quinta-feira, 30 de julho de 2009

DIA INTERNACIONAL DE ORAÇÃO


Convite para o grande Dia internacional de Oração para o triunfo do Coração Imaculado de Maria em Marpingen e no mundo inteiro
8. Agosto 2009


Esses são os atos de desagravo que recomendamos a todos os filhos de Maria desejosos de unir-se neste grande plano:

- No dia anterior: o dia 7 de Agosto, jejuar se possível
- No dia 8 de Agosto a partir da manhã unir-se espiritualmente a Marpingen e oferecer todo o dia para o triunfo de seu Coração Imaculado no mundo inteiro
- Rezar a Via-Sacra
- Rezar o Santo Rosário e consagração de seu país, da Alemanha, da Europa e do mundo inteiro ao seu Coração Imaculado
- Oferecer a Comunhão Reparadora ao seu Coração Imaculado
- Permanecer o máximo de tempo possível em oração neste dia
- Domingo 9 de Setembro às 21:45 hora do México, inicia-se o Cerco de Jericó para Cleveland, o Santo Padre e 3 cidades alemãs


Apostolat im Dienste der Göttlichen Barmherzigkeit e.V.
Geistl. Leiter: Pater Dominique Gastineau Ÿ E-Mail: divmercy@yahoo.com1. Vorsitzender: Werner Ehl Ÿ Nalbacher Straße 135 Ÿ 66763 Dillingen - SaarlandTel.: 06831 / 78207 Ÿ Fax: 06831 / 4996754
E-Mail: werner_ehl@web.de



Queridos irmãos e irmãs em Cristo:
Gostaria de oferecer-vos uma contemplação sobre a Mãe de Deus e convidar-vos a promover o triunfo do Coração Imaculado de Maria na Alemanha e no mundo inteiro.

Neste ano dedicado aos sacerdotes, que se inicia a 19 de Junho, queremos amar a todos os sacerdotes sem os julgar; muitos já experimentaram o seu amor maternal e mudaram assim as suas vidas.
Para ajudar a realizar o Plano de nossa Mãe Celestial quero convidar-vos ao grande dia de oração em Marpingen, no dia 8 de Agosto de 2009.
É muito importante que todos os fiéis do mundo inteiro, que não possam assistir de perto a este grande dia de oferecimento na Alemanha, se unam às pessoas em Marpingen e consagrem o país da Alemanha, a Europa e o mundo inteiro ao seu Coração Imaculado, e ofereçam todos os outros dias de preparação (descritos no início) a Maria Santíssima, para o triunfo do seu Coração Imaculado. É também importante que o deem a conhecer e divulguem em suas comunidades e entre os amigos.

Estou convencido de que a chave para abrir a porta do triunfo do seu Coração Imaculado consiste em: “ que tornemos possível o facto de muitíssima gente, do mundo inteiro, se una em oração e que imploremos todos juntos este triunfo ao Pai Celestial.”

Que a Mãe de Deus nos ajude cada vez mais a aprofundar o amor de Deus Trinitário em nossas vidas!

Padre Domingo Gastineau

Consagração de seu país, da Alemanha, da Europa e do mundo inteiro ao seu Coração Imaculado


Rainha do Santíssimo Rosário, auxilio dos cristãos, refúgio do género humano, vencedora de todas as grandes batalhas de Deus! ao vosso trono, súplices, nos prostramos, seguros de conseguir misericórdia e de encontrar graça e auxilio oportuno nas presentes calamidades, não pelos nossos méritos, de que não presumimos, mas unicamente pela imensa bondade do vosso Coração “materno”.
A Vós, ao vosso Coração Imaculado, Nós, como Pai comum da grande família cristã, como Vigário d’Aquele a quem foi dado todo o poder no Céu e na terra, e de Quem recebemos a solicitude de quantas almas remidas com o seu sangue povoam o mundo universo, — a Vós, ao vosso Coração Imaculado, nesta hora trágica da história humana, confiamos, entregamos, consagra­mos não só a Santa Igreja, corpo místico de vosso Jesus, que pena e sangra em tantas partes e por tantos modos atribulada, mas também todo o mundo, dilacerado por exiciais discórdias, abrasado em incêndios de ódio, vitima de suas próprias iniquidades.
Comovam-Vos tantas ruínas materiais e morais; tantas dores, tantas agonias dos pais, das mães, dos esposos, dos irmãos, das criancinhas inocentes; tantas vidas ceifadas em flor; tantos corpos despedaçados numa horrenda carnificina; tantas almas torturadas e agonizantes; tantas em perigo de se perderem eternamente.
Vós, Mãe de misericórdia, impetrai-nos de Deus a paz! e pri­meiro as graças que podem, num momento, converter os humanos corações: as graças que asseguram a paz! Rainha da paz, rogai por nós e dai ao mundo, em guerra, a paz por que os povos suspiram: a paz na verdade, na justiça, na caridade de Cristo. Dai-lhe a paz das armas e das almas, para que na tranquilidade da ordem se dilate o Reino de Deus.
Estendei a vossa protecção aos infiéis e a quantos jazem ainda nas sombras da morte; dai-lhes a paz e fazei que lhes rale o Sol da verdade, e possam connosco, diante do único Salvador do mundo, repetir: Glória a Deus nas alturas e paz na terra aos homens de boa vontade!
Aos povos pelo erro ou pela discórdia separados, nomeadamen­te àqueles que Vos professam singular devoção, onde não havia casa que não ostentasse a vossa veneranda cone, (hoje talvez escondida e reservada para melhores dias), dai-lhes a paz e reconduzi-os ao único redil de Cristo, sob o único e verdadeiro Pastor.
Obtende paz e liberdade com­pleta à Igreja Santa de Deus; sustai o dilúvio inundante de neo-paganismo, todo matéria; e fomen­tai, nos fiéis, o amor da pureza, a prática da vida cristã e o zelo apostólico, para que o povo dos que servem a Deus, aumente em mérito e em número.Enfim, como ao Coração do vosso Jesus foram consagrados a Igreja e todo o género humano, para que, colocando n’Ele todas as suas esperanças, lhes fosse sinal e penhor de vitória, assim desde hoje vos sejam perpetuamente consagrados também a Vós e ao vosso Coração Imaculado, ó Mãe nossa e Rainha do Mundo: para que o vosso amor e patrocí­nio apresse o triunfo do Reino de Deus, e todas as gerações huma­nas, pacificadas entre si e com Deus, a Vós proclamem bem-aven­turada, e convosco entoem, de um pólo ao outro da terra, o eterno “Magnificat” de glória, amor, reconhecimento ao Coração de Jesus, onde só podem encontrar a
a Verdade, a Vida e a Paz.

quarta-feira, 29 de julho de 2009

VOCÊ E SEU FILHO


Netos e avós, um caso de amor.

Alfredo Castro Neto


As crianças necessitam do conforto dos avós. Em nossa sociedade, porém, dá-se muito valor à independência dos jovens casais em relação aos pais, não só do ponto de vista emocional como também geográfico.
Avós e netos podem estabelecer fortes laços de amizade. Seu amor e dedicação equivalem aos dos pais, com a vantagem de não terem responsabilidade da formação dos netos da mesma forma que os pais.
As crianças, muitas vezes, dão-se melhor com os avós do que com os pais. Aquelas longas e gostosas conversas que relatam é espécie de calorosa e afetuosa relação que pode ser criada entre avós e netos.
Os avós precisam dos netos para que estes mantenham vivo para eles o mundo em transformação. E os netos precisam dos avós para ajudá-los a saber quem são. Assim, ninguém pode proibir este caso de amor.

Alfredo Castro Neto é psiquiatra
da Infância e da Adolescência.
_______________________

YOU AND YOUR CHILD
Grandchildren and grandparents, a case of love.
Alfredo Castro Neto

The children need the comfort of grandparents. In our society, however, there is much value to the independence of young couples in relation to parents, not just from an emotional as well as geographical.
Grandparents and grandchildren can establish strong bonds of friendship. His love and dedication to the amount of parents, with the advantage of not having the responsibility of training their grandchildren the same way as their parents.
Children often make it better with their grandparents than with their parents. Those long, hot conversations that report is kind of warm and affectionate relationship that can be established between grandparents and grandchildren.
The grandparents have their grandchildren so that they remain alive to the world in transformation. And the grandchildren of the grandparents need to help them know who they are. Thus, no one can forbid this case of love.

Alfredo Castro Neto is psychiatrist
of Childhood and Adolescence.


USTED Y SU HIJO
Nietos y abuelos, un caso de amor.
Alfredo Castro Neto

Los niños necesitan la comodidad de los abuelos. En nuestra sociedad, sin embargo, hay mucho valor a la independencia de las parejas jóvenes en relación con los padres, no sólo de una emocional, así como geográfica.
Abuelos y nietos pueden establecer fuertes lazos de amistad. Su amor y dedicación a la cantidad de padres, con la ventaja de no tener la responsabilidad de la formación de sus nietos de la misma manera que sus padres.
A menudo, los niños hacen mejor con sus abuelos que con sus padres. Los de largo, caliente conversaciones que tipo de informe es cálida y afectuosa relación que puede establecerse entre abuelos y nietos.
Los abuelos a sus nietos para que se mantengan con vida en el mundo en transformación. Y los nietos de los abuelos necesitan para ayudarles a saber quiénes son. Por lo tanto, nadie puede prohibir este caso del amor.

Alfredo Castro Neto es psiquiatra
de la Niñez y la Adolescencia.

domingo, 26 de julho de 2009

2° ENCONTRO NACIONAL DAS EQUIPES DE NOSSA SENHORA


2º ENCONTRO NACIONAL DAS EQUIPES DE NOSSA SENHORA

FLORIANÓPOLIS – 2009


Após tanto tempo de espera e preparação, pudemos finalmente viver todas as emoções do 2° Encontro Nacional das Equipes de Nossa Senhora em Florianópolis.
Desde o início da nossa viagem, em Cabo Frio, com os casais Ana e Ledinho, Letícia e Laudir, Marizeth e Chico e Alzira e Pessanha (Alessandra e Gladston viajaram de carro) já vivíamos a expectativa da participação neste importante evento do Movimento não somente para o Brasil, mas também para o mundo, fato este confirmado ao ser anunciado o nosso país como sede do próximo Encontro Internacional das ENS, no ano de 2012.
É muito difícil descrever os nossos sentimentos, as nossas emoções durante as Celebrações, Palestras, Testemunhos e a amizade e carinho presentes nas Reuniões de Grupos de Casais, além da nossa alegria ao reencontrar casais amigos da nossa Região Rio IV, de outras Regiões, da nossa Província Leste e de outras Províncias da qual tivemos o privilégio de conviver em Lourdes durante o Encontro Internacional em 2006 e também a curiosidade em conhecer pessoalmente os casais equipistas, amigos da internet.
Hoje, ao retornarmos à nossa vida cotidiana, já começamos a nos preparar para futuros encontros, em 2012 o Encontro Internacional a ser realizado no Brasil e em 2015, o 3° Encontro Nacional.
Aos casais que não puderam estar presentes, por motivos diversos, neste 2° Encontro Nacional, damos o nosso testemunho de que vale à pena a preparação e o esforço desde agora.
Abaixo colocamos algumas fotos marcantes do “2° Encontro Nacional das ENS”.

(VEJA NO LADO DIREITO DO SEU MONITOR OUTRAS FOTOS DO 2° ENCONTRO-CLIQUE EM CIMA PARA AMPLIAR)

Tereza e Reizinho
Equipe 01-N. S.da Assunção, Setor Lagos, região Rio IV
Província Leste


Casais da Região Rio IV

Equipe N.S. do Silêncio, formada por casais deficientes auditivos.




Momentos alegres




Nós somos muitos, mas formamos um só Corpo, que é o Corpo do Senhor, a sua Igreja...










Coincidência?

Graça e Juarez (CRPL), REster e Renato (CRR IV) e Tereza

Tereza e Reizinho, Alessandra e Galdston (CL.Eq. 01) e Marizeth e Chico
Equipe 01-N.S.da Assunção, presente no 2°Encontro.


Dom Bento, Sacerdote Pregador do próximo Retiro do Setor Lagos
Despedida da Sagrada Família

quarta-feira, 15 de julho de 2009

2º ENCONTRO NACIONAL DAS EQUIPES DE NOSSA SENHORA

Acompanhe o “2º Encontro Nacional das Equipes de Nossa Senhora”. Clique no símbolo do evento, à direita no seu monitor.
_____________

Follow the "2nd National Meeting of the Teams of Our Lady." Click on the symbol of the event, right on your monitor.
_____________

Siga el "2 º Encuentro Nacional de los Equipos de Nuestra Señora". Haga clic en el símbolo del evento, a la derecha en el monitor.
_____________



Suivez le "2e Rencontre nationale des Equipes Notre-Dame". Cliquez sur le symbole de l'événement, à droite de votre écran.

_____________

CONSTRUIR O CASAL



Diz o Pe. Caffarel, no capítulo 2 deste livro que, o “organismo espiritual ao ser frustrado nas suas necessidades vitais, apresenta fenômenos análogos: anemia espiritual, queda de vitalidade, perda de gosto pela vida interior”. Tendo como causa a falta de alimentação, nos dá o remédio: Eucaristia, Palavra de Deus e Oração Interior.
Essa verdade convence a nós casais que Cristo ao nos unir e se comprometer conosco, exige que nos comprometamos mutuamente. Quando falta esse alimento que nos une, e que se torna vital para a vida do casal, vamos perdendo o essencial da vida que é o amor. Se estamos nutridos espiritualmente, iluminados pelas forças divinas, estamos prontos para que quaisquer orações em casal, seja o dever de sentar-se ou a oração conjugal, sejam feitas com alegria e prazer, consolidando cada vez mais o matrimônio.
Como nos disse Jesus: “... onde dois ou três estiverem reunidos em meu nome, eu estarei no meio deles” (Mt 18, 20). Acreditamos assim, que a oração em casal ou familiar será muito mais eficaz, pois temos a certeza da presença de Jesus.
Nos momentos que nos são favoráveis e oportunos, fazemos o possível para passar aos casais mais novos, os que têm menos tempo de vida em comum, a importância de uma vida a dois embasada nos ensinamentos éticos e morais pregados pela Igreja Católica.


MARIZETH E CHICO

__________________________
"BUILDING THE COUPLE"
Says Father Caffarel in Chapter 2 of this book that the "spiritual body to be frustrated in its vital needs, presents similar phenomena: spiritual anemia, a decrease of vitality, loss of taste for interior life." As a consequence the lack of food, gives us the remedy: Eucharist, Word of God and Prayer Interior. This fact convinces us that Christ married couples to join us and to compromise with us, requires that we engage each other. When no such food that unites us, and it is vital to the life of the couple, we lose the essence of life that is love. If we are nourished spiritually, guided by divine forces, we are ready for any couple in prayer is a duty to sit or marital prayer, are made with joy and pleasure, building increasingly the marriage. As Jesus told us: "... where two or three are gathered in my name, I will be in their midst "(Mt 18, 20). We believe therefore that the prayer in couple or family will be much more effective because we are sure of the presence of Jesus. At times that are favorable and desirable, we do everything possible to pass to younger couples, those with less time for life in common, the importance of a life of two based in ethical and moral teachings nailed by the Catholic Church. Marizeth and Chico
________________
"CONSTRUYENDO LA PAREJA"
Padre Caffarel dice en el capítulo 2 de este libro que el "cuerpo espiritual que se sienten frustrados en sus necesidades vitales, presenta un fenómeno similar: la anemia espiritual, una disminución de la vitalidad, pérdida del gusto por la vida interior." Como consecuencia de la falta de alimentos, nos da la solución: Eucaristía, Palabra de Dios y la oración interior. Este hecho nos convence de que las parejas casadas Cristo a unirse a nosotros y al compromiso con nosotros, requiere que participen los demás. Cuando no esos alimentos que nos une, y es vital para la vida de la joven, se pierde la esencia de la vida que es el amor. Si se alimenta espiritualmente, guiados por fuerzas divinas, estamos listos para cualquier joven en la oración es un deber civil o sentarse a la oración, se hacen con placer y alegría, construyendo cada vez más el matrimonio. Como Jesús nos dijo: "... donde están dos o tres reunidos en mi nombre, yo estaré en medio de ellos »(Mt 18, 20). Creemos, por tanto, que la oración en pareja o familia será mucho más eficaz, porque estamos seguros de la presencia de Jesús. En momentos en los que son favorables y convenientes, lo que hacemos todo lo posible para pasar a las jóvenes parejas, los que tienen menos tiempo para la vida en común, la importancia de una vida de dos basados en las enseñanzas éticas y morales clavado por la Iglesia Católica.
Marizeth Y CHICO

segunda-feira, 13 de julho de 2009

FOTOS DO BAILE DOS EQUIPISTAS

Veja, ao lado, as fotos do "Baile dos Equipistas do Setor Lagos", realizado no dia 11 de julho, sexta-feira, no Tamoyo Esporte Clube.

quarta-feira, 8 de julho de 2009

PONTOS CONCRETOS DE ESFORÇO-REFLEXÃO


REFLEXÃO SOBRE OS PCE’s


Dois amigos procuraram um sábio, para lhes pedir a fórmula da felicidade. O sábio deu a cada um uma grande escada e mandou que caminhassem com elas, às costas, até o final de determinada planície. Lá os encontraria, para lhes entregar a fórmula pedida.
Os dois partiram e após caminharem algumas horas, um deles foi ficando para trás. O que ficou para trás, pensou: “Se eu cortar um pedaço da escada, ela ficará mais leve e eu alcançarei o meu amigo”, e assim o fez.
Passada mais uma hora, voltou a ficar para trás e aplicou a mesma tática, cortando mais um pedaço da escada e o fato repetiu-se mais duas vezes.
Quando chegaram ao final da planície, encontraram um pequeno riacho e do outro lado, estava o sábio com dois livros nas mãos. O sábio disse-lhes: joguem suas escadas sobre o riacho e venham buscar o que me pediram. Os dois jogaram suas escadas, mas só uma delas alcançou a outra margem, pois a outra havia sido cortada e só um dos amigos realizou o seu desejo.
Nós, casais das ENS, somos como aqueles amigos e buscamos alcançar a fórmula da “felicidade conjugal”.
O Movimento das ENS dá, a cada um de nós, uma grande escada e nos pede que a coloquemos às costas, durante a nossa caminhada e os PCE’s são os degraus da nossa escada.
Um dos amigos que buscava a fórmula da felicidade por preguiça, cansaço ou desânimo, cortou vários pedaços de sua escada e não alcançou seu objetivo.
Os meios (PCE’s) que o Movimento nos oferece, devem ser compreendidos e vividos como caminho de recriação e renovação do amor conjugal e como resgate da união profunda e verdadeira com Deus e com os irmãos.
E nós, casais equipistas, como carregamos a nossa escada? Cortamos ou não conservamos alguns degraus (PCE)? Por qual motivo? Que Regra de Vida podemos traçar enquanto casal, para alcançarmos a fórmula da felicidade conjugal?

____________________________

REFLECTION ON PCE's


Two friends tried a wise, to ask them the formula for happiness. The sage gave each a large staircase and that he walked with them to the back by the end of a certain plain. Here the encounter in order to deliver the requested formula.
Both left and after walking a few hours, one was left behind. What was behind, he thought: "If I cut a piece of the ladder, it gets lighter and I reached my friend," and so did.
After another hour, again left behind and used the same tactic, cutting another piece of the ladder and the fact is repeated twice more.
When reached the end of the plains, they found a small stream and on the other hand, was a scholar with two books in his hands. The wise man said to them, their play on the stairs creek and will get what I asked. The two played their stairs, but only one reached the other side, because the other had been cut and only one of his friends held desire.
We, the ENS couples, friends and those we seek to achieve the formula of "marital happiness".
The Movement of ENS gives to each of us, a large ladder and asks us to put that back, during our walk and the PCE's are the rungs of our ladder.
One of the friends who sought a formula for happiness by laziness, weariness or discouragement, cut several pieces of the ladder and did not reach your goal.
The means (PCE's) that gives us the Movement, must be understood and lived as a way of recreation and renewal of conjugal love and redemption as deep and true union with God and brothers.
And we, couples teams as we carry the ladder? Or not we cut some steps (ECP)? For what reason? Rule of Life that we can draw as spouses, to achieve a formula for marital happiness?

________________________


REFLEXIÓN SOBRE del PCE


Dos amigos intentaron un sabio, para pedirle que la fórmula de la felicidad. El sabio dio a cada uno y una gran escalera que caminó con ellos a la parte de atrás al final de un llano. Aquí el encuentro con el fin de entregar la fórmula solicitada.
Tanto la izquierda y después de caminar unas horas, uno se quede atrás. ¿Qué había detrás, pensó: "Si dejo de darle un pedazo de la escalera, se vuelve más ligero y me llegó a mi amigo", y así lo hizo.
Después de una hora, de nuevo detrás de la izquierda y se utiliza la misma táctica, cortar otro trozo de la escalera y el hecho se repite dos veces más.
Cuando llegó a la final de la llanura, encontraron un pequeño arroyo y por otro lado, era un erudito con dos libros en sus manos. El sabio les dice, su juego en las escaleras Creek y obtener lo que me pidió. Los dos desempeñado sus escaleras, pero sólo uno alcanzó el otro lado, porque la otra se ha reducido y sólo uno de sus amigos celebraron deseo.
Nosotros, la ENS parejas, amigos y aquellos que tratan de lograr la fórmula de "la felicidad conyugal".
El Movimiento de la ENS da a cada uno de nosotros, una gran escalera y nos invita a poner de nuevo que, durante nuestra caminata y la del PCE son los peldaños de la escalera.
Uno de los amigos que buscaban una fórmula para la felicidad por la pereza, cansancio o desánimo, cortar varias piezas de la escalera y no alcanzar su meta.
Los medios (del PCE), que nos ofrece el Movimiento, debe ser comprendida y vivida como una forma de recreación y renovación del amor conyugal y de la redención como profunda y verdadera unión con Dios y con los hermanos.
Y nosotros, como los equipos de las parejas que llevan la escalera? O no cortar algunas medidas (ECP)? ¿Para qué? Regla de Vida que podemos señalar que los cónyuges, a fin de lograr una fórmula para la felicidad conyugal?

terça-feira, 7 de julho de 2009

ORAÇÃO CONJUGAL


A oração do casal


Um cônjuge está sempre erguendo o outro no momento de uma possível queda.


Homem e mulher, que deixam pai e mãe, partem rumo ao belíssimo desafio da vivência da unidade, contando com a graça de estado do matrimônio. “Aquilo que Deus uniu, não o separe o homem” (Mc 10,9).

Só Deus é uno, só a Ele pertence o caráter de ser único, portanto, somente Ele pode transmitir a unidade aos que O buscam e n’Ele crêem... “Que todos sejam um; como tu, ó Pai, estás em mim e eu em ti, que também eles estejam em nós” (Jo 17,22).
O matrimônio é um sacramento celebrado pelos cônjuges e abençoado pela Igreja, na pessoa do sacerdote. Porém, é essencial que ambas as partes, homem e mulher, tomem consciência de que, desde a bênção nupcial, a unidade entre eles se faz perfeita.

Percebe-se então, com clareza, que esse sacramento não é uma sociedade humana. Tampouco o é um simples reconhecimento, por parte da Igreja, de um casal que já vivia junto e passa a viver sob a bênção de Deus. Desde o princípio, o homem e a mulher foram criados para serem unidos e viverem o mistério da unidade em Deus. Unidade semelhante àquela vivenciada pela Santíssima Trindade. É a experiência mística de aprender a amar ao seu “próximo mais próximo”, como a si mesmo.

Nesse relacionamento, no qual Deus gera a unidade, existe continuamente uma batalha espiritual a dois. Um cônjuge está sempre erguendo o outro no momento de uma possível queda, pois o Senhor nunca permite que ambos caiam ao mesmo tempo.
Os cônjuges vêem a imagem de Jesus Cristo nas suas faces e, assim, aprendem a amar-se. No entanto, se existe uma batalha espiritual no relacionamento matrimonial, se o inimigo de Deus tenta de todas as maneiras destruir os casamentos, faz-se necessário que os esposos estejam sempre muito bem armados para se defenderem.

No mundo hodierno, dificilmente os cônjuges têm consciência do que é o matrimônio. Normalmente, quando surge uma situação mais difícil ou mesmo uma pequena discordância de idéias, ambos reagem humanamente, e, tantas vezes, assumem posturas precipitadas, ignorando as armas que Deus põe em suas mãos, por conta do sacramento do matrimônio.

Os casais têm a missão de fazer seu matrimônio cada vez mais santo. Para que esse objetivo seja atingido, faz-se necessário uma labuta incansável, como na lapidação de uma pedra bruta, do diamante, para que ele, transformando-se em "brilhante", reflita Jesus Cristo para todos os que o cercam e d’Ele têm sede.

A vida espiritual é dinâmica. O Espírito Santo é a "espada santa" de todo casal. Quantas palavras incompreendidas e duras podem ser trocadas entre os esposos que ainda não sabem que sua união é sinal vivo e eficaz de Jesus! Portanto, um casal precisa orar junto, tendo em vista o carisma de sua unidade. Homem e mulher, tornados um pelo sacramento do matrimônio, necessitam rezar unidos. Essa oração não pode ser apenas pessoal, ela precisa acontecer com o casal. A perfeita unidade da alma e do corpo cultiva-se pela oração.

Quantas vezes os casais propagam sua unidade intelectual e física, mas não experimentaram ainda a união de suas almas! Uma harmonia perfeita no casamento deve ser fundada e alicerçada em Jesus.

O casal que, reconhecendo sua pequenez como pecadores, mas sua grandeza por sua filiação divina, colocar-se totalmente carente e despojado diante da única e verdadeira fonte de amor e sabedoria e lá derramar suas almas, viverá plenamente as graças de sua unidade. “Quando dois ou mais estiverem reunidos em meu nome, eu estou no meio deles” (Mt 18,20).

A oração do casal o leva a perceber que seu matrimônio não se situa mais no plano humano. Esse modo de orar aprofunda pois a unidade do casal no mistério da unidade divina. Se a oração do casal é algo tão maravilhoso, frutuoso e que tanto agrada ao coração de Deus, por que não acontece sempre? Muitas vezes, sob a desculpa de sono ou cansaço, os cônjuges são confundidos pelo inimigo de Deus e as justificativas, parecendo legítimas, adiam ou impedem que a graça se derrame mais e mais sobre eles.

Um casal unido em Jesus terá uma família fundada na Rocha. Satanás tenta impedir essa harmonia. Ao casal cabe enfrentar essa batalha com a espada santa do Espírito e prostrar-se diariamente aos pés da cruz do seu Redentor, para clamar por sabedoria e unidade, gemer pela graça de poder perdoar-se mutuamente e, acima de tudo, de se amar de modo verdadeiro.

Os esposos que oram juntos, que recebem a Eucaristia em conjunto, fazem frutificar seus talentos e nutrem-se espiritualmente. Não mais caminharão tendo o mundo e seus valores como modelo, mas sim, Cristo, e, com destemor, enfrentarão todas as batalhas e desafios advindos do fato de viverem no mundo, sem a ele pertencerem.

Maria Adília Ramos de Castro
Fonte: Comunidade Shalom

______________________________


The prayer of the couple
A spouse is always raising the other when a possible fall.
Man and woman, leaving father and mother, departing towards the wonderful challenge of living in unity, with the grace of the state of marriage. "What God has joined, not man separate" (Mk 10.9).

God is one, only He is the character to be unique, therefore, only He can provide the drive to seek en'Ele believe that the ... "That all may be one, as thou, Father, are in me and I in you, that they are in us" (Jn 17.22).
Marriage is a sacrament celebrated by the spouses and blessed by the Church in the person of the priest. However, it is essential that both parties, man and woman, aware that, since the nuptial blessing, the unity between them is perfect.

It was observed then, clearly, that this sacrament is not a human society. Nor is a simple recognition by the Church, a couple that have lived together and will live under the blessing of God. From the beginning, man and woman were created to be united and live the mystery of unity in God. Unit similar to that experienced by the Holy Trinity. It is the mystical experience of learning to love his "next closest" such as yourself.

In this relationship, in which God creates the unity, there is a continuous spiritual battle the two. A spouse is always raising the other when a possible fall, because you never allows both fall at the same time.
The spouses see the image of Jesus Christ in their faces, and thus learn to love it. However, if there is a spiritual battle in the marital relationship, is the enemy of God in every way tries to destroy the marriage, it is necessary that the spouses are always well armed to defend themselves.

In the modern world, the spouses are hardly aware of what is marriage. Normally, when there is a more difficult situation or even a small disagreement of ideas, both react humanly, and, often, are hasty positions, ignoring the weapons that God puts in your hands, for the sacrament of marriage.

The couples have a mission to make your marriage more holy. For this objective is achieved, it is necessary to toil tirelessly as the stoning of a raw stone, the diamond, for which he is becoming a "brilliant," reflects Jesus Christ to all that surrounds ed'Ele are based.

The spiritual life is dynamic. The Holy Spirit is the "sword saint" of any couple. How many words can be misunderstood and hard exchanged between spouses who do not know that their marriage is alive and effective sign of Jesus! So, a couple need to pray together, in view of the charism of their unity. Man and woman, made by a sacrament of marriage, they pray together. This prayer can not be just personal, it needs to happen with the couple. The perfect unity of the soul and the body grows is by prayer.

How many times do couples spread their intellectual and physical unit, but not yet experienced the union of their souls! A perfect harmony in the marriage must be founded and rooted in Jesus.

The couple who, recognizing their smallness as sinners, but his greatness by his divine parentage, place is totally lacking and stripped in front of the only real source of love and wisdom and then pour their souls will live through the full of his unit. "When two or more are gathered in my name, I am in their midst" (Mt 18.20).

The prayer of the couple will take to realize that their marriage is not more in human terms. This method of prayer deepens as the unit of the couple in the mystery of divine unity. If the prayer of the couple is so wonderful, fruitful and that both pleases the heart of God, that does not happen always? Often, under the excuse of sleep or fatigue, the spouses are confused by the enemy of God and the justification, seems legitimate, postpone or prevent the grace that is spilling more and more about them.

A couple united in Jesus have a family founded on rock. Satan tries to prevent this harmony. The couple lies face this battle with the holy sword of the Spirit and prostrate themselves at the foot of the cross every day of their Redeemer, to call for wisdom and unity, groaning for grace to be able to forgive one another and, above all, to love so true.

Spouses who pray together, receiving the Eucharist together, their talents are fruit and feed themselves spiritually. No more taking the caminharão world and its values as a model, but, Christ, and with destemor to face all the battles and challenges arising from the fact of living in the world, without belonging to it.

Adília Maria Ramos de Castro
Source: Shalom Community

_________________________________

La oración de la pareja
Un cónyuge siempre es el aumento de la otra cuando una posible caída.
El hombre y la mujer, dejando al padre ya la madre, partir hacia el maravilloso desafío de vivir en unidad, con la gracia de la situación del matrimonio. "Lo que Dios ha unido, no el hombre aparte" (Mc 10,9).

Dios es uno, sólo Él es el carácter de ser único, por lo tanto, sólo Él puede proporcionar el impulso para buscar en'Ele creo que el ... "Que todos sean uno, como tú, Padre, en mí y yo en ti, que están en nosotros" (Jn 17,22).
El matrimonio es un sacramento celebrado por los cónyuges y bendecida por la Iglesia en la persona del sacerdote. Sin embargo, es esencial que ambas partes, el hombre y la mujer, consciente de que, desde la bendición nupcial, la unidad entre ellos es perfecta.

Se observó entonces, claramente, que este sacramento no es una sociedad humana. Tampoco es un simple reconocimiento por parte de la Iglesia, una pareja que han vivido juntos y viven bajo la bendición de Dios. Desde el comienzo, el hombre y la mujer fueron creados para estar unidos y vivir el misterio de la unidad en Dios. Unidad similar a la experimentada por la Santísima Trinidad. Es la experiencia mística de aprender a amar a su "lado más cercano", como usted mismo.

En esta relación, en el que Dios crea la unidad, hay una continua batalla espiritual los dos. Un cónyuge siempre es el aumento de la otra cuando una posible caída, porque nunca se permite que ambos caen al mismo tiempo.
Los cónyuges ver la imagen de Jesucristo en sus rostros, y, por tanto, aprender a amar a la misma. Sin embargo, si hay una batalla espiritual en la relación matrimonial, es el enemigo de Dios por todos los medios intenta destruir el matrimonio, es necesario que los cónyuges son siempre bien armados para defenderse.

En el mundo moderno, los cónyuges son apenas conscientes de lo que es el matrimonio. Normalmente, cuando hay una situación más difícil, o incluso un pequeño desacuerdo de ideas, tanto reaccionar humanamente, y, a menudo, son posiciones apresuradas, haciendo caso omiso de las armas que Dios pone en sus manos, por el sacramento del matrimonio.

Las parejas tienen una misión para hacer su matrimonio más santo. Para lograr este objetivo, es necesario que trabajan sin descanso como la lapidación de una piedra en bruto, el diamante, para lo cual se está convirtiendo en un "brillante", refleja a Jesucristo a todo lo que rodea ed'Ele se basan.

La vida espiritual es dinámica. El Espíritu Santo es el "santo espada" de cualquier pareja. ¿Cuántas palabras puede ser malinterpretado y duro intercambio de dos esposos que no saben que su matrimonio está viva y es signo eficaz de Jesús! Por lo tanto, una mayor necesidad de orar juntos, teniendo en cuenta el carisma de su unidad. El hombre y la mujer, hecha por un sacramento del matrimonio, que rezar juntos. Esta oración no puede ser tan personal, tiene que pasar con la pareja. La perfecta unidad del alma y el cuerpo crece es por la oración.

¿Cuántas veces mayores difundir su unidad intelectual y físico, pero aún no ha experimentado la unión de sus almas! Una perfecta armonía en el matrimonio debe ser fundada y enraizada en Jesús.

La pareja que, reconociendo su pequeñez como pecadores, pero su grandeza de su filiación divina, el lugar está completamente ausente y despojado en frente de la única verdadera fuente de amor y sabiduría y, a continuación, para sus almas vivirán a través de la plena de su unidad. "Cuando dos o más están reunidos en mi nombre, yo estoy en medio de ellos" (Mt 18,20).

La oración de la pareja tendrá que darse cuenta de que su matrimonio no es más en términos humanos. Este método de oración profundiza como la unidad de la pareja en el misterio de la divina unidad. Si la oración de la pareja es tan maravilloso, fructífera y que tanto agrada al corazón de Dios, que no ocurre siempre? A menudo, bajo la excusa del sueño o la fatiga, los cónyuges están confundidos por el enemigo de Dios y la justificación, parece legítimo, aplazar o impedir la gracia es que se extienda más y más acerca de ellos.

Una pareja unida en Jesús tienen una familia fundada sobre la roca. Satanás trata de impedir que esta armonía. La pareja se encuentra cara esta batalla con la sagrada espada del Espíritu y prosternarse a los pies de la cruz todos los días de su Redentor, para pedir la sabiduría y la unidad, gimiendo de gracia para ser capaz de perdonar una y otra, sobre todo, a amar tan cierto.

Los cónyuges que oran juntos, la recepción de la Eucaristía juntos, sus talentos son las frutas y alimentarse espiritualmente. No más caminharão con el mundo y sus valores como un modelo, pero, Cristo, y con destemor para hacer frente a todas las batallas y los desafíos derivados del hecho de vivir en el mundo, sin pertenecer a ella.

Adília María Ramos de Castro
Fuente: Comunidad Shalom

CNSE


‘MOVIMENTO DAS COMUNIDADES NOSSA SENHORA DA ESPERANÇA
“Para Viúvas, Viúvos e Pessoas Sós”
“A semente que germina por si só – Uma convivência de fé e alegria”
Iniciadora no Brasil: Da. NANCY CAJADO MONCAU

“O autêntico profeta, com freqüência, é rejeitado por uma sociedade injusta.”


“Jesus lhes dizia “Um profeta só não é estimado em sua pátria, entre seus parentes e familiares”. E ali não pôde fazer milagres algum. Apenas curou alguns doentes, impondo-lhes as mãos. E admirou-se com a falta de fé deles. Jesus percorria os povoados das redondezas, ensinando” (Mc 6, 4 - 6)

REFLEXÃO
Marcos, diz que Jesus não pode fazer nenhum milagre em Nazaré por falta de fé dos nazarenos. Assim mesmo curou alguns doentes entre eles. Jesus não foi valorizado em seu próprio ambiente. Apesar disso, porém, Jesus estava lá. Não deixou de fazer seu trabalho com a cura de doentes, pregação nos vilarejos de Nazaré. Não ficou sentado, esperando que fossem até Ele. Ele foi até onde estavam as pessoas, manteve contato com a população, ensinou. Deus parece estar dizendo que o importante é que o profeta esteja no meio do povo e transmita a mensagem, independente de sua qualificação e do êxito da missão. Não é missão fácil, pois podemos cair na tentação do orgulho, do sucesso enganador. A oposição, a contrariedade, a fraqueza, as injúrias são bem-vindas, se as suportamos por amor a Cristo. Nas fraquezas de Paulo Apóstolo, Jesus lhe diz: “Basta-te a minha graça, porque é na fraqueza que a força se manifesta”. Por isso Paulo podia dizer: “Quando eu me sinto fraco, é então que sou forte”.

MEDITAÇÃO
Não condicione a verdade à qualificação de quem a diz e realize sua tarefa na Igreja e no mundo sem se preocupar com o sucesso.

ORAÇÃO
Senhor, nós vos suplicamos por nossos sacerdotes. Multiplicai os sacerdotes, mas dai-nos sobretudo sacerdotes santos, que sejam pastores e profetas e que saibam apresentar a verdade aos homens de hoje. Amém.

Durante o ano sacerdotal vamos orar por nossos sacerdotes, conforme nos solicita o nosso Papa Bento XVI que concedeu indulgência parcial a todos os fiéis que rezarem cinco (5) Pai Nossos, Ave Maria e Glória ao Pai, e outra oração devidamente aprovada “em honra do Sagrado Coração de Jesus, para que os sacerdotes se conservem em pureza e santidade de vida”.

Nossa Senhora, Rainha dos Apóstolos, rogai por nossos sacerdotes e por todos nós!

UMA SANTA E ABENÇOADA SEMANA


Coordenação – CNSE

quarta-feira, 1 de julho de 2009

CONTRA A CORRENTE

A família se apresenta à sociedade civil e religiosa em ricos e variados aspectos. Sua extraordinária importância exige, do governo civil e da Igreja, especial atenção. Difícil encontrar um problema que não tenha suas raízes – ora mais, ora menos – penetrando nesse solo onde se assenta o alicerce de toda estrutura individual e social.
O Senhor nos criou não só como indivíduos isolados, mas também como seres humanos, voltados para o relacionamento homem-mulher, à sua semelhança: “Deus criou o homem à sua imagem (...) Ele os criou homem e mulher” (Gn 1,27).
Cristo restaura a imagem de Deus, ferida pelo pecado: “Somos transformados de glória em glória, nessa mesma imagem (Cristo)” (2Cor 3,18).
Tal semelhança da família com a vida de Deus Trino é fundamento de uma teologia da família. Mostra o grave dever de preservarmos essa doação evangélica, tanto internamente, cada um assumindo o outro, dando melhor o que tem em si, de mais valioso e divino, como conservando essa comunhão, protegendo-a dos ataques de fora e perigos que lhes advêm dos meios de comunicação social. Esse recíproco intercâmbio de um amor estável e sujeito constantemente a dificuldades de toda espécie. Ocorrem de maneira especial em nossos dias, pela rapidez e multiplicidade na transmissão de antivalores. Tal situação exige dos cristãos uma atividade eficaz e permanente em variados setores. Vai desde o fortalecimento dos laços matrimoniais, da preparação para a recepção do sacramento, da educação e dos filhos, até uma ação organizada junto aos meios técnicos que propagam uma anticultura nociva ao bem estar de um lar.
Ao lado da riqueza existente em muitos ambientes domésticos, surgem carências que nos preocupam, fragilidades que põem em risco o matrimônio e seu papel fundamental na vida coletiva e pessoal. Uma dessas deficiências é uma dependência dos meios de comunicação social que a envolvem com uma atmosfera às vezes favorável, mas comumente malsã. Não se pode tratar de solução de problemas dessa instituição, de direito natural e divino, sem abordar a atuação da mídia, que influi na opinião pública, transmitindo conceitos e formando mentalidades. Entre os principais direitos da família está uma reta utilização de todos esses extraordinários recursos que Deus concedeu ao homem: a televisão, o rádio, a imprensa escrita, o teatro, etc. A estrutura familiar é frágil diante dessa pressão.
Primeiro as mensagens positivas e negativas penetram com grande facilidade no recesso do lar. Pensemos numa criança, num adolescente em plena crise, adultos... todos na mesma residência, tendo diante de si uma torrente de conceitos e imagens e notícias totalmente inadequadas a um clima salutar, sob o ponto de vista religioso, moral e mesmo social.
Em segundo lugar, o ambiente que se respira hoje, nas ruas e nas escolas, é fruto de uma opinião pública formada à margem da ética cristã.
Uma terceira observação nos mostra a fragilidade da estrutura familiar em nossos dias, independentemente da mídia. As causas são múltiplas.
O egoísmo coloca o bem-estar pessoal acima dos deveres conjugais e da felicidade dos filhos. Certamente, muitas separações seriam sustadas, divergências superadas, reconciliações obtidas se o traumatismo da prole – desfeito o lar – fosse tomado na devida consideração.
Essas reflexões nos conduzem ao âmago de um dos mais graves problemas da sociedade civil e religiosa. A desagregação da família, que merece firme condenação, pede também a compreensão caridosa com suas vítimas, sem, entretanto, justificar-se o erro.
O grande clamor é em favor da revitalização dos princípios da família cristã. Remar contra a corrente. Pôr em primeiro lugar a lei de Deus, o direito da prole e, só em segundo, a felicidade pessoal.

Dom Eugênio Sales
Cardeal-Arcebispo Emérito da Arquidiocese do Estado do Rio de Janeiro
Public. O GLOBO – 27/06/09

AGAINST THE CURRENT

The family is presented to civil society and religious issues in rich and varied. His extraordinary importance demands of civil government and Church's attention. Difficult to find a problem that does not have its roots - sometimes more, sometimes less - where ground penetrating that is the foundation of all individual and social structure.
The Lord created us not only as individuals but as human beings, facing the man-woman relationship, its like: "God created man in his image (...) He created them man and wife" (Gn 1.27).
Christ restores the image of God, wounded by sin: "We are transformed from glory to glory, the same image (Christ)" (2 Cor 3.18).
Just like the family with the life of God Trino is a theological foundation of the family. Shows the serious duty to preserve this gift gospel, both internally, each assuming the other, giving the best that is in itself, more valuable and divine, such as keeping community, protecting it from outside attacks and dangers that they bring the media. This mutual exchange of love a stable and constantly subject to difficulties of all kinds. A special place in our days, the speed and range in the transmission of antivalores. This requires of Christians an effective and ongoing activity in various sectors. Vai from the strengthening of the noose, the preparation for the reception of the sacraments, education and children, by an action organized with the technical means to propagate a anticultura damage the welfare of a home.
Next to the richness in many home environments, there are needs that concern us, weaknesses that put at risk the marriage and its role in personal and collective life. One of these deficiencies is a dependency of the media that involve a favorable atmosphere at times, but commonly mals. You can not treat the solution of problems of this institution of divine and natural law, without addressing the role of the media, which affects the public, passing concepts and forming attitudes. Among the main duties of the family is a straight use of these extraordinary resources that God gave to man: a television, radio, press, theater, etc.. The family structure is fragile face of pressure.
First the positive and negative messages with great ease in penetrating recess of the home. Consider a child, a teenager in full crisis, adult ... all in the same residence, and before him a torrent of images and concepts and stories totally inappropriate in a climate healthy, from a religious, moral and even social.
Secondly, the environment that can breathe today, in the streets and in schools, is the result of a public opinion formed on the fringes of Christian ethics.
A third observation shows us the fragility of family structure in our days, regardless of media. The causes are multiple.
Selfishness places the well-being above the duties of marriage and happiness of children. Certainly, many separations would be secured, overcome differences, reconciliations obtained if the trauma of the offspring - the broken home - was taken into account.
These considerations lead us to the heart of one of the most serious problems of civil society and religion. The breakdown of the family, it deserves strong condemnation, also seeks to understand charitable with his victims without, however, justified by the error.
The great cry is to promote the revitalization of the principles of the Christian family. Swim against the current. Putting first the law of God, the right of the offspring, and only secondly, the personal happiness.

Dom Eugenio Sales
Cardinal-Archbishop Emeritus of the Archdiocese of Rio de Janeiro
Public. O GLOBO - 27/06/09


CONTRA LA CORRIENTE

La familia se presenta a la sociedad civil y las cuestiones religiosas en rico y variado. Su extraordinaria importancia exigencias de gobierno civil y atención de la Iglesia. Difícil encontrar un problema que no tiene sus raíces - a veces más, a veces menos - en caso de penetrar en tierra que es la base de todo individuo y la estructura social.
El Señor nos ha creado no sólo como individuos sino como seres humanos, frente a la relación hombre-mujer, como su: "Dios creó al hombre a su imagen (...) los creó hombre y mujer» (Gn 1,27).
Cristo restaura la imagen de Dios, herido por el pecado: "Estamos transformando de gloria a la gloria, la misma imagen (de Cristo)" (2 Co 3,18).
Al igual que la familia con la vida de Dios Trino es un fundamento teológico de la familia. Pone de manifiesto la grave obligación de preservar este don del Evangelio, tanto a nivel interno, cada uno asumiendo la otra, dando lo mejor que es en sí mismo, más valiosa y divino, como la conservación de la comunidad, que lo protege de ataques externos y los peligros que traen los medios de comunicación. Este intercambio mutuo de un amor estable y sujeta constantemente a las dificultades de todo tipo. Un lugar especial en nuestros días, la velocidad y alcance en la transmisión de antivalores. Esto requiere de los cristianos una efectiva y permanente la actividad en diversos sectores. Vai desde el fortalecimiento de la soga, la preparación para la recepción de los sacramentos, la educación y los niños, por una acción organizada con los medios técnicos para propagar una anticultura dañar el bienestar de un hogar.
Junto a la riqueza en muchos entornos domésticos, hay necesidades que nos preocupan, las deficiencias que ponen en peligro el matrimonio y su papel en la vida personal y colectiva. Una de estas deficiencias es una dependencia de los medios de comunicación que involucran una atmósfera favorable a veces, pero comúnmente animales. Usted no puede tratar la solución de los problemas de esta institución de la ley divina y natural, sin abordar el papel de los medios de comunicación, que afecta al público, pasando la formación de conceptos y actitudes. Entre las principales funciones de la familia es un recto uso de estos recursos extraordinarios que Dios dio al hombre: un programa de televisión, radio, prensa, teatro, etc. La estructura de la familia es frágil frente a la presión.
En primer lugar los aspectos positivos y negativos mensajes con gran facilidad para penetrar en el recreo de la casa. Considere la posibilidad de un niño, un adolescente en plena crisis, adulto ... todos en la misma residencia, y antes de él un torrente de imágenes y los conceptos e historias totalmente inapropiada en un clima sano, de una religiosa, moral e incluso social.
En segundo lugar, el medio ambiente que se respira hoy en día, en las calles y en las escuelas, es el resultado de una opinión pública formada al margen de la ética cristiana.
Una tercera observación nos muestra la fragilidad de la estructura de la familia en nuestros días, independientemente de los medios de comunicación. Las causas son múltiples.
Egoísmo lugares del bienestar por encima de los derechos del matrimonio y la felicidad de los niños. Ciertamente, muchas separaciones serían garantizados, superar las diferencias, conciliaciones obtenido si el trauma de los hijos - el hogar - se ha tenido en cuenta.
Estas consideraciones nos llevan al corazón de uno de los problemas más graves de la sociedad civil y la religión. El desglose de la familia, que merece enérgica condena, también trata de entender de caridad con sus víctimas, sin justificarse por el error.
El gran clamor es el de promover la revitalización de los principios de la familia cristiana. Nadar contra la corriente. Poner en primer lugar, la ley de Dios, el derecho de las crías, y sólo en segundo lugar, la felicidad personal.

Don Eugenio de venta
Cardenal-arzobispo emérito de la Arquidiócesis de Río de Janeiro