vocações. As famílias têm a missão de educar seus filhos e filhas para uma autêntica vida cristã. Ao cultivarem os valores da fé a família abre espaços e tempos para que os filhos possam discernir o chamado de Deus. Na verdade uma autêntica família cristã, testemunha fiel no mundo e comprometida com os ministérios na comunidade, proporciona um confronto sadio entre os ideais e sonhos dos adolescentes e jovens com as propostas do Evangelho, as necessidades da Igreja e da humanidade. A família é o celeiro, é o campo e a messe, é a sementeira das vocações e dos ministérios.

MEDITAÇÃO
A família sendo celeiro das vocações é chamada por Deus a ser pai, a ser mãe, a gerar vida, a ser testemunha do amor e da fraternidade. O casal é o fundamento sólido da família. É importante, pois, assegurar em primeiro lugar a solidez do casal e perseguir até o fim a consolidação do amor conjugal. Portanto, necessário novamente perguntar: A FAMÍLIA, COMO VAI?

ORAÇÃO
Ó Deus, de Quem procede toda paternidade no céu e na terra, Pai, que és Amor e Vida, faz com que cada família humana sobre a terra se converta, por meio de teu Filho, Jesus Cristo, “nascido de Mulher”, e mediante o Espírito Santo, fonte de caridade divina, em verdadeiro santuário da vida e do amor para as gerações que sempre se renovam. Faz que tua graça guie os pensamentos e as obras dos esposos para o bem de suas famílias e de todas as famílias do mundo. Faz que as jovens gerações encontrem na família um forte apoio para sua humanidade e seu crescimento na verdade e no amor Faz que o amor, reafirmado pela graça do sacramento do matrimônio, se revele mais forte que quaisquer crises, pelas quais passam às vezes nossas famílias. Faz finalmente, Te pedimos por intercessão da Sagrada Família de Nazaré, que a Igreja, em todas as nações da terra, possa cumprir frutiferamente sua missão na família e por meio da família. Tu, que és a Vida, a Verdade e o Amor, na unidade do Espírito Santo. Amém. (João Paulo II)

Durante o ano sacerdotal vamos orar por nossos sacerdotes, conforme nos solicita o nosso Papa Bento XVI que concedeu indulgência parcial a todos os fiéis que rezarem cinco (5) Pai Nossos, Ave Maria e Glória ao Pai, e outra oração devidamente aprovada “em honra do Sagrado Coração de Jesus, para que os sacerdotes se conservem em pureza e santidade de vida”.

Maria, Mãe da Igreja, modelo dos servidores do Evangelho, ajuda-nos a responder o SIM.

UMA SANTA E ABENÇOADA SEMANA


Coordenação – CNSE – Belém/Pará

Nenhum comentário: