sexta-feira, 28 de agosto de 2009

DIA DO CATEQUISTA

Raquel e Mosquito - Catequistas da Paróquia de N.S.da Assunção em Cabo Frio-Casal Equipista da Equipe 01.

Mês de Agosto, mês Vocacional, o último domingo celebra o dia da missão do cristão que assume e vive sua vocação na Igreja e no mundo. Neste dia celebra-se de modo especial o Dia do Catequista. Catequista que tem por vocação e missão aprofundar o primeiro anúncio do Evangelho, levar o catequizando a conhecer, acolher, celebrar e vivenciar o mistério de Deus manifestado em Jesus Cristo.

A catequese é uma obra, sob a inspiração do Espírito Santo, que deve se iniciar no lar cristão, tendo os pais como preceptores, primeiros catequistas. Depois, vem a preparação para a vida e para os sacramentos, por meio da iniciação cristã. Essa catequese deve ser uma das atividades da vida do cristão, assim como o é a participação à Eucaristia, ponto central de nossa vivência fraterna no seio da Igreja, unindo-nos a Cristo. É desaviso pensar que a catequese é meramente a celebração de ritos externos ou sociais, aprendizado de teorias e idéias descompromissadas. Ao contrário, é o grande momento em que somos convidados, como família de Deus, a reviver os mistérios pascais da morte e ressurreição de Jesus. É o encontro pessoal do Senhor, que aprofundamos e passamos a viver com entusiasmo e maturidade a nossa vida cristã.
Em nossos dias, a catequese é um momento de formação e de constante atualização para o discipulado. Padres, catequistas, catequizandos, todos os cristãos, enfim, são chamados a construir um mundo mais justo através de uma vida cristã madura e responsável, brotada do encontro pessoal com Jesus Cristo. É por meio da catequese que se formará uma consciência de que o seguimento a Jesus Cristo deve ser testemunhado não só na Igreja, mas na sociedade, na família, na comunidade, na escola, no trabalho, no lazer, como um todo, em todas as atividades da vida humana.
Ser catequista é dom, escolha divina, enraizada na história, na realidade com suas necessidades, desafios e interpelações.(Arquidiocese do Rio de Janeiro)

Pessoa que ama viver e se sente realizada, entusiasmada, portadora do Ressuscitado, contagia a todos com a alegria de ser discípula

Pessoa que sabe ler a presença de Deus nas atividades humanas, reconhece o rosto desfigurado de Deus nos pobres, nos injustiçados, nos gestos de partilha e solidariedade e assume uma postura em defesa da vida ameaçada. O princípio fé/vida determina suas atitudes e lhe confere uma inteireza interior.
Enfim, o catequista é uma pessoa que busca sua auto-formação e procura atualizar-se. É capaz de construir comunhão, tecer novas relações ao estar atento aos gestos que alimentam relacionamentos positivos. A comunicação, o diálogo, a comunhão são elementos essenciais na trajetória do catequista discípulo missionário, capazes de garantir o trabalho em equipe de uma forma participativa. (Ir. Zélia Maria Batista, Assessora da Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-Catequética)

Nenhum comentário: